Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Banca: FGV x
#119890
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com relação às observações feitas por duas pessoas normais, que estão vendo o mesmo objeto de um mesmo lugar e nas mesmas circunstâncias físicas, analise as afirmativas a seguir.

I. As observações não serão idênticas, porque não dependem unicamente das imagens formadas na retina, mas dependem também da experiência, do conhecimento, das expectativas e do estado interno de cada observador.

II. As observações serão idênticas, uma vez que ambos os observadores estarão diante de um mesmo fato e terão a mesma experiência visual, isto é, as imagens formadas na retina dos dois observadores possivelmente serão idênticas.

III. As observações sobre uma mesma radiografia de pulmão, feitas por dois estudantes de medicina, um iniciando e outro terminando o mesmo curso, terão relatos diferentes.

Assinale:

#119889
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As três questões fundamentais da filosofia são:

I. O que existe no mundo.

II. Como sabemos o que existe no mundo.

III. O que vamos fazer a respeito do que existe no mundo.

Com relação a essas três questões, é correto afirmar que:

#119888
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Ao longo da história do pensamento científico, Aristóteles, Lamarck e Darwin exerceram e exercem grande influência.

respeito desses três pensadores, são destacadas a seguir três atribuições às ações do ambiente.

I. O ambiente orienta as modificações sofridas pelos seres vivos.

II. Os seres vivos são produzidos para viver em determinados ambientes.

III. O ambiente age escolhendo as variedades que melhor sobrevivem nele.

As três citações acima estão relacionadas, respectivamente, às ideias de

#119887
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Empédocles e Aristóteles, dois filósofos gregos, ofereceram importantes contribuições à evolução do pensamento científico, como as incluídas nas duas afirmativas a seguir. Empédocles: a cada geração nascem animais com dentes e outros sem eles, mas apenas os que os possuem sobrevivem.

Aristóteles: animais nascem com os dentes que necessitam. Todos os cães nascem com grandes caninos e as ovelhas nascem sem eles.

As afirmativas de Aristóteles e Empédocles são consideradas, em uma visão científica atual, respectivamente,

#119886
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As duas figuras a seguir representam, ainda que fora de escala, alguns astros (pontos brancos, ao fundo) e parte do Sistema Solar, em dois momentos.

As linhas brancas mais espessas representam a trajetória da luz envolvendo três astros: Sol, Terra e Júpiter.

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia D



O professor pode utilizar as duas figuras para orientar os alunos na percepção de que

#119885
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os trabalhos de Galileu, graças, em parte, ao seu método revolucionário e extremamente eficiente, contribuíram para a resolução de problemas concretos.

Sua contribuição para o avanço científico foi importante porque

#119884
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As práticas educativas baseadas no Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) e na Abordagem Temática Freireana (de Paulo Freire) apresentam, em comum, elementos estruturantes que podem ser usados como orientação para as atividades didático-pedagógicas. A partir desse fragmento, analise as afirmativas a seguir.

I. As concepções de sujeito e de objeto do conhecimento não devem ser pensadas separadamente. A concepção de sujeito se baseia na ideia dos “homens em relação constante com o mundo e com os outros”.

II. Embora o problema desempenhe o papel de gênese da construção do conhecimento, serve também como elemento de motivação da aprendizagem.

III. Na perspectiva do ENCI é preciso criar condições para que os estudantes expliquem “como” e “porque” conseguiram resolver o problema proposto.

Está correto o que se afirma em

#119883
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O DDT é um inseticida clorado, desenvolvido em 1939 por Paul Herman Müller, sendo utilizado para o combate dos vetores de doenças como o tifo, a malária e a febre amarela. Em 1973, sua produção e aplicação foram proibidos. Essa proibição foi muito negativa para o combate a insetos causadores de doenças, levando milhares de pessoas à morte por malária e febre amarela.

A respeito do uso do DDT, analise as afirmativas a seguir.

I. Sua ação era eficiente no combate às baratas, às pulgas, aos piolhos e mosquitos, mas não era considerada perigosa para a flora nem para mamíferos e aves.

II. Sua aplicação contra insetos salvou milhões de vidas em todos os continentes, inclusive na Europa, na primeira metade do século XX.

III. Seu uso como defensivo agrícola não teve nenhuma repercussão ambiental, mesmo com o uso de milhares de toneladas de DDT contra insetos e pragas da lavoura.

Está correto o que se afirma em:

#119882
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em uma aula de Biologia, um aluno fez o seguinte questionamento: Como é possível saber se existe glicose na urina?

Para responder à pergunta do aluno, o professor deve conseguir um pouco do reagente de Benedict e os seguintes materiais:

I. Urina de uma pessoa normal.

II. Solução diluída (fraca) de glicose.

III. Solução concentrada (forte) de glicose.

IV. Água destilada.

Para montar um experimento seguro, capaz de responder à pergunta do aluno, será suficiente submeter ao teste de Benedict os materiais

#119881
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para verificar o que seus alunos sabem sobre excreção, o professor apresentou a tabela a seguir e pediu que eles identificassem os componentes do sistema urinário indicados por W, X, Y e Z, considerando uma pessoa saudável.

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia C



Analisando os dados fornecidos pela tabela, os alunos chegaram à conclusão correta de que

#119880
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O movimento que propõe, como tarefa central do ensino de Ciências, a de ensinar a natureza da ciência, pode ser definido em sete pontos, dos quais destacamos os três a seguir.

I. O conhecimento científico é inacabado.

II. O conhecimento científico é fundamentado em provas empíricas.

III. O conhecimento científico é objetivo.

Com relação aos pontos destacados a respeito do conhecimento científico, está correto o que se afirma em

#119879
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para os alunos se iniciarem no estudo de células, uma boa proposta é fazer a observação de fatias de cortiça ao microscópio óptico, como Robert Hooke fez no passado.

Para que um aluno possa refazer a observação de Hooke, o professor deve recomendar que

#119878
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O professsor apresentou a tabela a seguir em que está representado o tamanho de uma população de lêvedo (Sccharomyces cerevisiae) que teve início quando uma população de 10 indivíduos foi colocada em um meio de cultura adequado.

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia B



Após analisar os dados da tabela, os alunos concluíram que, para essa população, a capacidade limite do ambiente está localizada próxima de

#119877
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A figura a seguir mostra quatro fases (fora de escala) de vida do mosquito Aedes aegypti.

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia A

A figura pode ser utilizada em uma aula para que os alunos percebam que, no combate a esse ou a qualquer outro tipo de mosquito,

I. o uso de inseticidas e o de raquetes elétricas é pouco significativo, porque só combate a forma de vida 2.

II. a eliminação de criadouros só combate as formas de vida 1 e 3.

III. a eliminação de criadouros e a raspagem das bordas de criadouros combatem a forma 4.

Está correto o que se afirma em

#119876
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir:

1. Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona.

2. Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela.

3. O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é.

Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir.

I. A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento.

II. A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula.

III. A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização.

Está correto o que se afirma em