(1,0)
Acerca da correção gramatical e da coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item.
“tendo atingido” (linha 5) por e atingiu.
“aponta” (linha 4) por apontaram.
“batendo recorde” (linha 3) por o que bateu recorde.
“a partir” (linha 1) por desde.
Quanto aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.
Pelos sentidos do texto, entende‐se que o termo “setor” (linha 19) está empregado em referência à área imobiliária.
A oração “para atender à demanda por moradia no País nos próximos dez anos” (linha 16) expressa, em relação à oração subsequente, circunstância de finalidade.
Na linha 15, o emprego do acento indicativo de crase em “às pessoas” justifica‐se pela regência do termo “emprestados” e pela anteposição de artigo definido à palavra “pessoas”.
Na linha 11, os termos “instável” e “escasso” têm, no texto, a mesma classificação gramatical e função sintática.
A forma verbal “viram” (linha 11) consiste na flexão do verbo vir na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo.
Na linha 10, a oração “que ganham até três salários mínimos por mês” restringe o termo “famílias”.
A acentuação gráfica da forma verbal “têm” justifica‐se pela mesma razão da do vocábulo “também”.
Na linha 5, estaria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “cresceu” estivesse flexionada no plural, dada a possibilidade de concordância com “7%”.
As vírgulas empregadas, respectivamente, após “País” (linha 2) e “elevado” (linha 3) isolam oração de sentido explicativo.
A acentuação gráfica dos vocábulos “já”, “três” e “mês” justifica‐se pela mesma regra de acentuação gráfica.
Estaria mantida a correção gramatical do texto caso fosse inserida uma vírgula após o vocábulo “famílias” (linha 2), último termo de uma enumeração.
Recuperar senha