Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Banca: CEPERJ x
#123544
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Língua Espanhola
Banca
CEPERJ
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No capítulo “Visões da modernidade", da coletânea Curso de filosofia, organizada por Antonio Rezende, os professores Eduardo Jardim e Katia Muricy recorrem ao pensamento de Hannah Arendt para fazer um diagnóstico da contemporaneidade. “Nosso tempo é marcado, segundo Hannah Arendt, pela crise dos três sustentáculos da civilização ocidental". Conforme a exposição dos autores, tal crise se apresentou historicamente na seguinte sequência cronológica:

#123543
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Língua Espanhola
Banca
CEPERJ
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Durante o século XX, a filósofa Hannah Arendt afimou que existe uma antiga resposta para a pergunta sobre o sentido da política tão simples e concludente, que poderia dispensar outras respostas por completo. De acordo com o que explana Hannah Arendt em O que é política?, esse sentido da política é:

#123542
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Língua Espanhola
Banca
CEPERJ
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Jean-Paul Sartre, em O ser e o nada, faz uma fenomenologia das dimensões temporais. Tendo em vista essa descrição fenomenológica sobre o passado e o presente, ele conclui que:

#123541
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Língua Espanhola
Banca
CEPERJ
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Nas Investigações filosóficas, Ludwig Wittgenstein indaga quantas espécies de frases existem na linguagem. De acordo com o que ele define nesta obra,

#123540
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Língua Espanhola
Banca
CEPERJ
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Filosofia é questão de ideias. Entretanto, para alguns filósofos, ela é também questão de estilo. Gilles Deleuze pensava assim, e por isso dizia que “os grandes filósofos são também grandes estilistas", como fez na entrevista do livro Conversações, dedicada exclusivamente ao tema da filosofia. Nessa entrevista, o pensador francês define, ainda, que tal estilo em filosofia é:

#123463
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Gallahue e Ozmun (2003) afirmam que um auto conceito negativo ou deficiente pode resultar em problemas de comportamento, dificuldade de aprendizagem e delinquência. Segundo os autores, a percepção que o estudante tem de si afeta o nível de desempenho acadêmico. E os educadores precisam saber utilizar as atividades motoras para encorajar a formação de auto conceitos positivos e estáveis.

Ainda de acordo com os autores citados, é muito importante que as experiências motoras dos educandos sejam orientadas para o êxito, pois assim auxiliariam na melhora do auto conceito. E para que isso aconteça, Gallahue e Ozmun sugerem que os educadores usem métodos de abordagens:

#123461
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O professor Nando trabalhou Jogos Populares com os alunos do 7º ano. Ao final de seis semanas, quando concluiu o que havia planejado, elaborou um instrumento capaz de avaliar o final desse processo de aquisição de conteúdo por parte dos alunos. De acordo com os PCNs, essa fase da avaliação contínua denomina-se:

#123459
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Um planejamento de ensino eficaz em educação física escolar requer, dentre outras ações, que o professor vá além da condição de ministrador de atividades físicas e que desenvolva reflexões, pesquisas e ações contextualizadas com a realidade social e cultural, ligados ao movimento humano. Campos (2011) desenvolve tais ideias e propõe que, para elaboração do planejamento de ensino, é necessário que o professor observe também os seguintes requisitos:

#123426
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A aprendizagem de habilidades motoras progride sequencialmente de forma previsível e independente da idade do aprendiz. Gallahue e Ozmun (2003) classificam o desenvolvimento dessa aprendizagem nos níveis inicial, intermediário e avançado, caracterizados respectivamente por movimentos:

#123425
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Na semana de planejamento, a equipe de professores de Educação Física discute sobre os conteúdos a serem selecionados para o ano letivo:

Professor 1- “Temos que fazer com que os alunos vivenciem o jogo.”
Professor 2- “Nada disso! Vamos trabalhar o desenvolvimento motor dessa garotada!”
Professor 3- “Gente! Vamos valorizar o saber do aluno! Vamos trazer para a escola as brincadeiras deles! As brincadeiras populares.”
Professor 4- “Minha gente... Esse pessoal precisa conhecer sobre o jogo que jogam!”

De acordo com os estudos apresentados por Darido (2003), os professores do diálogo reproduzido acima são adeptos, respectivamente, das seguintes abordagens:

#123424
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma questão polêmica na educação física escolar é a avaliação. Tal problema é detectado ainda na formação de professores dentro das universidades, como afirma a pesquisa de Paiva e Souza (in Monteiro e Cupollilo, 2011), em que aponta que o ensino sobre a avaliação ainda possui características conservadoras e limitadas. Portanto, a hipótese da pesquisa demonstra que professores avaliam de acordo com a forma denominada “tendência clássica de avaliação". Tal tendência expressa uma avaliação centrada nos seguintes fatores:

#123423
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Enquanto função psicomotora, o tônus interfere significativamente não só nos aspectos afetivos, como também no diálogo corporal que o indivíduo estabelece com o mundo. Contudo, Fonseca (2009) admite que o estudo da função tônica se situa no estudo do sistema nervoso central, tratando-se de um dos mais vastos e complexos da neurofisiologia. Isso refere-se a um dos conceitos mais caros para o ensino da Educação Física, pois segundo esse autor a função tônica:

#123422
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

De acordo com os PCNs do Ensino Médio, faz parte do rol de habilidades e competências a serem desenvolvidas nesse segmento da educação básica:

“Compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão."


O professor contribui especialmente para o desenvolvimento desse conjunto de ações quando propõe:

#123421
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma abordagem de ensino utilizada amplamente na educação física é denominada de psicomotricidade. Campos (2011) observa que, apesar de bem adequada ao cotidiano das aulas de educação física, esta abordagem é significativamente questionada pela possibilidade de promover na prática docente:

#123419
Concurso
SEDUC-RJ
Cargo
Professor - Educação Físca
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A quadrilha é uma dança tradicional das festividades juninas muito comuns nas escolas do Rio de Janeiro. Muitos dos passos executados pelos dançarinos foram influenciados pelos franceses e inspirados na dança da nobreza europeia. Isso explica termos como “anarriê", “anavantur" e “balancê". Para orientar atividades como essas, devem os professores de Educação Física se valer tanto do conhecimento histórico-social, quanto do técnico-corporal.

Darido e Souza Jr (2007) identificam, em seu livro, alguns passos de forma clara e específica. Conforme os autores, o “beija-?or" se realiza quando: