(1,0)
Há dez anos, a descoberta do Mimivírus, um vírus que infecta Acanthamoeba, iniciou uma reavaliação sobre os limites superiores do mundo viral, tanto em termos do tamanho da partícula (>0.7 micrômetros), quanto à complexidade do genoma (1000 genes), dimensões típicas de bactérias parasitas. A diversidade destes vírus gigantes (Megaviridae) foi avaliada por amostragem de uma variedade de ambientes aquáticos e seus sedimentos associados em todo o mundo. Relatamos o isolamento dos dois vírus gigantes, um da costa do Chile central, o outro de uma lagoa de água doce perto de Melbourne (Austrália), ambos sem semelhança morfológica ou genômica com as famílias de quaisquer vírus definidos anteriormente. Suas partículas, de formato oval, contêm genomas de DNA de 2,5 e 1,9 megabases, respectivamente. Estes vírus são os primeiros membros do gênero proposto "Pandoravirus", um termo que reflete sua falta de semelhança com micro‑organismos descritos anteriormente e também as surpresas esperadas a partir de estudos futuros. (PHILIPPE et al. , 2013, p. 281).Embora tenham o tamanho de uma bactéria e genomas grandes, com relativa complexidade, esses agentes infecciosos são classificados como vírus pelos pesquisadores. Para tanto, devem apresentar, entre outras características, as seguintes:Dependência completa do aparato celular de síntese proteica, incluindo ribossomos e enzimas relacionados ao processamento de RNAs e proteínas.
Há dez anos, a descoberta do Mimivírus, um vírus que infecta Acanthamoeba, iniciou uma reavaliação sobre os limites superiores do mundo viral, tanto em termos do tamanho da partícula (>0.7 micrômetros), quanto à complexidade do genoma (1000 genes), dimensões típicas de bactérias parasitas. A diversidade destes vírus gigantes (Megaviridae) foi avaliada por amostragem de uma variedade de ambientes aquáticos e seus sedimentos associados em todo o mundo. Relatamos o isolamento dos dois vírus gigantes, um da costa do Chile central, o outro de uma lagoa de água doce perto de Melbourne (Austrália), ambos sem semelhança morfológica ou genômica com as famílias de quaisquer vírus definidos anteriormente. Suas partículas, de formato oval, contêm genomas de DNA de 2,5 e 1,9 megabases, respectivamente. Estes vírus são os primeiros membros do gênero proposto "Pandoravirus", um termo que reflete sua falta de semelhança com micro‑organismos descritos anteriormente e também as surpresas esperadas a partir de estudos futuros. (PHILIPPE et al. , 2013, p. 281).Embora tenham o tamanho de uma bactéria e genomas grandes, com relativa complexidade, esses agentes infecciosos são classificados como vírus pelos pesquisadores. Para tanto, devem apresentar, entre outras características, as seguintes:Não subordinação ao princípio da ancestralidade comum, característico do mundo vivo.
Os aminoácidos possuem, em sua estrutura, grupamentos químicos que podem doar ou receber prótons quando esses compostos estão em solução aquosa, fazendo com que eles possam atuar como ácidos ou bases, dependendo do pH da solução.
A ilustração a seguir representa os níveis estruturais das proteínas.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.Os diferentes níveis estruturais das proteínas são denominados de primário, secundário, terciário e quaternário, sendo o nível primário o que determina a estrutura espacial da proteína, bem como suas propriedades químicas.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.A estrutura primária de uma proteína é estabilizada pelas ligações peptídicas que são formadas a partir da ligação covalente entre o átomo de carbono α de um aminoácido e o átomo de nitrogênio do grupo α-amino de outro aminoácido, com a consequente perda de uma molécula de água.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.Colágeno e elastina são proteínas fibrosas que apresentam estrutura em α-hélice, sendo que o colágeno apresenta duas cadeias desse tipo de estrutura secundária, enquanto a elastina apresenta três cadeias helicoidais.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.Proteínas oligoméricas apresentam mais de uma cadeia polipeptídica, formando uma estrutura quaternária estabilizada por ligações não covalentes entre as cadeias, dando origem a dímeros, trímeros ou tetrâmeros, como na estrutura da hemoglobina.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.Os moduladores que regulam a atividade enzimática podem ser inibidores ou estimuladores, sendo chamado de modulador homotrópico aquele igual ao substrato.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.Os carboidratos são moléculas abundantes, presentes em animais e vegetais, que servem de substrato energético para a maioria das células e que participam como elementos estruturais nas paredes celulares bacterianas.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.Os monossacarídeos são os menores carboidratos e têm em sua constituição um grupo aldeídico ou cetônico, sendo a glicose, uma aldose, que apresenta seis átomos de carbono em sua composição.
As ilustrações representam dois polissacarídeos importantes para os seres vivos.
Considerando-se os conhecimentos sobre a estrutura, as propriedades químicas e a atividade biológica dos carboidratos, pode-se afirmar:A e B representam, respectivamente, as estruturas ramificadas do amido e do glicogênio, constituídas de moléculas de D-Glicose com ligações glicosídicas, entre as quais as do tipo α(1→4) na cadeia de amilose e α(1→6) nos pontos de ramificação.
Considerando-se os conhecimentos sobre a estrutura, as propriedades químicas e a atividade biológica dos carboidratos, pode-se afirmar:Uma das principais diferenças entre as estruturas é o número de ramificações presentes em cada uma delas, característica que determina por que a estrutura B (glicogênio) é armazenada em tecidos vegetais e a A (amido), em animais.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.Os proteoglicanos são abundantes nos tecidos cartilaginosos, e, na constituição deles, estão presentes glicosaminoglicanos ligados co-valentemente a uma proteína, sendo a fração protéica a maior parte da molécula do proteoglicano.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.Os lipídios são compostos que desempenham funções biológicas diversas, sendo um componente fundamental das membranas biológicas por definir a barreira entre o interior e o exterior de uma célula.
Marque C, se a proposição é certo; E, se a proposição é errado.Os lipídios, de acordo com sua natureza química, podem ser de dois tipos: compostos de cadeia aberta, com “cabeças" polares e “caudas" apolares, e compostos de cadeia cíclica.
Recuperar senha