Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Banca: FGV x
#165008
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia o fragmento a seguir.
O processo de gestão democrática, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento às especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação _____ de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas construídas _____ para os processos de tomada de decisões e a garantia de acesso _____ às informações aos sujeitos da escola.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

#165007
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assim que o IDEB 2015 foi divulgado, a diretora reuniu os professores de sua escola para conversarem sobre os resultados alcançados, que se encontravam abaixo da meta projetada para o 5º ano.
A diretora iniciou a conversa lembrando que esse resultado expressa

#165006
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O atual Plano Nacional de Educação – PNE propõe, em sua Meta 19, que se “considere, conjuntamente, para a nomeação dos diretores e diretoras de escola, critérios técnicos de mérito e desempenho, bem como a participação da comunidade escolar”. (BRASIL, 2014) É correto considerar que essa proposição

#165005
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os recursos que se originam na esfera federal chegam à escola por meio de programas (Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE), e devem ser aplicados diretamente segundo os fins a que se destinam.
Esses recursos são calculados com base no número de

#165004
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia o fragmento a seguir.
Os professores e a equipe de gestão de uma escola da rede municipal de Paulínia reuniram-se em Conselho de Classe ao final do primeiro bimestre letivo. Além de avaliarem os percursos de aprendizagem dos alunos, os professores analisaram a própria prática. Este exercício envolveu a reflexão sobre avanços e limitações do trabalho pedagógico desenvolvido e proposições para o bimestre seguinte.
A partir da leitura da situação hipotética narrada acima, analise as afirmativas a seguir.
I. O Conselho de Classe é um espaço que proporciona a construção da participação de todos os envolvidos no processo educativo. II. O Conselho de Classe proporciona o diálogo e a reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico da sala de aula e de toda a escola. III. O Conselho de Classe pode contribuir para modificar e reorganizar a prática pedagógica.
Está correto o que se afirma em

#165003
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Observe os gráficos a seguir. Brasil, porcentagem de jovens de 18-24 anos que não concluíram o Ensino Fundamental



Brasil, porcentagem de jovens de 18-24 anos que terminaram o Ensino Médio



Com base nos dados apresentados nos gráficos, analise as afirmativas a seguir.
I O número de jovens que não concluíram o Ensino Fundamental aumentou gradativamente, assim como houve uma sensível queda no número de jovens que concluíram o Ensino Médio. II O resultado de aprendizagem de jovens no Ensino Fundamental diminuiu gradativamente, assim como houve um sensível aumento no resultado da aprendizagem no Ensino Médio. III O número de jovens que não concluíram o Ensino Fundamental diminuiu gradativamente, assim como houve um sensível aumento no número de jovens que concluíram o Ensino Médio.
Está correto o que se afirma em

#165002
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A instituição e o funcionamento de Conselhos Escolares podem estar relacionados à melhoria da qualidade educacional. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A presença, o acompanhamento e a participação dos pais e da comunidade escolar na gestão da escola são fatores importantes que permeiam a qualidade educacional. ( ) Os Conselhos Escolares, graças ao exercício da democracia, integram os interesses sociais e controlam a coisa pública em nome da direção escolar. ( ) Os Conselhos Escolares podem atuar para a melhoria da escola nas dimensões pedagógicas e administrativas, por meio de uma cultura de participação. As afirmativas são, respectivamente,

#165001
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Associe as três dimensões da educação em direitos humanos às respectivas definições.
I. Conhecimentos e habilidades II. Valores, atitudes e comportamentos III. Ações ( ) Desencadeiam atividades para a promoção, defesa e reparação das violações aos direitos humanos. ( ) Desenvolvem valores e fortalecem atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos. ( ) Compreendem os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como incentivam o exercício de habilidades na vida cotidiana.
Assinale a opção que indica a associação correta, de cima para baixo.

#165000
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Leia a situação hipotética a seguir.
Em uma escola municipal, ocorreram situações de discriminação racial, entre alunos adolescentes. O diretor da unidade realizou algumas reuniões com os profissionais da escola para discutir a questão e levantar possíveis ações, além de convidar um professor, que pesquisa sobre o tema, para analisar a questão com colegas.
A respeito do tema apresentado, analise as afirmativas a seguir. I. Como se trata de uma questão relacionada a valores sociais, não cabe à escola abordá-la em sua rotina, devendo delegar a situação à Assistência Social. II. A condução da situação deve ser revista, uma vez que cabe somente à equipe gestora da escola abordar e encaminhar o assunto. III. A iniciativa do diretor da unidade escolar está de acordo com as orientações para a educação em direitos humanos na educação básica.
Está correto o que afirma em

#164999
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em sua primeira reunião do ano letivo com a equipe de professores e funcionários da escola, a Diretora projetou a seguinte imagem:


Ela disse que gostaria de iniciar o ano letivo conversando sobre a função social da escola.
Sobre essa temática, assinale a afirmativa incorreta.

#164998
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Observe o esquema a seguir.

Sobre as principais dimensões do Planejamento Educacional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Uma dimensão fundamental é a capacidade de quem planeja de antecipar, projetar e construir idealmente sua ação e sua intervenção. ( ) A dimensão processual tem um caráter inacabado, de vir a ser, destacando-se como fundamental no planejamento educacional. ( ) O planejamento, tomando como base a realidade de onde se planeja, estabelece as estratégias a serem adotadas, tendo como referência as metas a serem alcançadas.
As afirmativas são, respectivamente,

#164997
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Analise o fragmento a seguir.
Paula, uma professora recém-concursada para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, questiona o diretor de sua unidade escolar sobre como se realiza a avaliação da aprendizagem na escola. Ele lhe esclarece que, conforme determinado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a avaliação da aprendizagem na escola tem um caráter _____.
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.

#164996
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Receita Pública é o conjunto dos recursos econômicos e financeiros previsto no orçamento de um Estado e arrecadado compulsoriamente para fazer face às suas despesas. Pode ser classificada em dois grupos: receitas correntes e receitas de capital.
Classifique cada um dos itens a seguir como exemplo de Receita Corrente (CO) ou de Receita de Capital (CA). ( ) Receita tributária ( ) Receita de serviços ( ) Operações de crédito
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

#164995
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No início do ano, a diretora de uma escola pública municipal, que atende à educação infantil e às séries iniciais do Ensino Fundamental, ao encontrar a mãe de uma aluna, perguntou-lhe se ela havia feito a matrícula da sua outra filha, mais nova. A mãe respondeu que não, pois a criança ainda tinha 4 anos e poderia esperar até o ano seguinte.
Sobre essa situação hipotética, de acordo com a legislação vigente, assinale a opção que apresenta a resposta correta.

#164994
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No início do ano, a direção de uma escola da rede municipal propôs uma reunião com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de reforçar o compromisso da escola com uma importante meta do Plano Municipal de Educação de Paulínia sobre a alfabetização dos alunos.
Considerando a situação hipotética acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Em consonância com o PNE, o PME estabelece que todos os alunos devem estar alfabetizados até o 3º ano do ensino fundamental. II. O PME de Paulínia diverge do PNE e propõe um prazo maior para a alfabetização: até o final do 5º ano, todas as crianças devem estar alfabetizadas. III. O PME de Paulínia, para garantir a qualidade do trabalho nas séries iniciais do Ensino Fundamental, prevê o investimento na formação continuada dos profissionais da educação. Está correto o que se afirma em