(1,0)
Se f : R → R é uma função que satisfaz a f(x2 – 2) – f(x ) = x3 , para todo x ∈ R, então f'(2) = 15.
Considerando-se f : R → R a função definida por f(x) = 1/2 ln(x2 + 1), é correto afirmar:
f possui um ponto de inflexão em x = 1.
f possui um ponto de máximo local em x = 0.
f é crescente no intervalo ] – ∞, 0 [.
Considerando-se, no espaço R3 , os pontos A = (1, 2, 1), B = (2, 0, 2), C = (4, k, 4) e o plano α de equação x – 2y + 2z + 4 = 0, é correto afirmar:
Se a base de um cone circular, de raio 3u.c., está contida no plano α e o vértice do cone é o ponto A, então o seu volume é 3π u.v..
A área de um quadrado que possui A e B como vértices opostos é 3u.a..
C ∈ α se, e somente se, k=1.
Sabendo-se que a origem e o semieixo positivo das abscissas do sistema de coordenadas cartesianas coincidem, respectivamente, com o polo e o eixo polar do sistema de coordenadas polares, é correto afirmar que (3, 5π) representa as coordenadas polares do ponto de coordenadas cartesianas (3, 0).
Se a distância entre os vértices da elipse, que tem focos na origem e no ponto (2, 4), é igual a 6, então o comprimento do semieixo menor dessa elipse é igual a 5.
A equação y2 = 12x – 36 representa uma parábola cujo vértice é o ponto (3, 0) e cuja diretriz é o eixo Oy.
Saussure, considerado o pai da Linguística moderna, estabeleceu algumas dicotomias para nortear os estudos linguísticos, como a do signo linguístico, constituído por significante e significado (partes indissociáveis).
Desse modo, o significante /atrepe’katilu/ não constitui um signo porque não existe um significado com ele relacionado.
O estruturalismo americano, desenvolvido por Bloomfield, apresentava uma perspectiva diferente de análise linguística proposta pelo estruturalismo europeu, centrando-se mais na análise da palavra vinculada ao contexto e às relações de significado.
A Sociolinguística, uma área desenvolvida dentro da Linguística, propõe a análise dos fenômenos linguísticos, unindo a descrição linguística aos fatos sociais, de forma que toda e qualquer explicação de um fenômeno linguístico deve estar ligada a algum fato social, como faixa etária, escolaridade, localização geográfica, dentre outros.
Na Bahia, diz-se: Hoje vai ter farra. No Rio Grande do Sul, diz-se: Hoje vai ter fuzarca.Nos dois casos, há uma variação linguística, ou seja, o uso de formas diferentes para expressar o mesmo significado.
A Linguística, estabelecida no início do século XX, representa um grande avanço na modernidade em relação aos estudos da língua, visto que adota como princípio a investigação dos fenômenos linguísticos diacrônicos, contribuindo para o estabelecimento da história e a origem das línguas.
Recuperar senha