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Banca: IBFC x
#113458
Concurso
Câmara de Feira de Santana-BA
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(1,0)

As construções frasais da Libras podem respeitar diferentes ordens gramaticais e trazem na sua construção a noção de tempo: passado, presente, futuro. Considere a frase “O irmão dela vendeu o carro” para assinalar a alternativa que dispõe a mesma em Libras:

#113457
Concurso
Câmara de Feira de Santana-BA
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(1,0)

O bilinguismo, enquanto paradigma atual na educação de alunos surdos, é muito discutido e possui grande referencial teórico. Para esses referenciais uma escola bilíngue é aquela que garante as Línguas 1 e 2. Quanto à compreensão do bilinguismo na escola: Assinale a alternativa que explana corretamente.

#113456
Concurso
Câmara de Feira de Santana-BA
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(1,0)

A legislação que dispõe sobre a Libras, estabelece que “As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares […]” (BRASIL, 2002, ART. 14). Considerando a legislação e tendo em mente o conceito de acessibilidade, leia as afirmativas a seguir para analisar o papel das instituições federais: I. Promover cursos de formação de professores para o ensino de Libras, tradução e interpretação de Libras – Língua Portuguesa e Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. II. Ofertar, desde o Ensino Fundamental I o ensino de Libras e Língua Portuguesa. III. Prover a escola com: professor ou instrutor de Libras, tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa; professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas, e professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos. IV. Garantir que os mecanismos de avaliação sejam os mesmos de todos os alunos, surdos e ouvintes, sem considerações diferentes na correção das provas, com vistas à garantir a igualdade e a inclusão dos alunos surdos. Assinale a alternativa correta.

#113455
Concurso
Câmara de Feira de Santana-BA
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(1,0)

A comunidade surda é reconhecida por sua força e luta por direitos de uma educação de qualidade com vistas à sua inclusão social, cultural, no mercado de trabalho e assim por diante. Essas lutas, ao longo das décadas, resultaram em direitos nesses diferentes âmbitos, estando, dessa forma, representada na legislação vigente. Assinale a alternativa correta que dispõe acerca de um desses direitos conquistados.

#112612
Concurso
SEAP-DF
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(1,0)

Indique a alternativa correta ao descrever, respectivamente: o significado de III Reich, quem é seu fundador, em qual contexto emerge e quando termina.

#112611
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SEAP-DF
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(1,0)

Podemos classificar Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões (1525-1580) como uma das maiores obras literários do mundo ocidental. Escrita no contexto renascentista, essa texto tem grande valor histórico, por isso destacamos um trecho da referida obra para que possamos analisar:

Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandre a Trajano
A fama das vitorias que tiveram;

Que eu canto o feito ilustre Lusitano,
A quam Neptuno e Marte obedeceram:
Cesse tudo o que a musa antiga Canta
Que outro valor mais alto se alevanta.


As afirmações abaixo tratam da comparação feita por Camões, do período histórico em que estava vivendo com outra, e por quem advoga.
I. Camões compara os feitos da sociedade Lusitana de seu tempo com a Antiguidade Clássica, argumentando que as realizações dos portugueses são superiores;
II. O autor compara a Antiguidade Clássica, de Alexandre, imperador Romano e Trajano, da Macedônia, por suas navegações não terem sido tão grandiosa quanto a dos portugueses de seu tempo;
III. Que o período da Antiguidade Clássica obteve vitorias, como a sociedade portuguesa quinhentista, destacando que os portugueses não crêem em Neptuno ou Marte por serem cristãos;
IV. Que o feito lusitano das grandes navegações promove o “valor mais alto que se alevanta”, frente às realizações de outras sociedades.

Estão corretas as afirmativas:

#112610
Concurso
SEAP-DF
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(1,0)

Leia o trecho do texto retirado de Novum Organum, de Francis Bacon (1561-1626) e a seguir responda:

“Dentre os mortais, mais animados e interessados, não no uso presente das descobertas já feitas, mas em ir mais além; que estejam preocupados não com a vitoria sobre adversários por meio de argumentos, mas na vitoria da natureza, pela ação; (...) para conhecera verdade de forma clara e manifesta; (...) Parece-nos que a introdução de notáveis descobertas ocupa de longe alto posto entre as ações humanas. Esse foi também o juízo dos antigos, que tributavam horas divinas aos inventores”

Indique a alternativa que se refere ao período histórico em que escreve Bacon, e sobre o que o autor está se referindo com seus argumentos.

#112609
Concurso
SEAP-DF
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(1,0)

O Manifesto Antropofágico, escrito por Oswald de Andrade, publicado em maio de 1928, representa a continuidade do Movimento Modernista, iniciado no início da década de 1920. Esse movimento configurou-se como fundamental para a história e para arte brasileira. Sobre as propostas do Manifesto Antropofágico, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A retomada de costumes indígenas, em que o canibalismo era essencial para a formação de uma identidade genuinamente brasileira, livre de influências de outrem;
II. Ironizar costumes indígenas, tido como selvagem, por uma forma misturada e brasileira de composição da arte, fundamentada pela apropriação teórica marxista da história e da arte surrealista;
III. Retomada do fundamento antropofágico, no sentido de apropriação do outro, de elementos culturais, das técnicas importadas como surrealismo, para reelaborando-as com autonomia autoral;
IV. Entre as diversas influências filosóficas, o materialismo histórico e a psicanálise freudiana, destacam-se.

É correto o que se afirma em:

#112608
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(1,0)

Segundo Umberto Eco (1989): É verdade, a Revolução Francesa foi antecipada por outros fenômenos como o habeas corpus inglês. Mas os ingleses, isso é sabido, permanecem em sua própria casa e, se conquistaram o habeas corpus, ficaram satisfeitos em conservá-lo para eles. A Revolução Francesa, ao contrario, exportou suas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade. (...) A própria idéia das independências nacionais, nasce e se difunde com a Revolução Francesa. E portanto, nós somos, votamos, escrevemos cartas aos jornais, organizamos manifestações, pressionamos o nosso deputado, porque houve a Revolução Francesa”

Considerado a citação exposta acima, indique qual influência que a Revolução Francesa teve em outros contextos:
I. A revolução Inglesa foi urbana e industrial, a Revolução Francesa realizou-se no campo, por isso não atentou às questões relativas ao habeas corpus.
II. A Revolução Francesa entusiasmou o continente Europeu, influenciou movimentos emancipacionistas como a Revolução Haitiana e a Conjuração Baiana;
III. A Revolução Inglesa do século XVII não influenciou imediatamente nenhuma mudança no mundo Ocidental, diferentemente do contexto francês;
IV. Os efeitos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, encontraram um mundo mais receptivo às mudanças sociais.

Estão corretos os itens:

#112607
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SEAP-DF
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A ilha antilhana de Saint Domingue (ex-Hispaniola) iniciou processo emancipatório contra o regime colonial em 1791, com ampla participação da população escravizada, que causou medo nas diversas colônias do continente americano. Esse levante também é conhecido como Revolução Haitiana (1791-1804). Teve como um de seus líderes, Toussaint L’Ouverture, o articulador do texto constitucional de 1801. Entre as posições e ações revolucionárias realizadas pela população, podemos destacar:

I. A emancipação fundou-se predominantemente na participação da população de ascendência africana;
II. Aliança com as tropas napoleônicas, enviadas no contexto da revolução francesa de 1789;
III. Anão participação das elites coloniais no processo revolucionário;
IV. Abolição imediata da escravidão, logo após a tomada do poder.

Indique a única sentenças, que não estão de acordo com as posições e ações revolucionárias haitianas do período descrito.

#112606
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O processo de abolição do sistema escravista no Brasil não pode ser reduzido a Lei Áurea, promulgada pela princesa Isabel, aos 13 de maio de 1888. A complexidade dos acontecimentos históricos devem ser analisados e comparados. Como exemplo podemos pensar em revoltas de escravos e mesmo na extinção da escravidão na província do Ceará, em 1884, em contraste com a posição de fazendeiros e comerciantes na Bahia do mesmo período. Emilia Viotti da Costa (1982) destaca uma petição do Imperial Instituto Bahiano de Agricultura, encaminhada à Câmara dos Deputados em 14 junho de 1884, argumentando contra a extinção do sistema escravista, sendo o escravo: “Mais do que um bem patrimonial, mais do que um elemento da fortuna privada, o escravo é uma instituição social, é uma força de produção e da riqueza nacional, enfim. A lavoura e o comercio dessa província não são escravagista, como ninguém o é no século em que vivemos. Mas a escravidão tendo entrado em nossos costumes, em nossos hábitos, em toda a vida social e política, acha-se por tal forma a ela vinculada que extingui-la de momento será comprometer a vida nacional, perturbar a sua economia interna, lançar esta na indigência, na senda do crime e no precipício de uma ruína incontável.”
Dentre os argumentos elencados na petição citada, indique quais podem ser aproximados entre as preocupações do movimento abolicionista liberal e os defensores do sistema escravista, frente à extinção da escravidão.
I. Preocupação comum entre escravistas e abolicionistas liberais era o fato de entender o escravo como bem patrimonial, elemento fundamental do direito de propriedade privada;
II. O entendimento do qual, no século XIX, ninguém era escravagista, especialmente na Bahia;
III. Preocupação com o efeito da libertação, já que essa atitude política poderia levar os escravos libertos à pobreza, comprometendo ainda a economia interna do país.

A(s) sentença(s) que aproxima(m) preocupação comum entre escravistas e abolicionistas liberais são:

#112605
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A Revolta dos Malês, em 1835, foi um movimento:

#112604
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Leia o trecho destacado do documento proposto a Manuel da Silva Ferreira pelos seus escravos no Engenho Santana, em Ilheus, Bahia, por volta de 1789, e assinale a alternativa correta:

“Meu Senhor, nós queremos paz e não queremos guerra; se meu senhor também quiser nossa paz há de ser nessa conformidade, se quiser estar pelo que nós quisermos, a saber. Em cada semana nos há de dar os dias de sexta-feira e de sábado para trabalharmos para nós, não tirando um destes dias por causa de dia santo. Para podermos viver nos há de dar rede, tarrafa e canoas. Não nos há de obrigar a fazer camboas, nem a mariscar, e quando quiser fazer camboas e mariscar mande os seus pretos Minas. Faça uma barca grande para quando for para Bahia, nós metermos as nossas cargas para não pagarmos fretes.(...) A tarefa de cana há de ser de cinco mãos, e não de seis, e a dez canas em cada feixe.(...) Os atuais feitores não os queremos, faça a eleição de outros com a nossa aprovação.(...) Os marinheiros que andam na lancha além de camisa de baeta que se lhe dá, hão de ter gibão de baeta, e todo vestuário necessário. O canavial do Jabirú o iremos aproveitar por esta vez, e depois há de ficar para pasto porque não podemos andar tirando canas por entre mangues. Poderemos plantar nosso arroz onde quisermos, e em qualquer brejo, sem que para isso peçamos licença, e poderemos cada um tirar jacarandás ou qualquer pau sem darmos parte para isso. A estar por todos os artigos acima, e conceder-nos estar sempre de posse da ferramenta, estamos prontos para o servirmos como dantes, porque não queremos seguir os maus costumes dos demais Engenhos. Poderemos brincar, folgar, e cantar em todos os tempos que quisermos sem que nos impeça e nem seja preciso licença.”

#112603
Concurso
SEAP-DF
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(1,0)

A estratégia analítica de Edgard de Decca (1992) para pensar a memória histórica, elaborada nos enunciados dos discursos políticos, como na assim chamada “Revolução de 1930”, consolidada por certa prática historiográfica, legitimadora desse processos históricos como revolucionário é problematizada pelo autor. Em suas palavras: “Esse discurso como exercício efetivo do poder político, além de periodizar a história, define o lugar onde ela deve ser lida - o passado memorizado como domínio das oligarquias e o presente como uma revolução sem prazo para acabar. (...) Como discurso do exercício do poder, a Revolução de 1930 oculta o percurso das classes sociais em conflito, não apenas anulando a existência de determinados agentes, mas, principalmente, definindo enfaticamente o lugar da história para todos os agentes sociais. (...)” (1992:72)
Na configuração do “Discurso do Poder”, segundo Decca(1992), assinale a alternativa que apresenta quem teve o seu percurso ocultado e mostra como foi interpretada a etapa histórica anterior a “Revolução de 1930”:

#112602
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SEAP-DF
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Um dos nomes mais importantes da Escola dos Annales foi o historiador medievalista francês Marc Bloch. Sua proposta epistêmica buscou romper com o paradigma positivista em que a ciência histórica estava apoiada no início do século XX, problematizando a própria noção de história, que naquele momento definia o passado como um dado rígido, inalterável. Em Apologia da História, publicado em 1949 por Lucien Febvre ou O Ofício do Historiador (2002), último texto escrito por Bloch, inacabado por causa da sentença de fuzilado imposta pela Gestapo em 1944, na cidade francesa de Saint Didier de Formans, por ter participado da Resistência em Lion contra o nazismo alemão, o referido livro traz grandes contribuições metodológicas para as ciências humanas, tendo influenciado muitos historiadores como Braudel, Duby, Le Goff, Ferro, Lepetit, entre outros. Dentre as contribuições conceituais desenvolvidas pela Escola dos Annales, também chamada posteriormente de História Nova, destacamos algumas noções desenvolvidas por essa corrente teórica:

I. História de longa duração;
II. História das mentalidades;
III. História das multidões e das massas.

Indique a opção que representa os conceitos desenvolvidos por tal escola teórica: