Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Banca: CETRO x
#120009
Concurso
SESI-DF
Cargo
Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No “Documento Base” publicado pela Secretaria de Educação Profissional Tecnológica do Ministério da Educação, discute-se as concepções e princípios da educação profissional técnica de nível médio, mais especificamente do ensino médio integrado, conforme as razões indicadas no trecho abaixo.

“Entre as razões do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, a opção pelo apoio à forma de oferta de educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio dá-se, principalmente, pelo fato de ser a que apresenta melhores resultados pedagógicos. Assim, o PDE propõe sua consolidação jurídica na LDBEN, com o acréscimo de uma seção especificamente dedicada à articulação entre a educação profissional e o ensino médio, denominada ‘Da Educação Profissional Técnica de Nível Médio’, e pelo financiamento para a melhoria da qualidade do ensino médio integrado e ampliação de sua oferta nos sistemas de ensino estaduais”.

O sentido do ensino médio integrado expressa uma concepção de formação humana, com base na integração de todas as dimensões da vida no processo educativo, visando à formação dos sujeitos, as quais compreendem o trabalho, a ciência e a cultura. Um dos princípios do ensino médio integrado é o do “Trabalho como Princípio Educativo”. Sobre esse princípio, assinale a alternativa incorreta.

#120008
Concurso
SESI-DF
Cargo
Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
Banca
CETRO
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Todos os anos na Escola Rumo ao Saber, na primeira reunião pedagógica, a equipe escolar respalda-se na avaliação dos resultados do ano anterior para elaborar o planejamento e estabelecer o Projeto Político-Pedagógico. Sobre o planejamento dialógico e o Projeto Político- Pedagógico da escola, é incorreto afirmar que

    #120007
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Os alunos das turmas de ensino médio da professora Ana Lúcia são muito questionadores. Diante de toda a situação que julgam injusta e determinada apenas por uma pessoa, indagam “Onde está a democracia?”. A palavra democracia é largamente utilizada, em diferentes contextos. Sabendo-se que desde a constituição inicial do governo democrático, na Grécia, houve a definição de uma estrutura organizacional que subdividia as classes sociais, na sociedade brasileira atual, é possível apontar que esse aspecto também prevalece. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta a contribuição da educação para a reversão ou minimização desse quadro de desigualdade social.

    #120006
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Quando Gabriel comete algum erro na realização das atividades propostas em sala de aula, tenta novamente com a mesma determinação. Com base na concepção das ações consecutivas propostas por Paulo Freire na sentença “fazemos, logo pensamos, assim existimos”, em que está intrínseca a intencionalidade social e histórica por trás de todo saber firmado e situando o erro como algo positivo, decorrente da própria busca, assinale a alternativa incorreta.

    #120005
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Leia os casos dos alunos abaixo para responder à questão .

    1. Júlio estuda no 9º ano do ensino fundamental. É um bom aluno, mas não gosta de comparecer às aulas. Durante todo o ano, compareceu em 600 horas letivas.
    2. Mariana é aluna do 5º ano do ensino fundamental, não tem domínio das aprendizagens imprescindíveis e apresenta presença em 140 dias letivos.
    3. Kaique é aluno do 1º ano do ensino médio e esteve presente em 175 dias letivos. No entanto, ausentou- se em 50% das aulas de Matemática.

    Diante do exposto, é possível afirmar que, devido à quantidade de faltas,

    #120004
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Em 2003, foi realizada uma pesquisa pela Revista Nova Escola sobre os 10 maiores problemas enfrentados pela Educação Básica brasileira. Na lista dos dez problemas apontados, não apareceu como título

    #120003
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Tatiana é uma aluna com paralisia cerebral e grande comprometimento da motricidade e da comunicação. Não se expressa oralmente e comunica-se apenas pelo olhar, por meio de expressão facial ou por apontamento do que deseja. A professora e a auxiliar em educação da sala de Tatiana desenvolveram um material de comunicação alternativa para que ela possa se expressar e para que saibam se a aluna está aprendendo com base no que é proposto. Sobre os sistemas de comunicação suplementar e alternativa utilizados como recursos pedagógicos, pode- se afirmar que

    #120002
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Joana é coordenadora pedagógica em uma escola pública e em um HTPC retomou as ideias principais das tendências pedagógicas, pois notou que alguns professores não reconheciam a teoria em suas práticas, desenvolvendo-as sem saber ao certo o porquê. Acerca das tendências pedagógicas, corresponde ao contexto histórico apenas afirmar que

    #120001
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Leia o trecho abaixo para responder à questão.

    “Para que serve alterar os programas se não é para os jovens construírem competências e saberes mais alargados, pertinentes, duradouros, mobilizáveis para a vida e para o trabalho?

    Tratando-se de uma observação óbvia, in abstracto e na esfera das boas intenções, resta provar se uma abordagem por competências não será, paradoxalmente, mais elitista do que uma pedagogia centrada sobre os saberes, se dará mais sentido ao ofício de aluno e ajudará os alunos com dificuldades ou em situação de insucesso, a reconciliarem-se com a escola.”

    Fonte: PERRENOUD, Philippe. Por que construir competências a
    partir da escola? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as
    desigualdades
    . Curitiba: Ed. Melo, 2010.

    Sobre a abordagem da aprendizagem por competência, assinale a alternativa incorreta.

    #120000
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Francisco nasceu e morou até os 9 anos de idade no Piauí. Aos 10 anos, veio para São Paulo e foi matriculado em uma escola pública. Ele recebeu vários apelidos dos colegas devido ao regionalismo presente em sua fala, o que o incomodou muito e causou diversos desentendimentos com os colegas. Sobre pluralismo e diversidade cultural, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no caso exposto, assinale a alternativa correta.

    #119999
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Flávia é pedagoga e atua em uma escola pública há 3 anos. Seu papel, nessa escola, junto ao grupo de professores, é fundamental. Muitos professores são antigos na instituição e têm formação técnica em Magistério. Ela atua como articuladora do processo pedagógico na escola, ajuda os professores no aprimoramento de seu desempenho em sala de aula e na análise e compreensão das situações de ensino com base em pressupostos teóricos. Acerca da concepção e do papel do pedagogo na escola, assinale a alternativa incorreta.

    #119998
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Um dos desafios mais presentes em discussões educacionais é a reflexão acerca da qualidade e de como promovê-la e ampliá-la cada vez mais nas instituições de ensino. A esse respeito e pensando sobre a atuação do pedagogo junto aos demais profissionais da escola, tendo em vista a qualidade do processo de ensino- aprendizagem, pode-se afirmar que

    #119997
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Melissa é mãe de Catarina e sempre teve interesse em participar efetivamente da escola em que a filha estuda por meio de discussões com profissionais da escola, opiniões e vivências para melhor compreender a realidade educacional. Este ano está bastante envolvida, pois faz parte do Conselho Escolar. Sobre esse órgão colegiado, pode-se afirmar que

    #119996
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Leia o texto abaixo para responder à questão. “O Brasil tem assistido nos últimos anos a um movimento de expansão das ações de acompanhamento e avaliação das políticas públicas desenvolvidas no país, principalmente no âmbito do governo federal. A utilização de recursos públicos em ações que não têm seu impacto devidamente mensurado, passando por uma minuciosa analise de custo efetividade tem, cada vez mais, perdido espaço na administração pública federal. Órgãos como o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União, aliados à criação de unidades especializadas dentro da estrutura organizacional do executivo federal, têm auxiliado na construção de uma cultura de avaliação e contribuído para a correta e efetiva aplicação dos recursos públicos. Neste contexto, a utilização de índices sintéticos e indicadores relacionados aos programas sociais desenvolvidos tem ganhado espaço e servido de instrumentos para balizar a distribuição de recursos, caminhando para constituírem-se em ferramenta de monitoramento da política pública e em critério de alocação global do gasto público nos pais.(...)" Fonte: “Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas", José Gonçalves Moreira Neto, novembro de 2008, disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa... Sobre a utilização dos indicadores educacionais, assinale a alternativa incorreta.

    #119995
    Concurso
    SESI-DF
    Cargo
    Técnico em Educação - Orientador Pedagógico
    Banca
    CETRO
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Nas HTPC da Escola Passo para o Futuro, sempre é disponibilizado aos professores um espaço para planejamento, trocas de experiências e discussões entre os professores, tematização de práticas, entre outras atividades que refletem direta ou indiretamente no processo ensino-aprendizagem. Sobre o processo de planejamento e seus desdobramentos em diferentes níveis e sobre os planos de ensino, pode-se afirmar que