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O Microsoft Word 2007 (Versão em português) é uma aplicação de tratamento de texto, também designada por processador de texto. Quando o programa está aberto, o atalho de teclado ``ALT+CTRL+SHIFT+PAGE DOWN´´ realiza qual dos comandos a seguir ?
Numa prova de hipismo, analisando o tempo dos quatro melhores competidores, temos que Raoni obteve o mesmo tempo que Guilherme e melhor tempo do que o de Maria Eduarda. Ingrid obteve o mesmo tempo que Maria Eduarda. Logo, é correto afirmar que:
Buscando conhecer o hábito dos adolescentes com relação à tecnologia, foi realizada uma pesquisa entre 800 alunos de uma escola. Constatou-se que 400 utilizam smartphone, 270 utilizam notebook e 300 tablet, desses 150 utilizam smartphone e notebook, 100 smartphone e tablet e 90 notebook e tablet. Sabe- se ainda que 60 não utilizam nenhum dos três. Sendo assim, é correto concluir que a quantidade de alunos que utilizam os três é:
Tenho 5 gatos e comprei ração o suficiente para alimentá-los por 24 dias. Mas antes que pudesse começar a utilizá-la, minha filha trouxe para casa mais 3 gatos e então a ração dará para alimentar todos os gatos por:
Se num grupo de 5 homens e 7 mulheres sorteamos 4 pessoas para formarem uma comissão, qual a probabilidade de que essa comissão seja formada por 2 homens e 2 mulheres?
Cultura imortalNa língua banto, “zumbis” são os mortos recentes cujo corpo mantém a alma, sua identidade, mas não o espírito que lhe conferia a vontade de existir (“espírito” e “alma” não são sinônimos no imaginário quimbundo). Por isso, ficavam à mercê de feiticeiros se não fortalecessem seu espírito (em encontros rituais com os vivos), para ganharem força e rumarem para a luz. No vodu, o termo designa os que, revividos por feiticeiros, perdem a vontade própria. Segundo o dicionário Houaiss, o termo vem do quimbundo nzumbi (espírito atormentado). Para o escritor e pesquisador Nei Lopes, em quimbundo a raiz nzumbi está ligada à imortalidade, daí a relação com o nome “Zumbi”, dada ao líder do quilombo dos Palmares. MURANO, Edgard. Revista Língua Portuguesa, n° 94, ago 2013.“Na língua banto, ‘zumbis’ são os mortos recentes cujo corpo mantém a alma, sua identidade, mas não o espírito que lhe conferia a vontade de existir (“espírito” e “alma” não são sinônimos no imaginário quimbundo).” Qual o pressuposto presente nesse excerto?
Cultura imortalNa língua banto, “zumbis” são os mortos recentes cujo corpo mantém a alma, sua identidade, mas não o espírito que lhe conferia a vontade de existir (“espírito” e “alma” não são sinônimos no imaginário quimbundo). Por isso, ficavam à mercê de feiticeiros se não fortalecessem seu espírito (em encontros rituais com os vivos), para ganharem força e rumarem para a luz. No vodu, o termo designa os que, revividos por feiticeiros, perdem a vontade própria. Segundo o dicionário Houaiss, o termo vem do quimbundo nzumbi (espírito atormentado). Para o escritor e pesquisador Nei Lopes, em quimbundo a raiz nzumbi está ligada à imortalidade, daí a relação com o nome “Zumbi”, dada ao líder do quilombo dos Palmares. MURANO, Edgard. Revista Língua Portuguesa, n° 94, ago 2013.“[...] mas não o espírito que lhe conferia a vontade de existir (“espírito” e “alma” não são sinônimos no imaginário quimbundo).” Nesse período, a oração destacada classifica-se como subordinada adjetiva. Dessa forma, qual a função sintática do pronome relativo QUE?
Cultura imortalNa língua banto, “zumbis” são os mortos recentes cujo corpo mantém a alma, sua identidade, mas não o espírito que lhe conferia a vontade de existir (“espírito” e “alma” não são sinônimos no imaginário quimbundo). Por isso, ficavam à mercê de feiticeiros se não fortalecessem seu espírito (em encontros rituais com os vivos), para ganharem força e rumarem para a luz. No vodu, o termo designa os que, revividos por feiticeiros, perdem a vontade própria. Segundo o dicionário Houaiss, o termo vem do quimbundo nzumbi (espírito atormentado). Para o escritor e pesquisador Nei Lopes, em quimbundo a raiz nzumbi está ligada à imortalidade, daí a relação com o nome “Zumbi”, dada ao líder do quilombo dos Palmares. MURANO, Edgard. Revista Língua Portuguesa, n° 94, ago 2013.Julgue as afirmativas e assinale a alternativa correta.I – As palavras “língua”, “própria” e “dicionário” são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo.II – A mesma regra permite acentuar as palavras “daí” e “mercê”.III – A palavra “líder” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em R.
Cultura imortalNa língua banto, “zumbis” são os mortos recentes cujo corpo mantém a alma, sua identidade, mas não o espírito que lhe conferia a vontade de existir (“espírito” e “alma” não são sinônimos no imaginário quimbundo). Por isso, ficavam à mercê de feiticeiros se não fortalecessem seu espírito (em encontros rituais com os vivos), para ganharem força e rumarem para a luz. No vodu, o termo designa os que, revividos por feiticeiros, perdem a vontade própria. Segundo o dicionário Houaiss, o termo vem do quimbundo nzumbi (espírito atormentado). Para o escritor e pesquisador Nei Lopes, em quimbundo a raiz nzumbi está ligada à imortalidade, daí a relação com o nome “Zumbi”, dada ao líder do quilombo dos Palmares. MURANO, Edgard. Revista Língua Portuguesa, n° 94, ago 2013.“[...] ‘zumbis’ são os mortos recentes cujo corpo mantém a alma, sua identidade [...]” Nesse período há duas orações. Como se classifica a segunda oração (destacada)?
Cultura imortalNa língua banto, “zumbis” são os mortos recentes cujo corpo mantém a alma, sua identidade, mas não o espírito que lhe conferia a vontade de existir (“espírito” e “alma” não são sinônimos no imaginário quimbundo). Por isso, ficavam à mercê de feiticeiros se não fortalecessem seu espírito (em encontros rituais com os vivos), para ganharem força e rumarem para a luz. No vodu, o termo designa os que, revividos por feiticeiros, perdem a vontade própria. Segundo o dicionário Houaiss, o termo vem do quimbundo nzumbi (espírito atormentado). Para o escritor e pesquisador Nei Lopes, em quimbundo a raiz nzumbi está ligada à imortalidade, daí a relação com o nome “Zumbi”, dada ao líder do quilombo dos Palmares. MURANO, Edgard. Revista Língua Portuguesa, n° 94, ago 2013.No texto, evidencia-se, além da função metalinguística da linguagem, a função:
Texto para as questões 10 e 11:Em um artigo da Redação do site UOL, lemos:
A partir da afirmação de Paiva, podemos dizer que:
UOL Ciência e Saúde pergunta: “Na sua opinião, a consciência para o problema e a busca por alternativas de mobilidade sustentável só vai ocorrer quando o uso do automóvel se tornar realmente inviável por causa do trânsito?LP: Não, sempre haverá paliativos, alguém que vai querer lucrar com o trânsito e inventar algo para as pessoas fazerem quando estiverem no congestionamento, como aprender uma língua etc. Temos uma noção errada sobre mobilidade, é preciso entender que essa mentalidade é ultrapassada e que o trânsito é uma questão de escolha pessoal.”Segundo o dicionário Aulete, sustentabilidade significa: “1. qualidade ou condição de sustentável; 2. Ecol. Econ. modelo de desenvolvimento que busca conciliar as necessidades econômicas, sociais e ambientais de modo a garantir seu atendimento por tempo indeterminado e a promover a inclusão social, o bem-estar econômico e a preservação dos recursos naturais.”Disponível em: http://aulete.uol.com.br/site.... aulete_digital&op+imprimir&tipo=atualizado.A partir da resposta de Lincoln Paiva, e levando em conta o conceito de sustentabilidade, é correto afirmar:
Texto para a questão 12:
A partir da leitura do texto, podemos depreender que:
Assinale a alternativa correta segundo o padrão culto da língua portuguesa, quanto à regência verbal:
A alternativa em que a locução adjetiva não corresponde ao adjetivo dado é:
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