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Banca: FGV x
#165233
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(1,0)

Os times A e B vão disputar as finais de um campeonato de basquete. Os jogos de basquete não podem terminar empatados, tem que haver um vencedor. Admita que as probabilidades dos times A e B vencerem cada jogo são iguais, isto é, 1/2 cada um.

As finais serão disputadas em até dois jogos. De acordo com o regulamento do campeonato, devido ao melhor desempenho até o momento, ao time A basta vencer um jogo das finais para ser campeão. Já o time B para ser campeão tem que vencer os dois jogos das finais.

A probabilidade do time A ser campeão é

#165232
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(1,0)

Na divisão de números naturais, sabemos que ao dividir x(dividendo) por y # 0(divisor) devemos encontrar um quociente q = ⌊ x/y ⌋ (maior número inteiro que é menor ou igual a x/y) e um resto r < y satisfazendo a igualdade: x = y . q + r .
Assim, podemos escrever que o resto da divisão do natural x pelo natural y # 0 é dado por: r =x - y . q .
Com a intenção de trabalhar a capacidade de abstração de seus alunos, Solange definiu para eles o resto da divisão do número racional x pelo número racional y # 0 como sendo: resto (x,y) = x - y . ⌊x/y⌋.
De acordo com essa definição, o valor de (5/2,1/7) é

#165231
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(1,0)

A Conjectura de Goldbach diz que “todo número inteiro par maior do que 2 pode ser escrito como a soma de dois números primos”. Por exemplo, 16 = 3 + 13.
Até hoje, a Conjectura de Goldbach não foi provada e ninguém conseguiu apresentar um contraexemplo.
Um contraexemplo para a Conjectura de Goldbach é um número inteiro maior do que 2

#165230
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(1,0)

Relacione a esfera governamental às respectivas atribuições.

1. União

2. Estados

3. Municípios

( ) Elabora e executa políticas educacionais em consonância com os planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações às dos Municípios.

( ) Oferece a Educação Infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o Ensino Fundamental.

( ) Realiza o processo nacional de avaliação do rendimento escolar, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

#165229
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(1,0)

As opções a seguir apresentam tipos de materiais didáticos e pedagógicos que apoiam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, à exceção de uma. Assinale-a.

#165228
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(1,0)

Com relação aos princípios do processo de alfabetização, analise as afirmativas a seguir.

I. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador.

II. A ludicidade é condição básica nos processos de ensino e de aprendizagem.

III. As práticas para o desenvolvimento da leitura e da produção de textos ocorre somente nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Está correto o que se afirma em

#165227
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(1,0)

Com relação aos objetivos e às metas para a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Devem ser disponibilizados recursos didáticos especializados de apoio à aprendizagem nas áreas visual e auditiva. ( ) Devem ser promovidas ações de educação especial sem relação com o mercado de trabalho. ( ) Devem ser assegurados padrões mínimos de infraestrutura das escolas para atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.
As afirmativas são, respectivamente,

#165226
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(1,0)

Com relação ao processo avaliativo dos alunos, segundo os Parâmetros Nacionais Curriculares, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação do conhecimento é um momento pontual e estático.

II. A avaliação da aprendizagem deve abranger o desempenho do aluno, a atuação do professor e a metodologia utilizada.

III. O professor é o responsável exclusivo do processo de avaliação.

Está correto o que se afirma em

#165225
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(1,0)

Sobre os objetivos da educação, segundo o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Paulínia, analise as afirmativas a seguir.
I. O aluno é o sujeito da sua aprendizagem, desenvolvendo habilidades cognitivas e capacidades reflexivas.
II. O ensino e a aprendizagem devem estar baseados em valores éticos e morais. III. O educando deve valorizar a diversidade e sentir-se como essencial na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Está correto o que se afirma em

#165224
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(1,0)

“O aluno chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor, e, na sala de aula, os dois lados aprenderão juntos, a partir de uma relação afetiva e democrática.”

Assinale a opção que indica o autor do fragmento acima.

#165223
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(1,0)

A Meta 10 do Plano Municipal de Educação de Paulínia propõe as seguintes ações:

I. resgatar e criar espaços de atendimento extraclasse por meio das adaptações físicas necessárias;

II. construir novas unidades e contratar pessoal para atender à demanda;

III. estabelecer relações estreitas com os governos estadual e federal e com a iniciativa privada para a obtenção de recursos extras para a etapa.

Está correto o que se afirma em

#165222
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(1,0)

Sobre os fundamentos para a organização do currículo por competências, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As disciplinas passam a servir como instrumentos para o desenvolvimento dessas competências. ( ) Os conteúdos a serem ensinados estão subordinados à competência a ser desenvolvida. ( ) Os conteúdos têm um fim em si mesmos e devem ser trabalhados apenas em um período letivo.
As afirmativas são, respectivamente,

#165221
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(1,0)

As opções a seguir apresentam os desafios da educação segundo o Plano Municipal de Educação de Paulínia, à exceção de uma.
Assinale-a

#165220
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(1,0)

O poema trata da produção poética (uma imagem da realidade).

Segundo o poema, essa imagem

#165219
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(1,0)

No poema de Manuel Bandeira há uma série de elementos de coesão anafórica; o elemento que não serve de exemplo desse tipo de coesão é