(1,0)
Em seu texto Reflexões sobre o Serviço Social e o projeto ético-político profissional, a autora Maria Lúcia Martinelli afirma que o projeto ético-político que se tem hoje no âmbito do Serviço Social, cuja base de sustentação é a teoria social marxista, é uma construção coletiva.
Dessa construção não participaram os seguintes sujeitos:
No texto Desigualdade, pobreza e Serviço Social, José Paulo Netto afirma: “ao contrário do que sustentam alguns ideólogos, não estamos diante de uma ‘nova’ questão social – entendo que estamos confrontados com novas expressões da questão social.” Nesse contexto, o autor apresenta como novas problemáticas algumas situações que antes não eram socialmente reconhecidas como significativas, mas que adquiriram magnitude. Assinale a alternativa que não representa uma dessas novas problemáticas apontadas pelo autor.
De acordo com a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, constitui atribuição privativa do assistente social
De acordo com a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, não compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, a seguinte atribuição:
No artigo Política social e trabalho familiar: questões emergentes no debate contemporâneo, sua autora afirma que “o caráter familista da política social vem se efetivando e se reforçando em vários níveis e tem se refletido em especial no campo da oferta dos serviços sociais”.Segundo a autora, é incorreto afirmar que isso tem se realizado basicamente por meio de:
No que diz respeito aos movimentos específicos efetuados pelo conjunto CFESS / CRESS pela instituição e consolidação da Assistência Social como política pública, descritos nos Parâmetros para Atuação dos Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, é incorreto afirmar:
As seguintes funções da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) foram descritas por Aldaíza Sposati no texto Modelo brasileiro de proteção social não contributiva: concepções fundantes. Com base nesse texto, analise as seguintes afirmativas:
I. A vigilância social é a capacidade de detectar e monitorar as ocorrências de vulnerabilidade e fragilidade que possam causar a desproteção, além da ocorrência de riscos e vitimizações.
II. A defesa de direitos trata-se de uma preocupação com os procedimentos dos serviços no alcance de direitos socioassistenciais e na criação de espaços de defesa para além dos conselhos de gestão da política.
III. A proteção social inclui a rede horizontal de serviços e benefícios.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considerando que, como resultado das determinações constitucionais de 1988 e suas regulamentações, a proteção social no Brasil sofreu significativas alterações, assinale a alternativa incorreta.
Em relação à solidariedade e ao respeito crítico descritos na publicação O Código de Ética Comentado do Serviço Social, as relações profissionais, seja com colegas, com outros profissionais ou com usuários, não são pautadas pelo seguinte princípio e valor:
Analise as afirmativas a seguir relativas às boas práticas do mercado digital.I. A verba de comunicação deve contemplar todas as ações, como custos associados à produção de um site, manutenções mensais, presença em redes sociais, produções de peças de mídia e vídeos, por exemplo. II. É importante ter claramente qual é o objetivo do negócio e da estratégia de comunicação da empresa. É necessária a mudança na cultura interna das empresas que atrelam seus investimentos (no âmbito digital) somente em campanhas de produtos / serviços ou lançamentos. III. É importante entender em detalhes qual é o público-alvo da marca, com as tradicionais informações (idade, sexo, classe social / econômica) e outras comportamentais. É valido também ter acesso a pesquisas que podem ajudar nesse entendimento.Estão corretas as afirmativas:
Com relação à assessoria de imprensa no Brasil e às ideias de Jorge Duarte (2003), assinale a alternativa INCORRETA.
No livro Ética, jornalismo e nova mídia, o autor, Caio Tulio Costa, faz referência ao pensador belga Luc de Brabandere elencando as diferenças entre ética e moral.A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os elementos ética e moral a suas respectivas características.COLUNA I1. Ética 2. MoralCOLUNA II( ) Supõe julgamento, valor. É individual e tem abordagem sistêmica. ( ) O espaço será todo lugar e tempo sempre. Persegue a justiça. ( ) É precedida pelo ensaio e pelo erro. Distingue o bom e o mau. ( ) Vem do eu, do interior de cada um. Logicamente se encontra contradição.Assinale a sequência CORRETA.
Segundo Jenkins (2014, p. 26-27): “A ‘propagabilidade’ se refere aos recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outros, às estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, aos atributos de um texto de mídia que podem despertar a motivação de uma comunidade para compartilhar material e às redes sociais que ligam as pessoas por meio da troca de bytes significativos.”.Analise as seguintes afirmativas sobre as práticas de propagação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.( ) Aderência refere-se à necessidade de criar um conteúdo que atraia a atenção da audiência e que a envolva. ( ) O conteúdo que gruda, que tem aderência, é o material que as pessoas querem propagar. ( ) Aderência refere-se aos mecanismos que motivam as pessoas a buscar um site em particular e a permanecer navegando nele. ( ) Aderência privilegia a colocação de conteúdo em um grande número de lugares. Desse modo, não se pode computar a audiência.Assinale a sequência CORRETA.
Com relação à notícia e à reportagem, assinale a alternativa INCORRETA.
Leia o trecho do livro A cultura da convergência, de Jenkins (2008, p. 41), a seguir.“A convergência das mídias é mais do que apenas uma mudança tecnológica. A convergência altera a relação entre tecnologias existentes, indústrias, mercados, gêneros e públicos.”Segundo o autor, assinale a alternativa que não apresenta aspectos que se referem à convergência.
Recuperar senha