(1,0)
Marque a alternativa CORRETA: Vianna (2008) analisa duas estratégias que constituem os pilares de uma “nova” concepção de política social. São elas:
Almeida (2008) afirma que a Seguridade Social é atacada em seu âmago pela globalização da economia, sofrendo investidas de: I . Empresários. II . Economistas. III . Movimentos sociais. IV . Sindicalistas. V . Intelectuais de esquerda. Marque a alternativa CORRETA:
Marque a alternativa CORRETA: Behring (2008), no artigo “Trabalho e seguridade social: o neoconservadorismo nas políticas sociais”, afirma que, desde 1995, podemos observar alterações das modalidades de resposta à questão social no Brasil. Sendo assim, naquele momento, houve dois programas que apontavam para a alteração da modalidade de resposta à questão social. São eles:
Marque a alternativa CORRETA: Senna e Monnerat (2008) observam que, no momento pós-constituição de 1988, embora o discurso da formação do sistema de seguridade social fosse o mais adequado ao debate político daquele momento, todos os setores tiveram receio de colocar em risco as conquistas até então obtidas. Sendo assim, diante das ameaças à área social, o setor saúde apostou:
Marque a alternativa CORRETA: Mioto (2008) observa que na elaboração realizada por Sping-Andersen (1991) a respeito dos sistemas de proteção social dos diferentes modelos de Estados de bem-estar social, os conceitos chaves são:
Marque a alternativa CORRETA: Behring (2008), no artigo “Acumulação capitalista, fundo público e política social”, ao analisar as tendências na alocação do fundo público brasileiro no contexto de ajuste fiscal pós década de 1990, afirma que um dos grandes vilões do orçamento da seguridade social e das contas públicas de modo geral é:
Marque V para as afirmativas Verdadeiras, e F para as Falsas. Netto (1991) destaca que o sincretismo parece ser o fio condutor da afirmação e do desenvolvimento do Serviço Social como profissão, seu núcleo organizativo e sua norma de atuação. Nesse sentido, o autor indica que são fundamentos da estrutura sincrética do Serviço Social: ( ) O universo problemático original que se apresentou como eixo de demandas histórico-sociais. ( ) O horizonte do seu exercício profissional. ( ) A sua modalidade específica de intervenção. ( ) A disputa entre o projeto emancipatório e o projeto conservador. ( ) A relação público/privada na resposta aos “problemas sociais”. Marque a alternativa CORRETA:
Marque a alternativa CORRETA. Netto (1991) observa que, para desvendar o sincretismo ideológico do Serviço Social, é necessário apontar as diferenças entre o caldo cultural europeu e norte-americano. No entanto, as grandes determinações que os vinculam numa mesma e ampla perspectiva teórico-cultural se refere:
Marque a alternativa CORRETA. Conforme Barroco (2008) a ética é entendida como:
Marque a alternativa CORRETA. Barroco (2008) sinaliza que as mesmas relações que ampliam as capacidades e possibilidades humanas produzem mecanismos de sua negação, impedindo sua realização concreta, o que se expressa, entre outros aspectos, na contradição entre o maior desenvolvimento do ser social e o maior grau de alienação em relação às sociedades precedentes à capitalista, dando lugar até mesmo para outras formas de alienação, como:
Marque a alternativa CORRETA. Forti (2010) informa que o Serviço Social gestou, ao longo das últimas décadas, uma direção social estratégica dissonante da hegemonia política capitalista, tendo como referências princípios cuja materialização só pode ocorrer por meio do estudo competente, suficientemente profundo e crítico:
Marque a alternativa CORRETA. De acordo com Vinagre (2010), o projeto profissional que rompe os pressupostos conservadores e com a ética da neutralidade, inspirada em postulados filosóficos neotomistas, tem como marco:
Marque a alternativa CORRETA. De acordo com Ribeiro (2010), o processo de formação dos assistentes sociais, por orientação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS/1996, tem seu eixo de formação voltado para:
Marque a alternativa INCORRETA: Segundo Iamamoto (2007), a subordinação da educação à acumulação do capital gera, EXCETO:
Marque V para as afirmativas Verdadeiras, e F para as Falsas. Para Iamamoto (2007), “a investigação, quando compromissada em libertar a verdade de seu confinamento ideológico, é certamente um espaço de resistência e de luta.” Neste sentido, a investigação é uma atividade fundamental para: ( ) Subsidiar a construção de alternativas críticas ao enfrentamento da questão social. ( ) Imprimir padrões de excelência acadêmica à instituição universitária, através de convênios para prestação de serviços. ( ) Subsidiar a consolidação de propostas profissionais que fortaleçam a ruptura com o conservadorismo. ( ) Contribuir para a formulação de políticas sociais alternativas aos dogmas sociais. ( ) Formar novas gerações de pesquisadores, voltadas à educação terciária moderna. Marque a alternativa CORRETA:
Recuperar senha