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Analise a tirinha a seguir.

Simulado PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG | Intérprete Educacional A



Essa tirinha aborda quais tipos de representação da surdez, opostas entre si?

#131594
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Segundo Quadros (1997), no processo de alfabetização de surdos, o professor não deve

#131593
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Sobre o reconhecimento das línguas de sinais no mundo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Já na década de 1960, muitos pesquisadores defendiam que as línguas de sinais eram, de fato, línguas naturais.

( ) Na tentativa de equiparar o valor linguístico das línguas de sinais com o das línguas orais, as pesquisas científicas buscam identificar universais linguísticos, tais como morfologia, sintaxe e semântica.

( ) No Brasil, os estudos sobre a língua de sinais começaram nos anos 1990, mas o reconhecimento oficial da língua só foi feito nos anos 2000.

Assinale a sequência correta.

#131592
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Sobre o uso da apontação nas línguas de sinais, assinale a alternativa incorreta.

#131591
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Sobre interpretação da Libras para a modalidade oral da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.

#131590
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Leia o texto a seguir.

“Gênero documental é a reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente suporte e formato, e que exigem processamento técnico específico e, algumas vezes, mediação técnica para acesso.”

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Gestão de documentos: curso

de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão

de Documentos de Arquivo – SIGA, da administração pública

federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011. p.12.

Considerando o texto apresentado, são exemplos de gêneros documentais:

#131589
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Considerando as características do documento arquivístico, analise as afirmativas a seguir.

I. Na fixidez, estão asseguradas a forma fixa e o conteúdo estável do documento arquivístico.

II. A autenticidade possui dois componentes: confiabilidade e fidedignidade.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

#131588
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São procedimentos que compõem a segunda fase da gestão de documentos, exceto:

#131587
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Leia o texto a seguir.

“Do ponto de vista da diplomática, o documento arquivístico digital, exatamente como o seu correlato em papel, apresenta as seguintes características: forma fixa, conteúdo estável, relação orgânica, contexto identificável, ação e o envolvimento de cinco pessoas, [1] autor, [2] redator, [3] destinatário, [4] originador e [5] produtor.”

RONDINELLI, Rosely Curi. O documento arquivístico ante a

realidade digital: uma revisão conceitual necessária. Rio de

Janeiro: Editora FGV, 2013. p. 235. (grifo nosso).

A respeito das cinco pessoas citadas no texto, apenas três são obrigatórias no documento arquivístico. São elas:

#131586
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Leia o texto a seguir.

“Avaliação é o processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a destinação final, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.”

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Gestão de documentos: curso

de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão

de Documentos de Arquivo – SIGA, da administração pública

federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011. p. 26.

A respeito do processo de avaliação, são objetivos que contribuem para o alcance da racionalização do ciclo vital de documentos, exceto:

    #131585
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    (1,0)

    São tipos de metadados de preservação, exceto:

    #131584
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    (1,0)

    Analise este registro descritivo.

    Simulado PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG | Arquivista  B



    A respeito desse registro descritivo, assinale a alternativa correta.

    #131583
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    Observe a imagem a seguir sobre os diferentes níveis de abstração de um objeto digital.

    Simulado PREFEITURA DE UBERLÂNDIA – MG | Arquivista  A

    Tendo como referência a imagem apresentada, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o conceito à sua respectiva definição.

    COLUNA I

    1. Objeto experimentado

    2. Objeto lógico

    3. Objeto conceitual

    COLUNA II

    ( ) É o objeto digital, estruturado enquanto um conjunto de sequências de bits, preparado para ser devidamente apresentado a um receptor humano.

    ( ) É o objeto digital que se apresenta de maneira compreensível ao usuário.

    ( ) É a interpretação individual feita por cada ser humano a partir do contato com um objeto recebido.

    Assinale a sequência correta.

    #131582
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    Leia o texto a seguir.

    “A contribuição de Schellenberg para a teoria contemporânea de avaliação está centrada, portanto, na ideia de que ‘os valores inerentes aos documentos públicos modernos são de duas modalidades: valores primários [...] e valores secundários [...]’.”

    TRACE, Ciaran B. Dentro ou fora do documento? Noções de

    valor arquivístico. In: EASTWOOD. Terry; MACNEIL, Heather

    (Org.). Correntes atuais do pensamento arquivístico.

    Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 82. (grifo nosso).

    A respeito dos valores primários e secundários citados no texto, assinale a alternativa correta.

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    Leia o texto a seguir.

    “Há três fases no planejamento de um programa de manutenção de acervos: a reunião das informações, a formulação de políticas e de procedimentos para orientar o programa de manutenção de acervo e a seleção e organização dos projetos.”

    OGDEN, Sherelyn. Planejamento. 2. ed. Rio de Janeiro:

    Projeto Conservação Preventiva em Biblioteca e Arquivos:

    Arquivo Nacional, 2001. p. 22. (grifo nosso)

    Considerando o trecho em destaque, analise as seguintes afirmativas.

    I. As diretrizes devem adaptar-se à equipe e aos recursos financeiros da instituição, de modo que as opções de procedimento reflitam objetivos realistas e possíveis de serem atingidos.

    II. As diretrizes devem apresentar as opções de procedimento disponíveis na instituição para cada problema e incluir instruções passo-a-passo para cada opção.

    Assinale a alternativa correta.