(1,0)
Muitas pesquisas têm sido realizadas para averiguar o estilo de liderança mais adequado para promover um desempenho eficaz do trabalho. Esses resultados inconsistentes têm levado as pessoas a considerar a situação em que o líder e os subordinados operam. Associando o estilo de liderança e o desempenho do grupo, Fiedler notou a presença de variáveis situacionais e identificou três dimensões situacionais que influenciam a liderança eficaz: relação líder/membros, estrutura da tarefa e poder da posição do líder. Entende-se por poder da posição do líder o:
A língua escrita, como a falada, compreende diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padrão de linguagem que incorpore expressões extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurídico, não se há de estranhar a presença do vocabulário técnico correspondente. Nos dois casos, há um padrão de linguagem que atende ao uso que se faz da língua e à finalidade com que a empregamos. O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que:
A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade. As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por:
Considere o conceito: “significa um modo de vida, um sistema de crenças e valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típica de determinada organização”. Segundo Beckhard, é o conceito de:
A sociedade moderna envolve um contínuo crescimento e evolução das organizações em formas bastante variadas, cumprindo papéis diversos. A sociedade está em contínua evolução. As organizações formais constituem a forma dominante de instituição em nossa sociedade. Cada organização é restringida por recursos limitados, e por isso não pode tirar vantagens de todas as oportunidades que surgem. Quando a organização aplica seus recursos na alternativa que produz o maior resultado, pode-se dizer que é obtida a:
Cada organização é um sistema complexo e humano, com características próprias, com a sua própria cultura e com um sistema de valores, os quais determinam a estrutura de informações e os procedimentos de trabalho. Todo esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que tenha como resultado produtividade e motivação ótimas. A fim de que permita capacidade inovadora, a estrutura organizacional deve ter as seguintes características:
A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento das necessidades das pessoas, da alimentação, entre outros, em todos os níveis – praticamente tudo depende das organizações. As organizações transformam recursos em produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criaram. Duas palavras são usadas para indicar que uma organização tem desempenho de acordo com as expectativas dos usuários e das pessoas que mobilizaram os recursos:
Os créditos referentes às autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento estão previstos no art. 41 da Lei 4.320. Aqueles créditos destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica são denominados:
Princípio orçamentário que preconiza que as receitas e as despesas devem aparecer no orçamento de maneira discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, a origem dos recursos e sua aplicação:
Nos procedimentos de licitação, existe um princípio que afirma que todos os licitantes devem ser tratados igualmente, em termos de direitos e obrigações, devendo a Administração, em suas decisões, pautar-se por critérios objetivos. Este é o princípio da:
No caso de venda de imóvel da Administração Pública para outro órgão da Administração Pública, mediante autorização legislativa e precedida de avaliação, tem-se uma situação caracterizada como licitação:
A falência, a insolvência civil, a dissolução da sociedade ou falecimento do contratado e, ainda, a alteração social que prejudique a execução de um contrato administrativo permitem que a Administração Pública pratique a:
O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança:
Na moderna gestão logística, é fundamental estabelecer critérios e padrões de desempenho para que se possam monitorar os processos e buscar a melhoria da qualidade. Quando o gestor estabelece indicadores de performance relativos às metas para a data de entrega de pedidos de cliente, ele está utilizando a estrutura de:
O cumprimento do programa de trabalho expresso em termos monetários e em termos de realização de obras e prestação de serviços compreende um aspecto do(a):
Recuperar senha