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Banca: UECE-CEV x
#123866
Concurso
SEDUC-CE
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Professor - História
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UECE-CEV
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História Diversas
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(1,0)

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre História Oral.

( ) Desde sua implementação seus métodos e objetivos de pesquisa têm sido regularmente mantidos.

( ) Por meio de narrativas populares, aproxima-se de comunidades não hegemônicas explorando a sua subjetividade.

( ) Entrelaça-se com a literatura, a linguística, a antropologia, as religiões, a música, a cultura de massa e a política.

( ) Parte de eventos pontuais e determinados lugares e refere-se mais aos acontecimentos do que aos significados.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

#123860
Concurso
SEDUC-CE
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Professor - História
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UECE-CEV
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História Diversas
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(1,0)

O trabalho do historiador requer métodos específicos, como levantar informações sobre o objeto de estudo, estabelecer hipóteses explicativas, analisar e classificar as fontes históricas, estabelecer relações de causalidade, elaborar a explicação histórica do fenômeno estudado. Esta última é a fase da interpretação, possivelmente a mais árdua, uma vez que requer

#123858
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SEDUC-CE
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UECE-CEV
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História Diversas
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(1,0)

No que diz respeito aos fins educativos da História, não basta apenas que se saiba sobre os fatos ocorridos no passado; é necessário situá-los em seu contexto, perceber que, no estudo do passado, há diferenciados pontos de vista, alguns até discordantes entre si; além disso, é preciso que se estabeleça a reflexão de que há múltiplas maneiras de obter e avaliar as informações sobre o pretérito. Assim sendo, é correto dizer que os objetivos didáticos do ensino de História são os seguintes:

#123856
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SEDUC-CE
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(1,0)

Atente para as seguintes afirmações a respeito das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história:

I. Essas tecnologias contribuem para a busca de informações prévias sobre o tema de estudo, utilizando os mesmos critérios metodológicos da pesquisa histórica quais sejam: seleção temática, interpretação e argumentação.

II. Possibilitam a produção de informação como os hipertextos, a viabilização de laboratórios e a formação integrada por meio de metodologias colaborativas.

III. Para a melhoria da qualidade do ensino de História, faz-se necessária somente a inserção do computador e multimeios.

É correto o que se afirma em

#123855
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(1,0)

As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes

#123854
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(1,0)

De modo geral a ideia de império tem sido relacionada à conquista de ampla extensão territorial, entretanto ela sofre alterações no decorrer do tempo. No que tange à definição de império no decorrer da história, analise as seguintes afirmações.

I. Os romanos atribuíam o título de imperator aos seus comandantes vitoriosos: em Roma, após Augusto, instaurou-se um regime que de fato é do tipo monárquico, o termo imperador indicava o indivíduo que comanda o Estado.

II. Império no período medieval indica um tipo de monarquia que, devido à ampla extensão territorial, lembrando o antigo império romano, objetiva diferenciar-se de outras monarquias conduzidas por um rei. No sistema feudal, o imperador era o soberano à que todos os outros soberanos se submetiam.

III. Napoleão utilizou o título de imperador. Assim, o termo tem uma conotação militar, o imperador é o comandante do exército, o conquistador do império com explícita diferenciação em relação ao rei.

É correto o que se afirma em

#123852
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A batalha de Kadesh (moderna Síria) travada entre o Egito de Ramsés II e o Império Hitita, liderado por Muwatalli II, no ano de 1274 a.C., deixou vários resultados, possivelmente o mais significativo é a documentação detalhada e registrada que permite saber todas das fases da disputa, as estratégias militares e as armas utilizadas nos combates, e inclui o primeiro tratado internacional do qual é possível saber claramente todas as cláusulas. Esse acordo, conhecido também como “paz eterna”, foi registrado em diferentes lugares após ter sido redigido em

#123851
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Tendo o texto acima como referência inicial, é correto afirmar que Heródoto, como historiador, procura analisar e

#123849
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(1,0)

Ainda com relação ao texto apresentado, é correto afirmar que Sesóstris é

#123847
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(1,0)

A atuação político-religiosa de Teodósio I, após o Edito de Tessalônica, de 27 de fevereiro de 380, procura criar normas práticas para o cumprimento da nova lei. Como imperador, Todósio I

#123842
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“Bizâncio” e “Império Bizantino” são termos convencionais, utilizados por estudiosos modernos e contemporâneos, para referir-se à continuação do Império Romano no Oriente. No que concerne aos dois termos analise as seguintes afirmações:

I. O termo “bizantino” deriva de “Byzantion”, antigo assentamento helênico que o imperador Constantino, à procura de um segundo centro para o Império, decidiu urbanizar e atribuir ao lugar o seu próprio nome “Constantinopla”.

II. Os árabes e otomanos chamavam os bizantinos “rum”, isto é, romanos, mas Carlos Magno, considerando-se como único sucessor dos antigos imperadores romanos, designava-os como “gregos”.

III. Nas fontes medievais, é possível encontrar a palavra “bizantino”, algumas vezes, para indicar apenas os habitantes da capital imperial.

É correto o que se afirma somente em

#123841
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A questão da islamização da África e a história do Sudão possui a seguinte particularidade: o reino cristão da Núbia resistiu às incursões muçulmanas e, apenas no século XIII, com a invasão egípcia, o norte se converteu ao Islã. A vontade de impor a nova religião também para o sul cristão foi uma das causas da guerra civil que ainda hoje continua. Sobre a islamização sudanesa, é correto afirmar que se trata de um processo

#123840
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A expansão do islamismo na Tunísia, no Marrocos, na Espanha, em Cabul e Samarcanda foi efetuada no califado

#123839
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(1,0)

A ocupação do continente africano, particularmente a parte subsaariana, teve um longo percurso, a partir de meados do século XI até atingir o seu ápice na segunda metade do século XIX, quando ocorreu uma verdadeira partilha da África por países como França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Bélgica, Espanha, Portugal e Holanda. Esse processo histórico tem sido interpretado como

#123838
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(1,0)

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre o comércio de pessoas e mercadorias no continente africano.

( ) A história da África é marcada desde a antiguidade pelas relações entre tráfico de escravos e diásporas.

( ) O comércio escravista sempre se constituiu em uma prática única e específica do continente africano.

( ) Após a formação de Axum no século III d.C. ocorreu um incremento nos bens comerciais com ampliação para a venda de escravos.

( ) com a consolidação do mundo muçulmano, desde o século VII d.C. tem havido uma diminuição na correlação tráfico escravista e diáspora.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: