Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Banca: FGV x
#164993
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Observe os seguintes indicadores referentes à rede municipal de Paulínia:

Ensino Fundamental, Paulínia – 2014

Reprovação Abandono Aprovação

Anos iniciais 3,5% 0,2% 96,4%

Anos finais 13,7% 2,4% 84,0%

(Fonte: QEdu, com dados do Censo Escolar)

Para regularizar o Fluxo Escolar, o Plano Municipal de Educação de Paulínia prevê

#164992
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“Formalmente, a equipe de gestão organiza a vida do estabelecimento.” (COUSIN, 1998, p. 129)
Entre as muitas tarefas desempenhadas pela equipe responsável pela gestão escolar, encontramos aquelas relacionadas às seguintes dimensões: Administrativa (A), Pedagógica (P) e Comunitária/Contextual (C).
As tarefas apresentadas a seguir foram registradas em um dia de trabalho de um diretor escolar. Classifique-as segundo as três dimensões citadas. ( ) O diretor recebe e analisa os gráficos de resultados dos alunos nas últimas avaliações bimestrais da escola. ( ) O diretor preenche a planilha de demonstrativo de despesas, anexando os orçamentos e as notas fiscais ao documento. ( ) O diretor reúne-se com o Conselho Escolar para planejar a festa de encerramento do ano letivo.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

#164991
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A diretora de uma escola da rede municipal está reunida com representantes dos diversos segmentos da escola (professores, funcionários, pais e alunos) para elaborar um Plano de Ação, com o objetivo de diminuir a evasão escolar.
A equipe começou o trabalho discutindo quais são os tópicos que devem estar presentes no Plano de Ação e o que cada um deles deve cobrir.
Nesse sentido, associe corretamente a segunda coluna com a primeira. 1. Metas ou objetivos específicos 2. Ações ou estratégias 3. Período 4. Responsáveis
( ) Quando? ( ) O que fazer? ( ) Como fazer? ( ) Quem vai fazer?
Assinale a sequência correta de associações, de cima para baixo.

#164990
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre a função de liderança do Diretor em um processo de gestão democrática na unidade escolar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O diretor deve atuar como mentor do desenvolvimento de novas lideranças. ( ) O diretor deve ser o orientador das diretrizes da escola, mediante a prática da coliderança e da gestão compartilhada. ( ) O diretor deve associar sua liderança à consciência da responsabilidade social da função.
As afirmativas são, respectivamente,

#164989
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia a notícia a seguir.
Educação – 1/4/2016 Prefeitura entrega creche reformada e ampliada à comunidade do bairro Alto dos Pinheiros



A Prefeitura de Paulínia entregou, em solenidade na tarde de quarta-feira (30), a Creche “Palma Francabandeira Argentin”, no bairro Alto dos Pinheiros. O prédio vai atender até 100 crianças de três meses a 4 anos, oferecendo mais conforto e segurança. (Fonte: www.paulinia.sp.gov.br) A iniciativa noticiada acima atende ao proposto pela Meta 1 do Plano Municipal de Educação de Paulínia.
Com base nessas informações, quanto à expressão de ações relativas a essa meta, analise as afirmativas a seguir. I. Assegurar o atendimento da demanda da Educação Infantil em creches na rede municipal de ensino, no prazo de 4 anos. II. Construir e equipar novas unidades de educação infantil/creches. III. Ampliar o atendimento nas unidades existentes, realizando as adaptações físicas necessárias.
Está correto o que se afirma em

#164988
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os professores do 5º ano e a equipe pedagógica de uma escola da rede municipal estão reunidos em Conselho de Classe.
Sobre as características desse órgão colegiado, analise as afirmativas a seguir. I. Deve garantir a participação direta de todos os professores que atuam na turma que será analisada. II. Promove uma rede de relações, uma vez que vários professores participam de diferentes Conselhos de Classe. III. Tem como foco a classificação e se organiza para promover a discussão sobre a progressão dos alunos.
Está correto o que se afirma em

#164987
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“Pensar a função social da educação e da escola implica problematizar a escola que temos, na tentativa de construirmos a escola que queremos”. (DOURADO) As opções a seguir apresentam possíveis objetivos do trabalho escolar para garantir o cumprimento dessa função, à exceção de uma. Assinale-a

#164986
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A diretora de uma escola da rede municipal resolveu reestruturar todo o processo de Conselho de Classe (CC) que ela havia diagnosticado como ineficiente.
Sobre a organização e a condução de um CC, analise as afirmativas a seguir.
I. O CC deve avaliar as notas e o comportamento dos alunos, bem como refletir sobre os processos pedagógicos e as dificuldades encontradas. II. O CC deve ter uma pauta para orientar como ele vai ser conduzido e os participantes devem levar suas anotações e registros para análise em conjunto. III. O CC deve ser um espaço para reorganizar o trabalho pedagógico, avaliando os desempenhos positivos e o que foi feito para alcançá-los.
Está correto o que se afirma em

#164985
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com relação aos objetivos e às metas para a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Devem ser disponibilizados recursos didáticos especializados de apoio à aprendizagem nas áreas visual e auditiva. ( ) Devem ser promovidas ações de educação especial sem relação com o mercado de trabalho. ( ) Devem ser assegurados padrões mínimos de infraestrutura das escolas para atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.
As afirmativas são, respectivamente,

#164984
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com relação ao processo avaliativo dos alunos, segundo os Parâmetros Nacionais Curriculares, analise as afirmativas a seguir. I. A avaliação do conhecimento é um momento pontual e estático. II. A avaliação da aprendizagem deve abranger o desempenho do aluno, a atuação do professor e a metodologia utilizada. III. O professor é o responsável exclusivo do processo de avaliação. Está correto o que se afirma em

#164983
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre os objetivos da educação, segundo o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Paulínia, analise as afirmativas a seguir. I. O aluno é o sujeito da sua aprendizagem, desenvolvendo habilidades cognitivas e capacidades reflexivas. II. O ensino e a aprendizagem devem estar baseados em valores éticos e morais. III. O educando deve valorizar a diversidade e sentir-se como essencial na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Está correto o que se afirma em

#164982
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com relação às características do planejamento por projetos, analise as afirmativas a seguir. I. Potencializa a articulação entre as diversas áreas de conhecimento, as relações com o cotidiano e o uso de diferentes meios tecnológicos. II. Possibilita a recontextualização de conceitos e estratégias, bem como o estabelecimento de relações significativas entre conhecimentos. III. Exige a formação de um grupo em que as pessoas, cada qual com seus talentos, se relacionam em direção a um objetivo comum. Está correto o que se afirma em

#164981
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Relacione os conceitos sobre interação dos conhecimentos disciplinares na escola às respectivas definições.
1. Multidisciplinaridade 2. Pluridisciplinaridade 3. Interdisciplinaridade ( ) Os conhecimentos disciplinares estão no mesmo nível hierárquico e se apresentam de forma estanque, não existindo nenhuma relação e cooperação entre eles. ( ) Os conhecimentos disciplinares estão no mesmo nível hierárquico e existe algum tipo de interação entre eles. ( ) Os conhecimentos disciplinares estão em um mesmo nível hierárquico, existindo cooperação e diálogo entre os referidos conhecimentos.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

#164980
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As opções a seguir apresentam os desafios da educação segundo o Plano Municipal de Educação de Paulínia, à exceção de uma. Assinale-a.

#164979
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Meta 10 do Plano Municipal de Educação de Paulínia propõe as seguintes ações:
I. resgatar e criar espaços de atendimento extraclasse por meio das adaptações físicas necessárias; II. construir novas unidades e contratar pessoal para atender à demanda; III. estabelecer relações estreitas com os governos estadual e federal e com a iniciativa privada para a obtenção de recursos extras para a etapa.
Está correto o que se afirma em