(1,0)
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais representam um compromisso com uma Educação Física voltada para a formação cidadã dos alunos e das alunas. Para que esse compromisso seja devidamente compreendido e se manifeste no cotidiano das escolas, o CBC apresenta diretrizes que devem ser respeitadas na organização e no ensino da disciplina: 1- Corpo concebido na sua totalidade; 2- A qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena; 3- As práticas corporais como linguagem; 4- A ludicidade como essência da vivência corporal; 5- A escolarização como tempo de vivência de direitos; 6- A democracia como fundamento do exercício da cidadania; 7- A ética e a estética como princípios norteadores da formação humana. Analise as afirmativas a seguir, retiradas do próprio CBC, relacionando-as com as diretrizes apresentadas e numerando-as de acordo com a sequência apresentada acima.
( ) Implica pensar, sobretudo, na dignidade humana, nas relações desses sujeitos consigo mesmos, com o outro, com os meios físico, cultural e social. Isso, por sua vez, implica levar em conta diferentes fatores que atuam nas condições de vida dessas pessoas, como os condicionantes das dimensões biológica, psicológica, social, cultural econômica, ambiental, dentre outras.
( ) Significa conceber o sujeito a partir da indissociabilidade de suas dimensões biológica, afetiva, cognitiva, histórica, cultural, estética, lúdica, linguística, dentre outras. Significa compreender que o ser humano é um todo indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.
( ) Implica tomadas de decisão dos participantes na organização da experiência. É uma ação movida pelo desejo e pela satisfação de quem participa. Tem limites de tempo e de espaço próprios, ou seja, limites dados pelos participantes. Possibilita aos participantes organizar a atividade e construir ou (re)criar coletivamente suas regras. Nesse sentido, a vivência lúdica constitui espaço de inovação e criatividade.
( ) O ensino da Educação Física não pode, portanto, perder de vista a perspectiva de uma prática pedagógica inclusiva, não discriminatória entre homens e mulheres de todas as idades, classes sociais, etnias, independentemente de suas habilidades e performances nas práticas corporais.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre as diretrizes e as afirmativas apresentadas.