(1,0)
Analise as assertivas a seguir, a respeito da palavra “decomposição” (l. 28):
I. Trata-se de substantivo comum de dois gêneros, não apresentando, portanto, flexão de gênero.
II. É uma palavra formada a partir de derivação sufixal, tendo como origem a palavra “composição”.
III. Um dos sentidos da palavra destacada é “redução a elementos simples”.
Quais estão corretas?
Na linha 41, no trecho “no qual um país vê ir embora um grande criador”, encontra-se sublinhada uma figura de linguagem. Assinale a alternativa que apresenta o mesmo mecanismo empregado no trecho destacado, ou seja, a mesma figura de linguagem.
Na linha 24, o vocábulo “como” (segunda ocorrência) tem valor ____________ e poderia ser substituído por _________ desde que ___________ as alterações necessárias no período.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Considerando os aspectos relativos à regência verbal, assinale a alternativa que apresenta uma possibilidade de reescrita do trecho a seguir, de maneira correta, sem que haja prejuízo da correção gramatical:
“que nos lembra de algo que queríamos” (l. 25).
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uso de linguagem figurada através do emprego de figuras de linguagem.
Na linha 01, temos o seguinte trecho: “Havia aquilo que fazia da trajetória de João Gilberto algo profundamente singular”. Assinale a alternativa que classifica corretamente a função sintática do termo sublinhado.
Considere o seguinte período do texto: “Essa música só poderia mesmo vir de um país que, por um momento, parecia acreditar em sua capacidade de saltar por cima do atraso e de abraçar seu destino de espaço de hibridação contínua das formas” e, em seguida, analise as afirmações que são feitas a respeito dele, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O período é composto por três orações.
( ) Temos nesse período duas orações adjetivas coordenadas entre si através da conjunção “e”.
( ) O período é composto por uma oração principal, uma oração assindética e uma oração coordenada sindética aditiva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa na qual a palavra “que” NÃO esteja empregada como pronome relativo.
Na linha 25, observando a colocação do pronome oblíquo “nos”, percebemos a ocorrência de próclise. Assinale a alternativa na qual o pronome oblíquo está colocado INCORRETAMENTE, de acordo com a norma culta.
Analise as seguintes assertivas sobre a expressão “Toda criação” (l. 28):
I. A palavra “toda” pode ser classificada como pronome indefinido.
II. Caso inseríssemos um artigo definido antes do substantivo “criação”, manteríamos o mesmo sentido da expressão original.
III. O pronome em questão está em posição de pronome substantivo.
Analise as assertivas a seguir, a respeito do emprego dos sinais de pontuação no texto, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na linha 04, o emprego da vírgula deve-se à separação de orações coordenadas.
( ) Na linha 11, o emprego da dupla vírgula deve-se à separação de um adjunto adverbial intercalado.
( ) Na linha 36, a vírgula está separando um adjunto adnominal do restante do período.
Na linha 15, temos o trecho “ela se encontrava na bossa-nova”. A transposição do excerto para a voz passiva analítica, mantendo-se o mesmo tempo verbal, é dada corretamente em:
Nas linhas 29-30, temos o seguinte trecho: “Todo criador real luta contra as próprias formas que ele produz, cria falhas nos edifícios que levanta”. Caso empregássemos a forma plural do substantivo “criador”, quantas outras alterações deveriam, obrigatoriamente, ser feitas para que se mantivessem as corretas relações de concordância no período?
Considerando o Acordo Ortográfico vigente, assinale a alternativa na qual o emprego do hífen esteja INCORRETO.
Assinale a alternativa na qual a supressão do acento gráfico levaria à formação de palavra existente em Língua Portuguesa e pertencente à mesma classe gramatical da palavra originalmente acentuada.
Recuperar senha