(1,0)
Acerca da evolução da administração, julgue o item.
Segundo a abordagem humanística da administração, o comportamento dos grupos sociais não sofre influência do estilo de supervisão e liderança.
A administração científica baseava‐se na concepção do homo economicus, segundo a qual o comportamento do homem é motivado exclusivamente pela busca do dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho.
De acordo com a abordagem contingencial da administração, as características do ambiente condicionam as características organizacionais.
Quanto às funções de administração, julgue o item.
A finalidade da direção é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem, tanto quanto possível, aos objetivos previamente estabelecidos.
É na etapa de planejamento que ocorre o desdobramento dos objetivos organizacionais.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item.
Segundo o mandamento da não aceitação de erros na gestão da qualidade total, a busca da perfeição deve ser uma preocupação constante, mas há um limite relativamente alto de erros aceitáveis.
Quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê‐la mais bem e com custo mais baixo, há, necessariamente, um processo de terceirização.
Segundo o modelo da FNQ, o fundamento de compromisso com as partes interessadas trata do estabelecimento de pactos e de suas inter‐relações com as estratégias e os processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.
Em relação à função de planejamento, julgue o item.
A visão organizacional envolve descrever os objetivos da organização e geralmente está associada ao cumprimento de demandas da sociedade.
A missão organizacional é um norteador estratégico e, a partir de sua concepção, são elaborados planos para se atingir aquilo que ela idealiza.
Na análise SWOT, a formulação da estratégia leva em consideração as ameaças e as oportunidades, que são fatores externos de criação de valor, bem como as forças e as fraquezas, que são fatores internos de criação de valor.
Na estratégia de liderança em custo, a organização necessita de alcançar uma ampla base de clientes, sem perseguir nichos de mercado pequenos.
A estratégia de liderança em custo pressupõe que a organização se preocupe menos com os custos e seja vista no setor como tendo algo de singular a oferecer.
Enquanto o planejamento tático é voltado para toda a organização e é de longo prazo, o planejamento estratégico envolve apenas determinados setores e abrange o médio prazo.
Na administração por objetivos, o estabelecimento dos objetivos é fixado pelos gerentes e pelos subordinados, que identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um, em termos de resultados esperados, e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.
Recuperar senha