Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Banca: COPESE-UFPI x
#115582
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre mudança organizacional, enumere a 2ª coluna de acordo com a primeira e assinale a sequência CORRETA.

(1) Macro

(2) Micro

(3) Evolutiva

(4) Episódica

(5) Normal

( ) aquela que envolve uma grande variedade de dimensões internas e externas da organização.

( ) aquela que acontece de modo local, interno à organização, envolvendo um conjunto restrito de dimensões.

( ) aquela que tende a ser composta por pequenas alterações que acontecem de modo sequencial, frequente, mas que, em longo prazo, podem produzir grandes alterações em diferentes dimensões da organização.

( ) aquela cujo processo é marcado por um início, meio e fim, geralmente em um curto espaço de tempo.

( ) aquela que tende a provocar pequenas alterações no conjunto global de dimensões da organização, com relação ao estado inicial.

#115581
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Acerca do Behaviorismo, analise as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. Em 1953, no livro Ciência e Comportamento Humano, Skinner faz um pronunciamento explícito sobre a natureza do comportamento. Ele diz: o comportamento é "um processo e não uma coisa". E mais: é um processo "mutável, fluido e evanescente". Nesse livro, em especial, Skinner separa o conceito de operante do de reflexo e passa a empregar o primeiro como um modelo predominante de explicação do comportamento ontogenético;

II. A explicação do comportamento em termos das consequências das ações ganha novo escopo e magnitude no sistema científico skinneriano com o modelo de seleção pelas consequências. Nesse modelo, Skinner discute o papel das consequências pautando-se na teoria evolucionária darwiniana. As consequências passam a selecionar o comportamento em três níveis evolutivos: filogenético, ontogenético e cultural;

III. No nível ontogenético, padrões inatos de comportamento (reflexos incondicionados e instintos) são selecionados por consequências de sobrevivência da espécie; no nível filogenético, comportamentos de indivíduos (operantes) são selecionados por consequências reforçadoras, e no terceiro nível práticas culturais são selecionadas por consequências de sobrevivência das culturas;

IV. A proposta de Skinner subverte radicalmente muitas concepções tradicionais sobre a linguagem: no lugar de algo armazenado, a linguagem é comportamento, comportamento verbal; no lugar de ideias ou imagens mentais, os significados encontram-se nas contingências de reforço; no lugar de representar uma realidade independente, nossos conceitos definem modos particulares de interação com parcelas da realidade; no lugar de um acesso privilegiado à consciência, nossas autodescrições limitam-se pelas práticas de uma comunidade verbal.

Assinale a opção que contém somente os itens CORRETOS.

#115580
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a opção que se refere INADEQUADAMENTE à teoria da aprendizagem de Brunner:

#115579
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Preencha adequadamente, identificando o teórico de cada trecho:

(1) Brunner

(2) Skinner

(3) Ausubel

(......) parte da consideração de que os indivíduos apresentam uma organização cognitiva interna baseada em conhecimentos conceituais cuja complexidade depende das relações hierárquicas que os conceitos estabelecem entre si, sendo a estrutura cognitiva compreendida como uma rede de conceitos organizados hierarquicamente de acordo com o grau de abstração e de generalização.

De acordo com (......), os organismos privados de estímulos necessários à sua sobrevivência estão mais motivados a apresentar comportamentos que resultam na produção desses estímulos e os organismos saciados estariam menos motivados a apresentar esses mesmos comportamentos

(…..) distinguiu três modos básicos mediante os quais os seres humanos representam a realidade: a) o modo enactivo; b) o modo icônico; c) o modo simbólico

#115578
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Acerca da adolescência, Assinale a opção CORRETA.

#115577
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

São etapas do psicodiagnóstico, EXCETO:

#115576
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a opção INCORRETA, no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo.

#115575
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre aprendizagem, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a sequência CORRETA.

( ) A teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, ou teoria da assimilação, é uma teoria cognitivista que busca explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento".

( ) A aprendizagem significativa, neste entendimento, é um mecanismo pelo qual um novo conhecimento é acoplado a um arcabouço cognitivo particular e exclusivo, prévio, conhecido como subsunçor.

( ) Ausubel distingue três tipos de aprendizagem significativa: representacional, proposicional e de conceitos. A aprendizagem representacional diz respeito à aprendizagem inicial, cuja característica fundamental é a assimilação de símbolos e seus significados particulares. A aprendizagem proposicional se refere ao significado de ideias expressas por grupos de palavras combinadas em proposições ou sentenças, apresentando exclusivamente o sentido denotativo. Por fim, tem-se a aprendizagem de conceitos, mais genérica, e abstrata, que representa regularidades.

( ) Ausubel também ressalta que, na aprendizagem de conceitos, e/ou, na aprendizagem proposicional, a relação pode ser: subordinativa, superordenada ou combinatória, havendo um desdobramento da subordinativa em derivativa e preceptiva.

( ) Na diferenciação progressiva, a matéria deve ser planejada de modo que os conceitos mais gerais, e inclusivos, da disciplina sejam apresentados antes e progressivamente diferenciados pelos discentes, com a introdução de detalhes específicos.

#115574
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre psicodiagnóstico, assinale a opção CORRETA.

I. O psicodiagnóstico é uma modalidade de avaliação psicológica, frequentemente solicitada por profissionais que trabalham em parceria com psicólogos. No início de sua criação, entre os séculos XVIII e XIX, o processo possuía como objetivo identificar características da personalidade, forças e fraquezas do funcionamento psicológico, com objetivos comparativos quanto à normalidade do sujeito em relação a uma determinada população;

II. Em Psicologia Clínica, o diagnóstico é um passo anterior à psicoterapia, tendo como objetivo investigar os recursos e dificuldades do indivíduo e indicar a intervenção apropriada. Embora tenha pontos de contato com a psicoterapia (e.g., identificação dos conflitos nodais da personalidade, consideração de uma complexa interação dinâmica de variáveis) não apresenta diferença com ela, uma vez que intervenções terapêuticas fazem parte do seu processo;

III. Entre as duas grandes guerras mundiais, Galton, Cattell e Binet foram considerados os criadores do psicodiagnóstico por formularem testes mentais voltados à avaliação de diferenças individuais. Da mesma forma, os estudos nosológicos foram associados aos conhecimentos da psicanálise e aos testes projetivos, que complementavam as informações com compreensões psicodinâmicas dos casos;

IV. Nas décadas posteriores às guerras, o psicodiagnóstico clínico consolidou-se para além da prática restrita à descrição de características, traços e capacidades, desconsiderando o contexto e singularidades do que a pessoa poderia apresentar. Este trabalho evoluiu, oferecendo a compreensão dos resultados das testagens a partir da complexidade dos fatores envolvidos na vida do sujeito que poderiam estar associados ao quadro atual, tais como histórico familiar, condição socioeconômica, eventos passados e recentes, entre outros.

#115573
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) George Mead

(2) Sigmund Freud

(3) Jurgen Habermas

(4) Ludwig Wittgenstein

(5) Axel Honeth

( ) Contempla as forças incontroláveis do inconsciente e os sucessos de significação linguísticos como os dois polos do sujeito cuja oposição marcada de tensão produz a obrigação à individuação humana. Conclui que se trata de condições constitutivas para o desenvolvimento da identidade do eu.

( ) Contesta a capacidade de o sujeito individualmente ser o criador de sentidos e de significados, negando, com isso, "a ideia de autonomia no sentido da autoria do sujeito"

( ) Demonstra a existência de forças e de impulsos pessoais que escapam ao controle da razão ou da consciência do indivíduo, comprovando que "o sujeito não pode ser transparente para si mesmo da maneira como se afirma pela ideia clássica de autonomia"

( ) O ser humano constitui-se mediante processos de aprendizagem, de socialização e de individuação que ocorrem no seio fecundo do mundo da vida e no recurso ao agir comunicativo, o que "permite o entrelaçamento de individuação e socialização".

( ) O self constitui-se, por meio de processos de socialização e de individuação progressivos, numa matriz intersubjetiva, simbólica e comunicativa. A gênese e a estrutura do self são sociais porque "os indivíduos se convertem em um objeto para si mesmos, precisamente, porque descobrem a si mesmos adotando a atitude dos outros que estão envolvidos nas suas condutas".

#115572
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre desenvolvimento, assinale a opção INCORRETA.

#115571
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Acerca da Psicologia Comunitária, assinale a opção CORRETA.

#115570
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a opção CORRETA, quanto à Abordagem Centrada na Pessoa:

I. A teoria de Rogers foi construída a partir da noção de centralidade, em que a definição de pessoa se ancorou no projeto da pós-modernidade, como um ser indiviso, unitário, centrado, livre, com primazia da ordem subjetiva. Na perspectiva heideggeriana, ao invés da centralidade, evidencia-se a noção de abertura, conceito vinculado ao projeto da modernidade que valoriza a disposição para a descoberta e a existência (dasein) enquanto mera possibilidade, abertura de ser; apropriação de si que é também abertura ao outro e ao mundo;

II. Nos primeiros anos de seu trabalho, Rogers promoveu seu pensamento mais como um estilo de vida do que como uma abordagem ou corrente de pensamento psicológico. Ele repudiava a forma como a ciência de sua época estava transformando os indivíduos, procurando controlá-los cada vez mais. Em psicoterapia, caracterizando-a como um processo de auxílio à pessoa em sofrimento psicológico e entendendo que tal sofrimento é devido a uma discrepância entre o processo de valoração organísmica e aquele vivido pelo self, o trabalho do psicólogo rogeriano consiste, também, em promover aprendizagens significativas na forma como as pessoas valoram as diferentes situações e relações que estabelecem em suas vidas;

III. A partir da proposta de Carl Rogers, o processo de valoração, ou seja, a forma como as pessoas passam a valorar uma experiência em detrimento de outras, está intimamente ligado ao funcionamento do organismo e ao desenvolvimento da personalidade. Por organismo, Rogers se referia a um sistema sempre mutante, que é o centro de toda experiência vivida pelo indivíduo. Este organismo é locus de simbolizações, pensamentos, emoções, sensações e percepções. Sua interação com o mundo ocorre conforme aquilo que é percebido em seu campo experiencial conforme sua tendência de base de realizar-se, manter-se e aperfeiçoar-se;

IV. O pressuposto fundamental da ACP é que, em todo indivíduo, existe uma tendência atualizadora, uma tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva.

#115568
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Henri Wallon

(2) Carl Rogers

(3) Sigmund Freud

(4) Jean Piaget

(5) Erik Erikson

( ) Elaborou oito etapas de desenvolvimento psicossocial para representar momentos diferentes de investimento da energia psíquica. Cada etapa é marcada por um tema central, que é vinculado, de um lado, às condições.

( ) É na adolescência que o sujeito pode alcançar a forma mais evoluída de desempenho cognitivo, dada a capacidade para as operações mentais formais. Isso exige a descentração do pensamento, sua virtualização e construção de representações em diferentes linguagens, tendo como norte a perspectiva do outro.

( ) A reversão desse processo de fragmentação interna ocorre quando a pessoa encontra um clima de aceitação e confiança, que lhe permita entrar em contato mais intenso com sua própria experiência e resgatar a autenticidade do eu. Esse clima e as relações interpessoais que o caracterizam ajudam a pessoa a se aceitar, ao invés de negar seus sentimentos e sensações. A vivência do que está ocorrendo em seu íntimo é empaticamente compreendida e valorizada e ela tem a liberdade de experienciar os seus próprios sentimentos e os dos outros, sem se sentir ameaçada por fazê-lo. Ao amadurecer nesse processo, a pessoa se aproxima (nesse aspecto) da criança pequena que ainda não aprendeu a negar, em sua consciência, os processos que ocorrem no seu íntimo.

( ) Introduzindo a expressão "relação sexual" à parcela da conceituaçao de sexualidade já elaborada e aceitando que o termo erotismo engloba a excitação sexual como um todo e, em especial, aquela proveniente das zonas erógenas, amplia-se mais ainda o conceito de sexualidade: é energia vital instintiva passível de variações quantitativas, vinculada à homeostase, às relações sociais, às fases do desenvolvimento da libido infantil, ao erotismo, à genitalidade e à relação sexual.

( ) Ocorre a predominância do conjunto afetivo, e da direção centrípeta. Além do ganho nas formas de pensar (pelo desenvolvimento do raciocínio hipotético-dedutivo), há na vida do indivíduo nesta idade uma maior exploração de si mesmo como identidade autônoma, mediante atividades de confronto e autoafirmação e, paralelamente, pela busca de apoio no grupo de mesma idade.

#115566
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre a Análise Comportamental, assinale a opção INCORRETA.