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#120589
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(1,0)



Analise as informações presentes no segundo parágrafo e julgue as assertivas a seguir:

I) Os termos casas de ladrillo (L 6), chabolas (L 6) e caravanas (L 6) ilustram os contrastes descritos na Cañada.

II) Ao utilizar de forma repetida a conjunção Y (“Y barro, polvo y escombros. Y un intenso hedor, a azufre y basura… Y droga.”) (L 6-8), o autor pretende enfatizar a situação social em que se encontram os moradores da localidade em questão.

Está(ão) correta(s):

#120588
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(1,0)



Aponte a alternativa cujo termo destacado melhor relaciona os fragmentos do texto “Y casi todos viven temblando por los atropellos.” e “Cada día más de 4.500 camiones atraviesan una parte de la Cañada para llegar a Valdemingómez y, desde 2002, 10 menores han sido arrollados por vehículos.” (L 16-18)

#120587
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(1,0)



Aponte a alternativa que apresenta uma relação INACEITÁVEL entre os versos do poema e os sentimentos que eles sugerem.

#120586
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(1,0)

Leia as afirmativas abaixo, referentes à interpretação dos textos 1 e 2.

I) Ambos abordam a exploração de menores.

II) Embora pertençam a gêneros diferentes, empregam a mesma linguagem poética.

III) Apresentam focos narrativos diferentes.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    #120585
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    (1,0)

    Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as assertivas a seguir, referentes a aspectos linguísticos dos textos 1 e 2.

    ( ) Nos trechos “(…) pero que se empeñan en hacerlo” (L 1- 2, Texto 1 ) e “Que lo malo siempre pasa” (v. 11, Texto 2), os termos destacados têm por função fazer referência a algo que já foi mencionado.

    ( ) Passando-se a expressão “No me digas” (v. 5, Texto 2) para o imperativo afirmativo, teremos “Dígame”.

    ( ) No trecho “Aqui todos hemos estado a punto de ser atropellados alguna vez” (L 19, Texto 1), a parte destacada indica que a ação a que se refere teve início e fim no passado.

    ( ) O verso “Quisiera ser como todos” (v. 6, Texto 2) poderia ser substituído, sem alteração de seu sentido, por “Me gustaría ser como todos”.

    A sequência correta é:

      #120584
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      (1,0)



      Nas produções linguísticas, está presente, dentre outros elementos, a intenção de seu produtor. Assim, analisando as falas das personagens dos princípios 2 e 4, pode-se afirmar que a intenção principal de Quino foi a de:

      #120583
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      (1,0)



      Está correta a sequência:

      #120582
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      (1,0)

      Leia e analise os textos abaixo:

      O mundo em que vivemos é o resultado de processos que se desenvolveram no passado, testemunhados pelas marcas produzidas pelos agentes naturais e humanos e pelas interações que deram dinâmica aos processos: objetos, edifícios, imagens, escritos, sítios, estruturas, paisagens, tradições, sons. Essas marcas estão e se distribuem nos territórios e revelam a sua estratificação e as suas transformações.



      Em relação ao patrimônio histórico material e imaterial, na sua relação com práticas de cidadania, é INCORRETO afirmar que:

      #120581
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      (1,0)

      “Ao escrever a sua História, Heródoto de Halicarnasso teve em mira evitar que os vestígios das ações praticadas pelos homens se apagassem com o tempo e que as grandes e maravilhosas explorações dos Gregos, assim como as dos bárbaros, permanecessem ignoradas; desejava ainda, sobretudo, expor os motivos que os levaram a fazer guerra uns aos outros.”

      O fragmento textual acima sugere pensar as práticas dos historiadores. Em relação à prática do historiador na atualidade, é INCORRETO afirmar que:

        #120580
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        (1,0)

        Durante a Roma Imperial, os cidadãos que moravam na cidade de Roma viviam em condições urbano-sanitárias bastante precárias. Todavia, morar na cidade era um dos primeiros requisitos para demonstrar a sua civitas (sua condição de cidadão). Era o primeiro passo para ser considerado cidadão ou encontrar uma forma de adquirir a tão sonhada liberdade.

        Sobre a vida cotidiana durante o período imperial romano é INCORRETO afirmar que:

        #120579
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        (1,0)

        Desde a época romântica, continuada pela literatura e pelo cinema fantásticos até a história em quadrinhos contemporânea, os fantasmas fazem parte do cenário obrigatório da Idade Média tal como gostamos de imaginá-la. Uma Idade Média de castelos mal-assombrados, de dragões, de fantasmas ou mesmo de vampiros. Nem tudo é falso nessa imagem não obstante fácil demais: em uma cultura eminentemente religiosa (no sentido em que cada um admitia a existência e o poder de seres sobrenaturais, geralmente invisíveis, mas muito próximos) e familiar à morte e aos mortos, a ‘crença nos fantasmas’ era admitida por todos.”

        Sobre as atribuições dos vivos em relação aos mortos na Europa Medieval, é correto afirmar que:

        I) A força da mística cristã conseguiu apagar as marcas de tradições pagãs greco-romanas e “bárbaras” referentes a modos singulares de culto aos mortos, apaziguando a crença nos castelos mal-assombrados e nos vampiros.

        II) A crença no mundo sobrenatural era experimentada pelos medievais, favorecendo o crescimento de relatos sobre fantasmas que, após o ano 1000, passaram a ser difundidos pelo clero católico, interessado em preservar a memória dos mortos.

        III) A lembrança acerca dos mortos era uma forma de administrar a dor da perda, na medida em que aplacava as consciências e reforçava a separação entre o mundo dos vivos e o dos mortos.

        IV) A criação do purgatório pela Igreja Católica, no século XII, implicou no enfraquecimento das práticas de culto aos mortos, o que só seria retomado a partir das Reformas religiosas.

        Estão corretas:

          #120578
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          (1,0)

          Em uma sociedade basicamente iletrada que ainda perdurava entre os séculos XIII e XV na Europa, o papel dos teólogos da Reforma foi extremamente importante para o letramento das pessoas comuns e para o aumento das possibilidades de cidadania.

          Sobre as conquistas intelectuais advindas com a Reforma é INCORRETO afirmar que:

            #120577
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            (1,0)

            Os mitos dos soberanos da Idade Média e do Renascimento fundavam-se consideravelmente numa visão de mundo ou mentalidade tradicional. Se um soberano desta época era representado como (digamos) Hércules, isso era muito mais que uma metáfora para dizer que ele era forte, ou mesmo que resolveria os problemas de seu reino com a mesma facilidade com que Hércules realizara seus vários trabalhos”

            Com base no fragmento textual acima é correto afirmar que, durante o Antigo Regime, os soberanos:

            #120576
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            (1,0)

            Na construção do conhecimento que a Europa ilustrada tinha sobre o Brasil, privilegiava-se a observação direta. O saber produzido pelos “homens da ciência” contribuiu para que o território brasileiro no período colonial fosse mais divulgado pela elite europeia.

            Coloque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

            Roteiros, diários de viagens, mapas e vistas de marinheiros, traficantes e corsários são documentos que:

            ( ) Tornaram o Brasil mais conhecido dos europeus, pois muitos marinheiros, traficantes e corsários percorreram o litoral brasileiro durante o século XVIII.

            ( ) Produziram identidades do Brasil, tornando mais conhecidas, na Europa, as práticas culturais e os produtos locais.

            ( ) Tornaram-se escrituras fundamentais para a representação do comportamento social dos habitantes da América Portuguesa.

            ( ) Glorificaram as façanhas individuais dos estrangeiros, principalmente dos comerciantes portugueses, russos e judeus.

            A sequência correta é:

            #120575
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            (1,0)

            O Império do Brasil representou um momento único na história brasileira. Sobre a dinâmica e a identidade política nesse contexto, é correto afirmar que:

            I – as câmaras e os juizados municipais, durante o Primeiro Reinado e as Regências, defenderam os interesses centralizadores das elites do Rio de Janeiro, o que se articulava aos projetos do Estado Imperial.

            II – o combate à autonomia municipal era recorrente, gerando conflitos em muitas circunstâncias (as revoltas regenciais, por exemplo), as quais a Monarquia reprimia duramente.

            III – o voto era um direito de poucos, uma prática política relacionada ao sexo masculino, à idade e às condições financeiras.

            IV – A escravidão tanto era parte constitutiva da cena política quanto uma indicação de seus limites, visto que, para mantê- la, o Estado mobilizava grande esforço na legitimação pública de uma propriedade particular.

            Estão corretas: