Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Banca: COMPERVE-UFS x
#228721
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Dentre as Funções Administrativas, qual é a que trata do monitoramento dos resultados da organização?

#228720
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Salvo se outro prazo for legalmente fixado, encerrada a instrução do processo administrativo, o interessado terá direito de manifestar-se no prazo de:

#228719
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. O órgão de orientação superior da EBSERH é _____________________________, composto por ________ membros, nomeados pelo __________________________________.

#228718
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Conforme o Estatuto Social da EBSERH, os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, além do reembolso obrigatório, das despesas de locomoção e estada necessárias ao desempenho da função, salvo impedimento legal, farão jus a

#228717
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O capital social da EBSERH, integralmente sob a propriedade da União, é de

#228716
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Depois do almoço, Nayara resolveu tirar um cochilo, mas acabou perdendo a hora e foi levantar depois de dormir 7/20 horas de um dia. Quantas horas Nayara dormiu?

#228715
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Três amigos estão em uma corrida de moto. O capacete de um deles é preto, o de outro é azul, e o de outro é branco. As motos desses amigos são das mesmas cores que os capacetes, mas somente Paulo está com capacete e moto da mesma cor. Nem o capacete e nem a moto de Fred são brancos. Antônio está com a moto preta. Sendo assim

#228714
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Considere os conjuntos A={a, b, c, d, f} e B={c, f, g}. Assinale a alternativa que apresenta o conjunto formado pelos elementos que pertencem a A ou pertencem a B.

#228713
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Se calcularmos 6,5% de 130, obtemos o valor de

#228712
Concurso
HU-UFSC
Cargo
Vestibulando
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Observe a sequência a seguir

35; 46; 57; 68; ...

Qual é o sétimo termo?

#141322
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

“O que é o currículo?” ou “Qual é seu papel na educação escolar dos estudantes da Educação Básica?” são algumas das perguntas frequentes nos debates de professores nas reuniões pedagógicas. Em relação ao currículo escolar, considere as afirmações abaixo.

I O currículo deve compreender a interdisciplinaridade como abordagem teórico-metodológica em que a ênfase incide sobre o trabalho de integração das diferentes áreas de conhecimento.

II As políticas curriculares para a educação básica incluem os processos de planejamento vivenciados e reconstruídos em múltiplos espaços e por múltiplas singularidades do corpo social da educação.

III O currículo pode ser considerado como o conjunto de conhecimento científico, objeto de aprendizagem na escola.

IV As políticas curriculares para a educação básica concebem o saber como o conhecimento produzido pelas ciências.

Considerando as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica, estão corretas as afirmações

#141321
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O professor, como profissional, fundamenta sua atividade nos conhecimentos que integram o que se denomina de "Base de Conhecimentos para o Ensino". Caracteriza -se abaixo um desses conhecimentos profissionais.

Permite analisar e responder o porquê de uma dada seleção de conhecimentos, determinar com quais se pretende trabalhar com os estudantes, estabelecer como isso será feito e questionar se esses conhecimentos se constituem como conhecimento relevante e útil no contexto em que se desenvolvem. Permite também selecionar qual é a metodologia didática mais adequada ou a que mais favorece a aprendizagem e a educação.

Essa caracterização se refere ao

#141320
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Duas professoras recém-formadas discutem sobre o uso das novas tecnologias da informação e das comunicações (TIC) nas atividades de ensino, em contexto formal. No quadro a seguir, apresentam-se algumas ideias surgidas durante a discussão.

I Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permite integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas, elaborar e socializar as produções considerando determinados objetivos.

II O uso dos softwares educativos determina os objetivos de aprendizagem no planejamento de sequências didáticas.

III O professor deve ser um usuário alerta, crítico e seletivo do que propõem os especialistas dos softwares educativos, na tomada de decisão sobre o uso desses recursos didáticos em suas aulas.

IV Na atualidade, as TIC têm avançado de maneira que podem ser usadas para substituir o trabalho educativo do professor e de outros atores na escola.

De acordo com as discussões sobre o papel das TIC na educação, estão corretas as afirmações

#141319
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Em uma reunião pedagógica, um pedagogo respondeu a algumas perguntas formuladas por professores que desconheciam a natureza e o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nos itens a seguir, estão presentes algumas dessas questões.

I A BNCC aplica-se à educação escolar e à não escolar, tal como as define a LDB, Lei nº 9.394/1996?

II Esse documento adota o conceito de competência para se referir ao que é básico e comum para nortear os currículos nas escolas?

III Esse documento substitui o Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010, relativo a Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica?

IV A BNCC estabelece as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica?

As perguntas que devem ser respondidas pelo pedagogo de forma afirmativa estão nos itens

#141318
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Cargo
Pedagogo
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na história da educação, identificam-se determinadas tendências pedagógicas que tipificam elementos da cultura educacional na sociedade. No quadro abaixo, estão presentes algumas características das tendências pedagógicas adotadas no Brasil.

• O papel fundamental da escola é a formação de atitudes. • Os conteúdos são baseados na busca dos conhecimentos pelos próprios estudantes. • Prioriza métodos baseados na facilitação da aprendizagem. • Aprender é modificar as percepções da realidade. • A educação é centralizada no estudante e o professor é quem garante um relacionamento de respeito.

A tendência pedagógica caracterizada é a