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Na penúltima semana de aulas do ano letivo, o professor de futebol de uma escola fez uma enquete sobre que atividade seria desenvolvida em cada uma das duas últimas aulas do ano: condicionamento físico ou rachão. Com o resultado em mãos, o professor acertou com os alunos que a decisão seria deixada para a sorte: antes de cada aula seria lançado um dado e se o resultado fosse um número par ou um número menor que 3, o desejo de todos os alunos (rachão, naturalmente; como costuma acontecer, os alunos detestavam a atividade física) seria realizado. Qual a probabilidade de os alunos participarem felizes das duas últimas aulas de futebol?
Das premissas,
I. Ana gosta de queijo ou Maria não gosta de caju.
II. Bárbara gosta de tapioca e Ana não gosta de queijo.
III. Pedro gosta de batata doce somente se Maria gosta de caju.
é correto inferir que
Considerando que os símbolos ∧, → e ↔ representam conjunção, implicação e bimplicação, dadas as afirmativas sobre conjuntos,I. (A ⊆ B) ∧ (B ⊆ A) → (A = B), quaisquer que sejam os conjuntos A e B.II. (A ⊆ C) ∧ (B ⊆ C) → (A = B), quaisquer que sejam os conjuntos A, B e C.III. (A ∪ B = A) ↔ (A ∩ B = A), quaisquer que sejam os conjuntos A e B.verifica-se que está(ão) correta(s)
Para promover uma discussão com sete alunos e o tutor da disciplina, um professor arrumou a sala como mostra a figura.
Se o tutor sentar em uma cadeira ao lado da mesa do professor, de quantas formas distintas ele e os alunos podem ser distribuídos nas cadeiras a eles destinadas?
Na figura, o triângulo ADE é retângulo e está inscrito em uma circunferência de raio 10 cm. Se os triângulos ABC e BCD são iguais e o menor cateto do triângulo ADE mede 12 cm, qual o valor da área do triângulo ABC em cm2?
Para angariar recursos para formatura, os 45 estudantes (dois terços do sexo masculino e o restante do sexo feminino) do nono ano de uma escola decidiram coletar 10 000 latas de refrigerantes para reciclagem. Se cada aluno comprometeu-se a trazer 10 latas por semana e cada aluna a trazer 5 latas na primeira semana e a dobrar a quantidade a cada semana, em quantas semanas a meta será atingida?
Considerando que os símbolos ¬, ∧, ∨, ∀ e ∃ representam negação, conjunção, disjunção, quantificador universal e quantificador existencial, respectivamente, dados os pares de fórmulas,I. ∃x(P(x) ∧ ¬Q(x)) e ∃x(¬P(x) ∧ ¬Q(x))II. ∃x(P(x) ∧ ¬Q(x)) e ∃x(P(x) ∧ Q(x))III. ∀x(P(x) ∧ ¬Q(x)) e ∀x¬(¬P(x) v Q(x))IV. ∀x(P(x) ∧ ¬Q(x)) e ¬∀x(P(x) ∧ ¬Q(x))verifica-se que há equivalência das fórmulas em
Considerando que os símbolos ¬, ∧, ∨ e → representam negação, conjunção, disjunção e implicação, respectivamente, dadas as fórmulas,I. (A → ¬(A ∧ B)) → BII. (¬A ∧ ¬B) → ¬(A ∧ B)III. (A → ¬(¬A ∧ B)) → (B ∧ ¬B)verifica-se que é(são) contradição(ões)
A tabela apresenta os preços de garrafas de 5 litros de detergente de marcas diferentes, ao longo de quatro meses, praticados por um supermercado.
Se Solange e Benedita são clientes fiéis desse supermercado e a primeira adota o sistema de compra pelo menor preço, e a segunda, o de maior preço, sem levar em conta a compra do mês anterior (“melhor preço, melhor qualidade”, repetia ela), qual a média mensal da economia que fez Solange nesses quatro meses em relação ao gasto de Benedita?
Se as afirmativas:
I. Se Francisco for à aula de Matemática, terá atividades para casa;
II. Se Francisco tem atividades para casa, então precisa agendar um tempo para o estudo;
III. Francisco não tem atividades para casa
são verdadeiras, então Francisco não
Tente outra vez Raul Seixas Tente!Levante sua mão sedentaE recomece a andarNão pense Que a cabeça aguentaSe você pararNão! Não! Não!Não! Não! Não!Há uma voz que cantaUma voz que dançaUma voz que gira(Gira!)Bailando no arUh! Uh! Uh![...]Disponível em:<https://www.letras.mus.br/raul-seixas/48334/> .Acesso em: 12 fev. 2017.No texto, a palavra destacada que é
Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 67.No fragmento de texto, o vocábulo destacado se classifica-se como
No que concerne aos aspectos morfossintáticos usados na construção da primeira fala da tira, dadas as afirmativas,
I. O pronome lhe encontra-se enclítico por não haver palavras que o atraiam para antes da locução verbal.
II. Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia. Considerando o contexto em que se encontra, a posição do pronome lhe poderia ser alterada, sem prejuízos à norma gramatical.
III. No contexto referente, o pronome oblíquo lhe desempenha função sintática de adjunto adnominal.
IV. No contexto referente, o verbo ensinar tem sentido de doutrinar. Assim, quanto à regência, ensinar é verbo intransitivo.
verifica-se que estão corretas apenas
Canção de nuvem e vento Mario QuintanaMedo da nuvemMedo MedoMedo da nuvem que vai crescendoQue vai se abrindoQue não se sabeO que vai saindoMedo da nuvem Nuvem NuvemMedo do ventoMedo Medo Medo do vento que vai ventandoQue vai falandoQue não se sabeO que vai dizendoMedo do vento Vento VentoMedo do gestoMudoMedo da falaSurdaQue vai movendoQue vai dizendoQue não se sabe...Que bem se sabeQue tudo é nuvem que tudo é ventoNuvem e vento Vento Vento!Disponível em:< http://mario-quintana-rh.blogs... em: 06 fev. 2017.Dadas as afirmativas em relação ao poema,I. A repetição dos termos e o uso de letras maiúsculas sugerem o imenso pavor do eu lírico diante da nuvem que se avoluma e da força do vento.II. No contexto poético, o vento é personificado, pois o eu lírico lhe confere ações humanas. Assim, fica evidente o uso da linguagem conotativa.III. O autor explora a repetição enfática de uma ou mais palavras no início dos versos, o que caracteriza a figura de linguagem denominada anáfora.IV. No final do poema, o verso “Que não se sabe” é mudado por “Que bem se sabe”. Essa alteração significa que o eu lírico continuará temendo a nuvem e o vento.verifica-se que estão corretas apenas
Lendo o mundo e escrevendo a vidaO acesso à informação cada vez mais facilitado colocou às claras dois fatos contraditórios. Por um lado, o jovem tem cada vez mais textos à sua frente, quando acessa uma mídia social. Por outro lado, ainda há muitas dificuldades que esse jovem enfrenta para expressar suas ideias através de textos. Como isso ocorre e qual o papel do educador na formação desse leitor escritor?Difícil identificar o que amedronta mais um aluno: um texto para ser interpretado ou uma folha em branco para que ele a preencha produzindo seu próprio texto. Estes dois atos parecem muito simples para quem analisa, fria e superficialmente, o desenrolar dos ensinamentos a partir da primeira série do ensino fundamental. A expectativa para que a criança comece a ler e escrever, seja por parte dos pais, seja por parte dos educadores, é muito grande; ; tanto que algumas crianças já vêm para a escola quase alfabetizadas.O desafio, porém, não é apenas colocá-la em contato com as letras. Vai muito além disso. Há vários pequenos processos dentro deste processo maior chamado leitura e escrita. Quando o texto deixa de ser apenas um modelo do “bem falar e bem escrever”, passa-se a estudar outras funções intrínsecas às suas mais diversas finalidades. Um texto pode divertir, informar, sugerir, entreter, apelar, insinuar, argumentar e assim por diante. Como, então, aproximar o aluno deste mundo tão variado, fazendo com que ele consiga enxergar essa diversidade e entendê-la?[...]LÍNGUA PORTUGUESA. Conhecimento Prático. Ed. Escala. n. 62. 2017.Em se tratando dos aspectos estruturais e das estratégias discursivas utilizadas pelo autor do texto, é válido afirmar que
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