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Banca: COPERVES-UFSM x
#115086
Concurso
UFSM
Cargo
Técnico em Agropecuária
Banca
COPERVES-UFSM
Matéria
Agropecuária
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0)

Ao interpretar uma análise de solo onde o agricultor pretende implantar a cultura da soja, o técnico responsável recomendou a utilização de 60 kg de P2O5 e 100 kg de K2O por ha. Seguindo essa recomendação, qual a fórmula que devemos utilizar para aplicar a quantidade de 300 kg/ha de adubo?

#115085
Concurso
UFSM
Cargo
Técnico em Agropecuária
Banca
COPERVES-UFSM
Matéria
Agropecuária
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0)

A suplementação de bovinos de corte mantidos em pastagens tem sido amplamente utilizada como uma estratégia de melhora nos ganhos individuais e por área dessa criação.

Sobre essa estratégia, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Bovinos mantidos em pastagens com menos de 7% de proteína bruta na matéria seca apresentarão deficiência de proteína degradável no rúmen e atividade fermentativa inadequada.

( )Durante o período favorável de crescimento das forrageiras estivais, o teor energético passa a ser o maior limitante nutricional para bovinos mantidos neste sistema.

( ) O efeito substitutivo da suplementação ocorre quando o consumo total de alimentos aumenta, porém há redução do consumo de forragens.

( ) A utilização de suplementos múltiplos com altos níveis de nitrogênio degradável no rúmen, na forma de ureia, não serve como limitante de consumo.

A sequência correta é

#115084
Concurso
UFSM
Cargo
Técnico em Agropecuária
Banca
COPERVES-UFSM
Matéria
Agropecuária
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0)

O matemático inglês Charles Hutton criou em 1770 uma representação de relevo chamada de curva de nível, que é a linha imaginária que une todos os pontos do terreno que possuem a mesma altitude, acima ou abaixo de uma superfície de referência, conhecida geralmente como nível médio do mar.

Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

#115083
Concurso
UFSM
Cargo
Técnico em Agropecuária
Banca
COPERVES-UFSM
Matéria
Agropecuária
Tipo
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(1,0)

O conhecimento dos principais estágios de desenvolvimento e de como cada um interfere na produção final da lavoura é fundamental para que se possa aplicar distintas práticas de manejo da cultura de forma mais eficaz e, assim, obter alta produtividade através da potencialização de cada um dos componentes de rendimento de grãos.

Com base no exposto, associe cada componente de rendimento na coluna à esquerda com o respectivo estágio de desenvolvimento da cultura do arroz na coluna à direita.

(1) Número de panículas/m2

(2) Número de espiguetas/ panícula

(3) Número de grãos/ panícula

(4) Massa de grão

( ) Da antese (uma ou mais espiguetas) até a maturação completa dos grãos na panícula.

( ) Da iniciação da panícula até a antese (uma ou mais espiguetas).

( ) Da antese (uma ou mais espiguetas) até a expansão de um ou mais grãos em profundidade.

( ) Da semente de arroz não embebida até a antese (uma ou mais espiguetas).

A sequência correta é

#115082
Concurso
UFSM
Cargo
Técnico em Agropecuária
Banca
COPERVES-UFSM
Matéria
Agropecuária
Tipo
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(1,0)

As sementes de algumas espécies apresentam problemas de germinação ou não germinam, mesmo quando colocadas em condições ambientais adequadas, permanecendo em estado dormente. Porém, para que ocorra a germinação destas sementes é preciso quebrar a dormência por meio de tratamentos pré-germinativos.

Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa correta.

#115081
Concurso
UFSM
Cargo
Técnico em Eletricidade
Banca
COPERVES-UFSM
Matéria
Eletricidade
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(1,0)

Considere o circuito eletrônico com amplificadores operacionais ideais e resistores da figura a seguir.

Simulado UFSM | Técnico em Eletricidade E



A relação vo/vi, que é chamada de ganho do amplificador, é

#115080
Concurso
UFSM
Cargo
Técnico em Eletricidade
Banca
COPERVES-UFSM
Matéria
Eletricidade
Tipo
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(1,0)

Considere o circuito elétrico de tensão e corrente contínuas da figura a seguir.

Simulado UFSM | Técnico em Eletricidade D



A resistência equivalente Thevenin Rth vista dos terminais A e B do circuito é

#115079
Concurso
UFSM
Cargo
Técnico em Eletricidade
Banca
COPERVES-UFSM
Matéria
Eletricidade
Tipo
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(1,0)

Observe o circuito elétrico da figura a seguir.

Simulado UFSM | Técnico em Eletricidade C



Sobre o circuito acima, considere as afirmativas a seguir.
I → A corrente que passa através do resistor de 1 kΩ é 2 A. II → A tensão sobre o resistor de 0,5 kΩ é 500 V. III → A potência dissipada pelo resistor de 2 kΩ é 8 kW.
Está(ão) correta(s)

#115078
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UFSM
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Técnico em Eletricidade
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COPERVES-UFSM
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Eletricidade
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(1,0)

Transformadores rebaixadores de tensão são largamente utilizados em linhas de distribuição para reduzir o nível de tensão para as unidades consumidoras. Uma configuração típica de transformador utilizada na distribuição de energia elétrica no Brasil é mostrada na figura a seguir.

Simulado UFSM | Técnico em Eletricidade C



Com base na figura, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.
( ) Se a tensão eficaz de linha do lado de média tensão é 13,8 kV, então a tensão eficaz de fase é de 13,8/√3 kV. ( ) Se a tensão eficaz de linha do lado de média tensão é 13,8 kV, então a tensão média de fase é de 13,8/√6 kV. ( ) Se a tensão eficaz de fase do lado de baixa tensão é 220 V, então a tensão eficaz de linha é de √3∙220 V. ( ) Se a tensão eficaz de fase do lado de baixa tensão é 220 V e conectarmos uma carga monofásica entre duas fases, então a tensão de pico sobre a carga monofásica é de √6∙220 V.
A sequência correta é

#115077
Concurso
UFSM
Cargo
Técnico em Eletricidade
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COPERVES-UFSM
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Eletricidade
Tipo
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(1,0)

Um capacitor de placas paralelas possui área das placas A, distância de separação entre as placas d e dielétrico entre as placas com permissividade elétrica ε, resultando em uma capacitância C. A capacitância de um capacitor de placas paralelas com mesma área das placas A, porém com distância de separação entre as placas d/2 e dielétrico entre as placas com permissividade elétrica 2ε, é

#115076
Concurso
UFSM
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Técnico em Eletricidade
Banca
COPERVES-UFSM
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Eletricidade
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(1,0)

Em um motor elétrico, nem toda a energia elétrica fornecida ao motor é convertida em energia mecânica no eixo. Parte da energia elétrica é perdida no processo de conversão eletromecânica de energia. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir.
I → As perdas mecânicas ocorrem devido ao atrito entre as partes móveis, ou seja, devido à fricção com os rolamentos e devido ao sistema de ventilação. II → As perdas magnéticas ocorrem devido ao efeito Joule, resultante da corrente elétrica circulando através dos condutores do estator e do rotor do motor. III → As perdas elétricas, que variam em função da densidade de fluxo magnético e da frequência de acionamento do motor, ocorrem principalmente nas lâminas de ferro do estator e do rotor.
Está(ão) correta(s)

#115075
Concurso
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Cargo
Técnico em Eletricidade
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COPERVES-UFSM
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Eletricidade
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(1,0)

Considerando o acionamento de máquinas elétricas, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.
( ) A principal função da chave de partida estrela-triângulo é limitar a corrente de partida pela aplicação momentânea de uma tensão reduzida ao motor ( ) A principal função de um sistema chamado soft starter é controlar a velocidade de um motor elétrico. ( ) A principal função de um inversor de frequência é aumentar o torque de partida de um motor, não sendo possível controlar sua velocidade.
A sequência correta é

#115074
Concurso
UFSM
Cargo
Técnico em Eletricidade
Banca
COPERVES-UFSM
Matéria
Eletricidade
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(1,0)

O dispositivo comumente utilizado para proteção por sobretensão na entrada de fontes de alimentação é o

#115073
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UFSM
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Técnico em Eletricidade
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COPERVES-UFSM
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Eletricidade
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(1,0)

A grandeza definida como a razão entre o fluxo magnético concatenado que passa por uma bobina e a corrente que produziu este fluxo é denominada

#115072
Concurso
UFSM
Cargo
Técnico em Eletricidade
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COPERVES-UFSM
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Eletricidade
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(1,0)

Com relação às características eletromagnéticas dos materiais, considere as afirmativas a seguir.
I → A condutividade elétrica σ de um material está relacionada à capacidade de passagem de linhas de campo elétrico através deste material. II → A permissividade elétrica ε de um material está relacionada à capacidade de condução de corrente elétrica. III → A permeabilidade magnética μ de um material está relacionada à capacidade de passagem de linhas de campo magnético através deste material.
Está(ão) correta(s)