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O diagnóstico organizacional é uma ferramenta do planejamento, na medida em que avalia a organização em um determinado momento.
Os objetivos específicos do diagnóstico organizacional de bibliotecas e de arquivos têm a finalidade de detalhar os objetivos organizacionais e estabelecer as estratégias para alcançar esses objetivos.
A identificação de pontos fortes e fracos, no funcionamento e nos serviços de bibliotecas e de arquivos, é um método de realização do diagnóstico organizacional dessas instituições.
O marketing é um processo meramente comercial, com a finalidade de obter lucro
Uma das ferramentas aplicadas ao processo de marketing intitula-se os 4 Ps: Produto — Preço — Praça — Promoção, que constituem o mix ou composto de marketing.
Os conceitos de preço e praça inviabilizam a aplicação do marketing em instituições sociais, as quais não visam ao lucro.
O plano de marketing ajuda o administrador a identificar meios para a consecução dos objetivos organizacionais.
Modelos cognitivos, fatores humanos e novas tecnologias constituem princípios a serem aplicados na criação de serviços e produtos on-line, dedicados aos usuários de bibliotecas e arquivos.
A aplicação de um modelo de gestão do tipo Customer Relationship Management (CRM), em bibliotecas e arquivos, não seria bem-sucedida, uma vez que o CRM desconsidera as necessidades do usuário.
Os websites devem consider a interatividade e a personalização, para tanto, bibliotecas e arquivos, na construção deles, precisam conhecer a necessidade de informação de seus usuários, bem como o modo como eles buscam a informação.
Eficiência e eficácia são conceitos fundamentais sobre o desempenho das organizações.
Nesse sentido, bibliotecas e arquivos funcionam eficazmente, se obtêm sucesso em seus objetivos e, eficientemente, se otimizam a aplicação de seus recursos, usando-os de modo produtivo e econômico.
Tomando-se como referência algumas características, tais como usuários, funções, processos e produtos, bibliotecários e arquivistas devem projetar a modelagem de suas organizações, ou seja, a divisão em setores, de modo a auxiliar o processo de gestão, traçando os organogramas funcionais.
O mapeamento dos processos é uma ferramenta essencial no processo de organização, divisão de tarefas e controle organizacionais e se constitui na descrição de atividades e tarefas executadas durante o processo, de modo sequencial e lógico, gerando o organograma.
A busca pela melhoria contínua, como um princípio da gestão de qualidade, afasta os clientes das organizações, desse modo, a aplicação de tais princípios às bibliotecas e aos arquivos traria dificuldades na interação do usuário com essas instituições.
A literatura da área de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação usa, preferencialmente, o termo usuário, com base no princípio de que usuário busca bens imateriais de difícil mensuração, no caso, a informação, enquanto clientes e consumidores buscam bens materiais
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