(1,0)
Segundo a NR 35 – Trabalho em Altura, pode-se afrmar que o talabarte e o dispositivo trava-quedas devem estar fxados no nível da cintura do trabalhador, conforme a altura de queda, para assegurar que as possíveis colisões com as estruturas inferiores sejam mínimas ou inexistentes
Para implantar um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, deve-se modelar o processo para cada um dos requisitos que deverão ser atendidos, levando-se em consideração a realidade da empresa.
O banco X é um banco múltiplo, que inclui as seguintes carteiras: comercial, de desenvolvimento e imobiliária. Por pertencer ao setor de intermediação fnanceira, o banco está classifcado como grupo C-28 na NR 05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e enquadrado como de grau de risco 2, de acordo com a NR 04 – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)Admitindo-se que, atualmente, o banco possua 1 800 funcionários em 100 pontos de atendimento e que os dimensionamentos de sua CIPA e de seu SESMT foram executados de acordo com as normas citadas, pode-se afrmar que o SESMT deve fscalizar a atuação de todas as CIPAS do banco.
Problemas de infltração podem causar danos às construções e às instalações elétricas, com o risco de ocorrer choque elétrico, pois é comum a instalação de painéis elétricos nas paredes das edifcações, além disso, eles podem fragilizar as edifcações, resultando em desabamentos ou danos em equipamentos.
Um balão provocou um incêndio em uma mata e, momentos depois, uma forte chuva caiu sobre a região e extinguiu o fogo. Nessa situação, pode-se concluir que o incêndio foi debelado pelo método do abafamento.
As cores utilizadas nos locais de trabalho para identifcar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identifcar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas ofciais. O uso de cores deve ser o mais reduzido possível a fm de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador. Nesse sentido, a cor vermelha deve ser usada para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio, porém não deve ser usada na indústria para assinalar perigo por ser de pouca visibilidade em comparação com a amarela (de alta visibilidade) e a alaranjada (que signifca alerta).
Em uma indústria, os trabalhadores estão constantemente expostos às radiações não ionizantes, sem a proteção adequada. Nesse caso, pode-se afrmar que essas radiações são consideradas perigosas em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.
São recomendações valorizadas e voltadas para a adaptação do posto de trabalho do empregado a altura da superfície de trabalho e o espaço para acomodação das pernas.
O sistema constituído de carretéis, que permitem o desenrolamento de mangueiras semirrígidas, e estão constantemente em carga para o combate a incêndio, é denominado sistema de mangotinho.
A água utilizada como agente extintor apresenta mecanismos variados de combate ao incêndio; se aplicada sobre um combustível em chamas, ela evapora, e o vapor formado desloca o ar da superfície do material em combustão, reduzindo ou eliminando a queima. Esse método de extinção é denominado emulsifcação.
Considerando-se o estabelecido na NR 23 – Proteção Contra Incêndios, o fogo, cujos produtos queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleos, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc., é classifcado como pertencente à Classe B
As máquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, por meio dos quais possam ser evitadas situações de perigo latentes e existentes. Tais dispositivos devem ser usados como medida auxiliar, não podendo ser alternativa a medidas adequadas de proteção ou a sistemas automáticos de segurança
Em uma instalação elétrica, a isolação das partes vivas consiste no processo de interposição ou separação das partes energizadas mediante a aplicação de materiais eletricamente isolantes, de forma a impedir a passagem de corrente elétrica.
Quando não for possível realizar a desenergização ou a tensão de segurança em uma instalação elétrica, podem-se adotar medidas de segurança de proteção coletiva, como o desligamento do aterramento elétrico, ou seja, a neutralização da ligação elétrica efetiva, confável e adequada à terra, entendida como a massa condutora com potencial elétrico, o qual passa a ser igual a zero.
Segundo a NR 26 - Sinalização de Segurança, a palavra de advertência utilizada é ATENÇÃO, que indica substâncias que apresentam riscos médios.
Recuperar senha