(1,0)
Idoso é levado ao hospital devido ao quadro de elevação de pressão arterial. A conduta do técnico de enfermagem ficou restrita a aferir a pressão arterial do idoso e a administrar a medicação prescrita. Considerando a Política Nacional de Humanização, torna-se necessário rever as relações entre saberes e poderes na produção do cuidado, de forma que o profissional:
Uma pessoa com transtornos mentais foi levada por seus familiares ao serviço de saúde mais próximo a sua residência por apresentar quadro de alvoroço, delírio, desorganização, confusão e comportamento violento. Ao chegar à unidade, a família se dirigiu ao técnico de enfermagem e explicou a situação. Sobre a atenção inicial do técnico de enfermagem à pessoa no momento da crise psíquica, conforme o paradigma psicossocial, é correto afirmar que a atenção ao usuário no momento da crise:
De acordo com o artigo 22 da resolução COFEN nº 564/2017, o remanejamento de setor dos profissionais de enfermagem por necessidade de serviço poderá ser realizado nas instituições, desde que seja garantido o direito do referido profissional em:
Na produção do cuidado, o conceito que representa os espaços e os processos vivos, individuais ou coletivos, que estão sujeitos à modificação, desvio e produção de novas subjetividades, a partir das relações que as pessoas e grupos estabelecem entre si, recebe o nome de:
Diante do cenário preocupante de queda da imunização no Brasil, cabe ao técnico de enfermagem, como profissional de saúde, orientar a população sobre qual doença determinada vacina pode prevenir. Sobre as vacinas contidas no Calendário Nacional de Vacinação, é correto afirmar que:
A feminilização dos espaços de saúde na atenção básica tem favorecido a desigualdade do acesso e a invisibilidade das necessidades da saúde masculina e, por isso, a entrada de homens no sistema de saúde tem sido feita, na maioria das vezes, por meio da atenção especializada. Segundo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, a patologia mais comum, a partir da quinta década de vida, e que apresenta impacto negativo na qualidade de vida dos homens pelos sintomas urinários é o(a):
Diante de um caso suspeito de castigo físico (ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física) contra um adolescente que se encontra na sala de espera do ambulatório, a conduta obrigatória, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), deve ser:
Na promoção do crescimento e do desenvolvimento saudáveis, é fundamental que adolescentes e jovens sejam acompanhados sistematicamente nas UBS. Entre as várias ações que devem ser realizadas nesse espaço, está(ão) incluída(s):
Segundo o Estatuto do Idoso (lei nº 10.741/2003), na sala de pronto atendimento (SPA), é assegurada à pessoa em observação, segundo critério médico, a presença de um:
Para o atendimento de urgência/emergência, o Protocolo Básico de Segurança do Paciente, na prática segura para prescrição de medicamentos, prevê que os profissionais de enfermagem poderão executar a prescrição medicamentosa, mesmo sob ordem verbal. Para tanto, o prescritor e o executor deverão adotar a seguinte conduta:
Um dos objetivos da aplicação de frio sobre a pele, por meio de utilização de compressas e bolsa de gelo, é:
A administração de medicamentos é um dos procedimentos mais importantes da assistência de enfermagem, sendo essencial o conhecimento sobre suas vias. Em relação à via subcutânea, o volume máximo, em mL, recomendado por Potter (2017), para aplicação de fármaco em indivíduo adulto é de
Ao retornar do centro cirúrgico para fazer pós-operatório de amputação de membro inferior esquerdo, paciente do sexo masculino de 34 anos apresentou retenção urinária. Durante o exame físico, foi identificado globo vesical palpável e realizado um cateterismo vesical de demora, com sonda Foley 16Fr. Considerando as recomendações da ANVISA (2017), o local de fixação desse cateter, nesse paciente, deve ser:
A concentração final da preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos sob a forma líquida a ser utilizada em serviços de saúde, o tempo de contato com a pele e o tipo de luva recomendada pela ANVISA (2018), para uso nesses casos, respectivamente, são:
A finalidade da correta identificação do paciente é reduzir a ocorrência de incidentes. Segundo o Ministério da Saúde, em ambientes de prestação do cuidado, a identificação do paciente deve ser conferida antes da realização de cuidados e deve conter no mínimo dois identificadores. Um possível cuidado de enfermagem e dois identificadores da pulseira do paciente, respectivamente, são:
Recuperar senha