(1,0)
Argumentos também podem ser classificados como válidos ou inválidos do ponto de vista de sua estrutura formal, independentemente da verdade ou falsidade de suas premissas.
Dentre os exemplos a seguir, assinale o argumento válido.
As afirmações I, II e III estão associadas a conceitos básicos do raciocínio lógico ou da Teoria dos Conjuntos:
I. O valor lógico de uma conjunção de duas proposições é verdade somente quando ambas as proposições são verdadeiras. II. Em uma afirmação condicional cujo valor lógico é verdade, a antecedente e a consequente sempre são verdadeiras.III. A reunião de conjuntos está associada à disjunção inclusiva, ao passo que a interseção de conjuntos está relacionada à conjunção. Avaliando-se as afirmações I, II e III, pode-se concluir corretamente que o valor lógico delas são, respectivamente,
Considere as proposições: “todo cinema é uma casa de cultura”, “existem teatros que não são cinemas” e “algum teatro é casa de cultura”. Logo, é correto afirmar que
Se o valor lógico de uma proposição p é verdadeiro e o valor lógico de uma proposição q é falso então o valor lógico da proposição composta [(p->q) v ~p ] ^ ~q é:
Se o valor lógico de uma proposição P é verdadeiro e o valor lógico de uma proposição Q é falso, então é correto afirmar que:
Os conectivos ou operadores lógicos são palavras (da linguagem comum) ou símbolos (da linguagem formal) utilizados para conectar proposições de acordo com regras formais preestabelecidas. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de conjunção, negação e implicação, respectivamente
Observe que em cada um dos dois primeiros pares de palavras abaixo, a palavra da direita foi formada a partir da palavra da esquerda, utilizando-se um determinado critério.
ASSOLAR ? SALA REMAVAM ? ERVA LAMENTAM ? ? Com base nesse critério, a palavra que substitui corretamente o ponto de interrogação é:
Imagima que um objeto para ser deslocar no espaço tridimensional só possa fazê - lo com deslocamentos unitários verticais para cima (C) ou para baixo (B) e com deslocamentos,também unitários, horizontais nos quatros sentidos dos pontos cardeais: norte (N), sul (S), leste ( L), oeste ( O).
Para se deslocar de um ponto P a um ponto Q, ambos do espaço tridimensional, um objeto percorreu um objeto percorreu a seguinte trajetória:NLCLSBSONCCLSPara voltar ao ponto P, a partir de Q , percorrendo exatamente o caminho inverso, a trajetória correta é :
Nas somas mostradas a seguir, alguns dígitos do nosso sistema de numeração foram substituídos por letras. No código criado, cada dígito foi substituído por uma única letra, letras iguais representam o mesmo dígito e letras diferentes representam dígitos diferentes.
P + P = S H + H = U S + S = H M + M = PS Utilizando o mesmo código, pode-se deduzir que o resultado da soma S + H é igual a
Cada um dos rapazes, Carlos,Julio e Marcos possui apenas um animal de estimação, cachorro, gato e peixe, não necessariamente nessa ordem. Cada um dos rapazes faz seu lazer com apenas um dos veículos moto, kart e bicicleta, também não necessariamente nessa ordem.Sabe-se que Julio anda de kart em uma pista que aluga. O rapaz que tem o cachorro leva o cachorro em um cesto que tem na bicicleta. Marcos não tem gato e não tem bicicleta. Dessa forma, pode-se concluir corretamente que:
Considere as premissas I, II e III.
I. Se Carlos é legista, então ele é médico.II. Se Ana é perita criminal, então ela é policial civil. III. Ana é policial civil e Carlos é legista. Uma conclusão que pode ser indicada para que, juntamente com essas três premissas, se tenha um argumento válido é
Certa vez uma pessoa afirmou:
• todo nutricionista se preocupa com a saúde.• todos que praticam esportes se preocupam com a saúde. Com base apenas nas afirmações dessa pessoa, podemos concluir corretamente que:
Considere verdadeiras as premissas I, II e III. I.
I. Se Cláudio é médico, então Ana é advogada. II. Se Marcelo é professor, então Débora é dentista. III. Ana não é advogada ou Débora não é dentista.A alternativa que contém uma conclusão que pode ser associada às premissas apresentadas, de modo a constituir um argumento válido, é:
O SUS conta com instâncias colegiadas previstas na Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe:
A lei Federal 8142/90, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS. Em relação aos Conselhos Municipais de Saúde assinale a alternativa incorreta:
Recuperar senha