Julgue os próximos itens, com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
(1,0)
Uma das mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional é o encaminhamento de proposta de emenda constitucional. Essa mensagem se dirige aos membros do Congresso Nacional, mas é encaminhada com aviso do Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República ao Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados, para que tenha início sua tramitação.
Na “Exposições de Motivos”, o endereçamento utiliza apenas o pronome de tratamento, sem a necessidade de nome e cargo do receptor e não possui o campo Assunto
O vocativo é uma invocação ao emissor da mensagem. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.
Em comunicações oficiais, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.). Evitese o uso de “doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Vossa Senhoria confere a formalidade desejada.
A objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias. É errado supor que a objetividade aceita a delicadeza de expressão ou torna o texto mais leve e atrativo.
O atributo da precisão complementa a clareza e caracteriza-se pela manifestação do pensamento ou da ideia com outras palavras, valorizando o emprego de sinonímia com propósito da simplificação da linguagem.
No sexto parágrafo, a oração “ao escrever seu livro Inteligência Emocional” apresenta noção temporal em relação ao momento em que Daniel Goleman popularizou o conceito de inteligência emocional ao redor do mundo, podendo assim ser reescrita da seguinte forma: quando escreveu seu livro Inteligência Emocional.
Em “Em obra publicada em 1983, Howard Gardner distinguiu um espectro de inteligência com sete variedades:”, a vírgula empregada é obrigatória, pois marca a inversão do adjunto adverbial “Em obra publicada em 1983”.
No quarto parágrafo, a expressão “Esse aprendizado” retoma, dadas as relações coesivas do texto, “a busca de autoconhecimento”, termo mencionado anteriormente no mesmo parágrafo.
Na última oração do terceiro parágrafo, “nos quais se inclui o bom relacionamento consigo mesmo”, a preposição associada o artigo “os”, que acompanha o relativo “qual”, tem sua presença obrigatória devido à regência do verbo “incluir”
O emprego da vírgula em “e as dificuldades, mais suportáveis”, no segundo parágrafo, indica a omissão do verbo da oração “ficam”.
No trecho “...as dificuldades estão relacionadas, mais do que à desmotivação com as tarefas, a alguém:...”, do primeiro parágrafo, o acento indicativo de crase deveria ter sido empregado no termo “a alguém”, já que que ele é regido pelo termo “relacionadas” que rege com a preposição “a”
Pode-se afirmar que o texto apresenta paralelismo estrutural adequado: a introdução do texto tem sincronia com a conclusão, pois nesta última há uma retomada da ideia apresentada no início do texto.
Infere-se do texto que pessoas que não desenvolvem a inteligência emocional não alcançam sucesso profissional tampouco pessoal.
É correto afirmar, pelo texto, que as discussões de ordem interpessoal, no ambiente de trabalho, impedem a insatisfação no trabalho, o adoecimento, o absenteísmo e ainda melhoram a produtividade.
A leitura do texto, de estrutura argumentativa, nos permite considerar que a inteligência emocional é muito importante para a formação integral do homem
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