(1,0)
Assinale a alternativa que não mostra correta- mente uma característica do alginato.
É correto afirmar para o cimento de fosfato de zinco que:
Considerando os distúrbios sistêmicos e o periodonto, avalie as frases abaixo.I. Na Síndrome de Down, a dentição permanente é afetada por uma inflamação rápida e grave em mais da metade dos pacientes, o que não ocorre na dentição decídua.II. No caso do Herpes Zoster, quando a divisão maxilar do nervo trigêmeo é afetada, as lesões podem aparecer na gengiva palatina, estritamente de forma unilateral.III. Lesões hipertróficas causadas por Cândida, podem aparecer tanto na gengiva quanto na mucosa, e lembram leucoplasia.Está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que não representa uma infração ética, baseando-se no Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia, 2006.
Considerando as lesões endodônticas e seus diagnósticos, pode-se dizer que:
CONSTRUÇÃOComposição: Chico BuarqueAmou daquela vez como se fosse a última Beijou sua mulher como se fosse a última E cada filho seu como se fosse o único E atravessou a rua com seu passo tímido Subiu a construção como se fosse máquina Ergueu no patamar quatro paredes sólidas Tijolo com tijolo num desenho mágico Seus olhos embotados de cimento e lágrima Sentou pra descansar como se fosse sábado Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago Dançou e gargalhou como se ouvisse música E tropeçou no céu como se fosse um bêbado E flutuou no ar como se fosse um pássaro E se acabou no chão feito um pacote flácido Agonizou no meio do passeio público Morreu na contramão atrapalhando o tráfego. (...) (Texto retirado do site: http://www. vagalume.com.br/chico-buarque/construcao. html)Que palavra, no início da estrofe, antecipa o desfecho do protagonista na letra da música de Chico Buarque?
Ao longo do texto, ao defender seu ponto de vista central sobre o tema que debate, a autora põe em confronto duas idéias, que podem ser representadas pelas seguintes palavras do texto:
àquela que se arrisca a ser bem mais prejudicial para o futuro da democracia: (linhas 2-3)
Uma palavra com mesma classificação gramatical que a palavra “mais” , na frase acima, está destacada em:
A autora utiliza um argumento de autoridade para reforçar seu ponto de vista em qual parágrafo?
Parece que esquecemos as faculdades do pensamento e da imaginação (linha 18)
A oração subordinada substantiva sublinhada é classificada como:
Quando estabelecemos contatos sociais, se não aprendermos a ver no outro “um outro nós”, imaginando-lhe faculdades internas de pensamento e emoção, (linhas 20-21)
No fragmento destacado, “ lhe” tem sentido equivalente ao do seguinte pronome:
a capacidade de se considerarem membros de uma nação heterogênea (todas as nações modernas o são) (linhas 27-28)
Na citação acima, o conteúdo entre parênteses, em relação ao que é exposto inicialmente, expressa sentido de:
A cidadania mundial implica realmente o conhecimento das humanidades? (linha 31)
Um significado possível para a palavra sublinhada na frase acima é:
Para ser um cidadão responsável, necessita de algo mais: (linha 34)
No sexto parágrafo, o trecho citado, considerando as idéias expostas antes e depois dele, poderia ser introduzido pelo seguinte conectivo:
Se insistimos em prover aos alunos uma série de ensinamentos da área das humanidades, é porque cremos que essas matérias os estimularão a pensar (linhas 47-48)
Ao passar o verbo “ insistir” para o pretérito imperfeito do subjuntivo, para manter a correlação temporal, o verbo “ser” deverá assumir a seguinte forma:
Recuperar senha