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Banca: FUMARC x
#41336
Concurso
SEE-MG
Cargo
Professor - Português
Banca
FUMARC
Matéria
Português
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difícil

(1,0)

Levando em consideração as novas regras ortográficas vigentes, assinale a afirmação INCORRETA:

#41335
Concurso
SEE-MG
Cargo
Especialista em Educação Básica
Banca
FUMARC
Matéria
Conhecimento Específico de Assistente de Educação
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difícil

(1,0)

A avaliação da aprendizagem é concebida de diferentes maneiras nas diversas concepções de ensino. Nesse sentido, analise as seguintes afirmações:

I. A autoavaliação é um dos momentos que favorece a construção da autonomia, pois leva o educando, sob acompanhamento do seu professor, a questionar e gestar suas ações, bem como controlar e reorientar sua aprendizagem.

II. O ensino se baseia na memorização. Nesse sentido, a forma de avaliar coerente com essa concepção de ensino se pauta no conceito de avaliação em que o educando deve reproduzir o conteúdo exposto pelo professor, que, por sua vez, deve atestar o desempenho do aluno em erros e acertos. Provas, exames, chamadas orais e exercícios são os instrumentos avaliativos utilizados, objetivando a reprodução exata das informações recebidas pelos alunos.

III. O foco não está nem no professor nem no aluno, mas nos conteúdos a serem ensinados. Entre os vários instrumentos destinados a medir o desempenho dos alunos, podemos citar testes, escalas de atitude, questionários, fichas de registro de comportamento e diversas maneiras de coletar informações sobre o desempenho dos alunos.

É CORRETO afirmar que

#41334
Concurso
SEE-MG
Cargo
Especialista em Educação Básica
Banca
FUMARC
Matéria
Conhecimento Específico de Assistente de Educação
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difícil

(1,0)

Manhê! Tirei um dez na prova

Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

Decorei toda lição

Mas que avaliação se pratica em nosso país?

Não errei nenhuma questão

Não aprendi nada de bom

Mas tirei dez (boa filhão!)

(Trecho da Música Estudo Errado – Gabriel Pensador)


I. A música “Estudo Errado”, de Gabriel Pensador (1995), faz uma crítica à escola tradicional/tecnicista no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem e ao processo avaliativo.

PORQUE

II. De acordo com Vasconcellos (2003), existe um equívoco na concepção de avaliação que não permite avanços no processo de ensino e aprendizagem. Esses equívocos estão relacionados ao referencial da avaliação, ao objeto da avaliação, ao conteúdo solicitado na avaliação, à forma da avaliação e à avaliação desarticulada da organização escolar. É CORRETO afirmar que 

#41333
Concurso
SEE-MG
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Especialista em Educação Básica
Banca
FUMARC
Matéria
Conhecimento Específico de Assistente de Educação
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(1,0)

Com relação à avaliação da aprendizagem numa perspectiva inclusiva, analise as afirmativas:

I. Avaliação da aprendizagem é um componente fundamental do planejamento do educador, no entanto, não se deve confundir o ato de avaliar com a busca da homogeneidade, mas sim em elemento fundamental para compreender as singularidades dos educandos frente à aprendizagem.

II. É justo avaliar os educandos utilizando os mesmos critérios, as mesmas medidas. Os educandos devem ser comparados por meio de procedimentos escalonados por uma média, que define os alunos como bons, médios ou fracos. Desse modo, é possível ter como melhorar o desempenho dos alunos com deficiência matriculados em escolas inclusivas.

III. Avaliar é medir. Não é justo que se concebam currículos escolares numa perspectiva inclusiva sem levar em consideração essa premissa.

É CORRETO afirmar que

#41332
Concurso
SEE-MG
Cargo
Especialista em Educação Básica
Banca
FUMARC
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Conhecimento Específico de Assistente de Educação
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(1,0)

Toda situação didática imposta de maneira uniforme a todos os alunos será totalmente inadequada para o grupo, pois, para alguns, será fácil demais, para outros, difícil demais. Daí, então, a importância do ensino diferenciado e também da avaliação diferenciada, para que possibilite a cada aluno ser avaliado de acordo com suas habilidades orais, visuais e escritas.

Fonte: PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

Analise as seguintes afirmações com base no texto de Perrenoud:

Analise as seguintes afirmações com base no texto de Perrenoud:

I. Deve-se proceder unicamente a uma avaliação afetiva porque o carinho e a atenção são cuidados que superam todas as formas de avaliar pessoas com necessidades educacionais especiais,

II. A avaliação deve ser qualitativa e processual, se pautando no diagnóstico e em instrumentos variados para que as reais necessidades educacionais sejam atendidas no processo de inclusão,

III. A avaliação e o processo de ensino e aprendizagem são ações distintas e devem acontecer em momentos diferenciados quando a questão é a da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.

Está CORRETO afirmar que as proposições 

#41331
Concurso
SEE-MG
Cargo
Especialista em Educação Básica
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FUMARC
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Conhecimento Específico de Assistente de Educação
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(1,0)

Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, a avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com: a) a experiência de seu corpo docente, diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais; b) o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema; c) a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Pú- blico, quando necessário.

(Fonte: Art. 6º, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica /Secretaria de Educação Especial. MEC/SEESP, 2001).

Analise as seguintes asserções:

I. O Art. 6º, das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), em consonância com a Declaração de Salamanca (1994), dispõe que toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas e que os sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.

PORQUE

II. Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a ela a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:

#41330
Concurso
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Especialista em Educação Básica
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FUMARC
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Conhecimento Específico de Assistente de Educação
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(1,0)

A charge acima exemplifica a clássica fragmentação dos conteúdos escolares em disciplinas. Nesse sentido, com base na leitura da bibliografia sugerida, analise as seguintes afirmativas:

I. O desdobramento do conhecimento em disciplinas estanques teve seu início mediante uma objetivação da coisa conhecida, de maneira que o sujeito cognoscente pretendeu ver a realidade dissociada de si próprio.

II. A fragmentação em disciplinas produz uma disjunção do conhecimento em relação à vida humana e à condição social.

III. A visão de realidade positivista que orientou o desenvolvimento de disciplinas ou áreas especializadas de estudo pressupõe que a verdade é absoluta, objetiva e existe independentemente do sujeito cognoscente.

Está CORRETO afirmar que as proposições

#41329
Concurso
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Especialista em Educação Básica
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(1,0)

Interdisciplinaridade é o processo de interação e engajamento dos educadores, num trabalho conjunto, de interação de disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que exerçam a cidadania, mediante uma visão global de mundo e com capacidade para enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade.

(Fonte: LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995)

A interdisciplinaridade constitui condição para a melhoria da qualidade do ensino mediante a superação contínua da sua já clássica fragmentação, uma vez que orienta a formação global.

PORQUE

A interdisciplinaridade se trata de uma proposta baseada em preceitos tayloristas, os quais se fundamentam na filosofia positivista, corrente criada pelo francês Auguste Comte.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:

#41328
Concurso
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Especialista em Educação Básica
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(1,0)

Analise as seguintes afirmativas:

I. O Projeto de Ensino-Aprendizagem é produto do planejamento docente, e este deve estar articulado com o Projeto Político-Pedagógico.

II. O Projeto Político-Pedagógico é uma grande referência para todos os projetos da escola.

III. O planejamento docente terá muito mais consistência e organicidade se estiver articulado ao Projeto Político-Pedagógico.

IV. A relação entre o Projeto Político-Pedagógico e o planejamento docente de fato existe, independentemente da participação efetiva dos professores na tomada de decisões, na construção, na elaboração, na execução e na avaliação do Projeto Político-Pedagógico.

A relação Projeto Político-Pedagógico e Projeto de Ensino-Aprendizagem está corretamente expressa em: 

#41327
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Especialista em Educação Básica
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FUMARC
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(1,0)

Analise as seguintes afirmativas:

I. Projeto Político pedagógico se refere ao plano global da instituição e o Projeto de Ensino-Aprendizagem corresponde ao plano didático.

II. O conceito de Plano de Ensino-Aprendizagem comporta em si uma ideia contrária ao que é concebido no conceito de Projeto Ensino-Aprendizagem porque o termo projeto aponta para uma proposta duradoura e definitiva na concepção de uma educação de qualidade e igualitária.

III. Vasconcellos (2000) justifica o uso do termo Projeto Ensino-Aprendizagem em detrimento do termo Projeto de Ensino porque, no primeiro, os conceitos de ensino e de aprendizagem são essencialmente relacionais e dialéticos. Ou seja, o ensino não existe por si só, mas na relação com a aprendizagem, é uma relação de dependência ontológica.

De acordo com a bibliografia estudada, é CORRETO o que se afirma em: 

#41326
Concurso
SEE-MG
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Especialista em Educação Básica
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(1,0)

A Educação Integral e Integrada visa a assegurar o acesso e a permanência dos estudantes na Educação Básica, com a melhoria da qualidade do ensino e o respeito à diversidade, garantindo-se as condições necessárias ao desenvolvimento dos diversos saberes e habilidades pelos estudantes e a ampliação da oferta da jornada em tempo integral, em consonância com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação.

(Fonte: MINAS GERAIS. Decreto 47.227 de 02 de agosto de 2017. Dispõe sobre a Educação Integral e Integrada na rede de ensino pública do Estado. Belo Horizonte: SEE, 2017.

Analise as seguintes afirmativas sobre a educação integral:

I. A jornada escolar constará de 30 horas semanais, durante todo o período letivo, compreendendo o tempo total em que os estudantes permanecerem na escola ou em outros espaços educacionais, em atividades educativas.

II. As Escolas Polem são unidades de ensino que desenvolverão atividades curriculares em perí- odo integral, contemplando os componentes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC –, bem como os diferentes campos de conhecimento e de práticas socioculturais.

III. Os campos de conhecimento da Educação em Tempo Integral devem ser distintos dos Componentes Curriculares das áreas de conhecimento do Ensino Fundamental e Médio.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

#41325
Concurso
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Especialista em Educação Básica
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FUMARC
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1
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(1,0)

As reuniões de pais se configuram como um momento especial de parceria entre a família e a escola. É importante destacar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece a obrigação de a Escola articular encontros com as famílias para que os pais possam conhecer e participar das definições pedagógicas, assim como da vida escolar de seus filhos.

Considerando o contexto do cartum e a importância de a Escola estabelecer vínculos e estreitar a convivência com as famílias, analise as asserções a seguir:

I. Na gestão democrática, as reuniões de pais se resumem a transmitir recados, informações e decisões já tomadas sobre a escola.

II. É importante que haja um planejamento, com pauta, horário e local definidos previamente, a cada ano letivo, garantindo, assim, o envolvimento dos pais nos objetivos escolares.

III. As reuniões de pais e professores devem assumir um caráter protocolar, com atrativos para os pais, como lanches e brindes, de modo a não desgastar a relação com os pais.

IV. De forma a chamá-los para a reunião, a gestão democrática deve contribuir com o aumento das possibilidades de participação compartilhada com os pais, com o objetivo de corresponsabilidade da família no processo educacional dos estudantes.

Está CORRETO apenas o que se afirma em: 

#41324
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(1,0)

A Constituição de 1988, considerada como a “Constituição Cidadã”, é fundamental para a formação da sociedade brasileira e para a consolidação do Estado democrático de direito no Brasil. Ela expressa um enorme avanço no que diz respeito à ampliação dos direitos individuais e sociais e é fundamental para a consolidação da noção de cidadania. No artigo 3º, encontramos os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, que são:

I. Garantir o desenvolvimento nacional.

II. Construir uma sociedade livre, justa e solidária.

III. Garantir a solução pacífica dos conflitos, sempre que possível.

IV. Assegurar a livre manifestação do pensamento, visando ao anonimato.

V. Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

VI. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

Está CORRETO o que se afirma em: 

#41323
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Especialista em Educação Básica
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(1,0)

“[...] o ofício do professor tem se modificado para contemplar um mundo em rápidas e constantes mudanças, no qual a formação continuada de professores, entendida como um processo constante de busca e renovação do saber-fazer educativo, que abrange as atividades promovidas ou apoiadas pela instituição e os programas de formação pessoal, deve se caracterizar como uma das condições essenciais para a melhoria do ensino e aprendizagem”.

(Fonte: GASQUE; COSTA. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. In: Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003, p. 43).

Considerando o papel do Especialista da Educação Básica na formação continuada de professores, analise as asserções a seguir, identificando-as com (V) ou (F) conforme sejam verdadeiras ou falsas

( ) Cabe ao Especialista propiciar o aprimoramento dos seus professores, incentivando-os a participar de cursos, palestras, congressos de educação e a integrar grupos de estudo.

( ) O Especialista deve organizar ciclos de estudos e oficinas pedagógicas, na intenção de ensinar aos professores o que deve ou não ser realizado em sala de aula.

( ) A formação continuada dos professores em serviço é de responsabilidade do Especialista, que deve realizar uma atividade ao final do ano letivo, obrigatoriamente.

( ) Como sugestão de atividades, o Especialista deve propor a leitura de documentos disponibilizados pela Secretaria de Educação, o trabalho em equipe, a participação do professor em projetos da escola, a reflexão pessoal, a discussão de suas práticas e a promoção e troca de experiências.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é::

#41322
Concurso
SEE-MG
Cargo
Especialista em Educação Básica
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FUMARC
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Conhecimento Específico de Assistente de Educação
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(1,0)

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, a qualidade social da educação brasileira é uma conquista a ser construída coletivamente de forma negociada e compreendida a educação como um processo de produção e socialização da cultura da vida, garantindo a presença dos sujeitos das aprendizagens na escola.

(Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013).

Considerando os requisitos pressupostos desse documento sobre a qualidade social, no tocante ao Ensino Médio, é verdadeiro afirmar a necessidade de:

I. concretização do caráter instrumental do currículo, utilizando-se recursos tecnológicos de preparação para o trabalho.

II. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.

III. integração dos profissionais da educação, dos estudantes, das famílias e dos agentes da comunidade interessados na Educação.

IV. realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social, desenvolvimento e direitos humanos, cidadania, trabalho, ciência e tecnologia, lazer, esporte, turismo, cultura e arte, saúde e meio ambiente.

V. Valorização da ação didático-metodológica do professor, permeada por dimensões técnicas, capazes de desenvolver habilidades propedêuticas. 

Está CORRETO apenas o que se afirma em: