(1,0)
O sistema Nacional de Arquivos (SINAR) está vinculado ao Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e é responsável por definir a política nacional de arquivos.
Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos.
Os ostensivos são aqueles que, por sua natureza, devem ser de conhecimento restrito e, portanto, requerem medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação.
Com as facilidades do uso da tecnologia de informação, surgem os documentos híbridos, ou seja, aqueles que existem em duplo formato, tanto no analógico como no digital.
A avaliação é o processo de análise da documentação de arquivo visando estabelecer sua destinação de acordo com seus valores, com isso a prática da avaliação de documentos tem por objetivo o aumento do acúmulo dos acervos documentais.
Um dos desafios da arquivologia, no âmbito da preservação digital, está relacionado à obsolescência tecnológica.
As atividades ou operações que exponham os trabalhadores sem proteção adequada a níveis de ruído de impacto superiores a 140 dB(LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB(C), medidos no circuito de resposta rápida (FAST), não oferecem risco grave e iminente.
Os trabalhadores que executarem serviços que envolvem o risco de queda de objetos cortantes nos pés, a exemplo dos mecânicos, dos armadores e dos eletricistas, devem receber da empresa, gratuitamente, bota com biqueira de aço.
Em caso excepcional, pode ser permitido o compartilhamento das instalações sanitárias por usuários de ambos os sexos, desde que seja garantida a privacidade necessária, de acordo com a NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho
O GLP canalizado no interior de edifcações não deverá ter pressão superior a 1,5 kg/cm2 .
De acordo com a NR 09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, consideram-se as vibrações como um risco ambiental causado por agente químico existente no ambiente de trabalho
Para trabalho manual que tenha de ser feito sentado ou em pé, deve ser proporcionado ao trabalhador mobiliário que atenda aos itens referentes à ergonomia e que permita variações posturais, com ajustes de fácil acionamento, de modo a prover espaço sufciente para o conforto dele. No caso do dispositivo de apontamento na tela (mouse), deve-se apoiá-lo na mesma superfície do teclado, colocá-lo em área de fácil alcance e com espaço sufciente para sua livre utilização.
A ergonomia defne as referências técnicas, os princípios fundamentais e as medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é obrigatório em todas as empresas e instituições que admitam trabalhadores como empregados, e compete à CIPA garantir a elaboração e a efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela efcácia dele.
A NR 18 estabelece que os alojamentos dos canteiros de obra devem ter paredes de alvenaria, madeira ou material equivalente e área mínima de 3,00m2 por módulo cama/ armário, incluindo a área de circulação
Em um canteiro de obras, o arranjo físico das instalações, nas vias principais de circulação dos locais de trabalho e nas que conduzem às saídas, devem ter, no mínimo, 80cm de largura.
Recuperar senha