(1,0)
Considere a Lei Federal nº 8069/70 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – e responda às questões de nº 20 a 22.
Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente, dentre outras, a medida de internação em estabelecimento educacional. Sobre a aplicação dessa medida, o artigo 121 do ECA estabelece que:
Um trem A viajava com uma velocidade de 40km/h quando seu maquinista percebeu que, nos mesmos trilhos à sua frente encontrava- se outro trem B em repouso. Imediatamente ele aplica os freios, imprimindo ao trem A uma aceleração retardadora constante. Nesse mesmo instante, o trem B parte uniformemente acelerado. Felizmente, por isso, foi evitada a colisão. A figura abaixo representa os gráficos velocidade-tempo dos dois trens, sendo t=0 o instante em que, simultaneamente, o trem A começou a frear, e o trem B partiu acelerado.Sabendo que nesse instante t=0 a distância entre eles era de 162m, pode-se afirmar que a menor distância entre a dianteira do trem A e a traseira do trem B foi de:
Uma pequena esfera de aço, suspensa a um suporte por um fio ideal está oscilando, com atrito desprezível, num plano vertical, entre as posições extremas A e B, nas quais o fio forma 600 com a vertical, como mostra a figura abaixo.A razão entre os valores máximo e mínimo da tensão no fio durante essas oscilações é igual a:
No circuito esquematizado na figura apresentada abaixo, o voltímetro e o amperímetro são ideais, e a resistência do resistor R=7?.Com as chaves C1 e C2 abertas, o voltímetro indica 36V. Com apenas a chave C1 fechada, o voltímetro passa a indicar 28V. Nesse caso,imediatamente após se fechar também a chave C2 , o amperímetro indicará:
Um calorímetro de capacidade térmica desprezível contém um bloco de gelo e 100g de água em equilíbrio térmico. Com o auxílio de uma fonte que desenvolve uma potência constante, é fornecido calor para o interior do calorímetro e passa-se a monitorar sua temperatura.O gráfico abaixo informa como a temperatura no interior do calorímetro varia em função do tempo durante 25 minutos de monitoramento.Sendo o calor latente de fusão do gelo 80cal/g e o calor específico da água (líquida) 1,0cal/g0 C, pode-se afirmar que a massa do gelo inicialmente contido no calorímetro era:
Dois projéteis são lançados do solo a uma distância de 30m um do outro: o projétil (1) obliquamente, e o projétil (2) verticalmente para cima. Verifica-se que eles se chocam no instante em que ambos atingem os pontos mais altos de suas trajetórias, a 20m do solo, como mostra a figura abaixo.Supondo a resistência do ar desprezível e considerando g=10m/s2 , pode-se afirmar que o projétil (1) foi lançado do solo com uma velocidade de módulo igual a:
Duas pequenas esferas de mesmas dimensões que se deslocam sobre uma guia horizontal, com atritos desprezíveis, com movimento uniforme em sentidos opostos, vão colidir direta e frontalmente. Antes da colisão, a esfera A, de massa igual a 3kg, move-se para a direita com uma velocidade de módulo igual a 2m/s, enquanto que a esfera B, de massa igual a 1kg, move-se para a esquerda com uma velocidade de módulo igual a 10m/s, como ilustra a figura acima.Se a colisão não for perfeitamente elástica, haverá um decréscimo no valor da energia cinética do sistema constituído pelas duas esferas.No caso dessa colisão, esse decréscimo poderá ser, no máximo de:
Observe a figura acima, que mostra uma ampla faixa do espectro eletromagnético.Sabendo-se que a velocidade de propagação de uma radiação eletromagnética, no ar, é aproximadamente 3.105 km/s, uma onda eletromagnética de comprimento de onda 10-7 m encontra-se na faixa de:
Um automóvel viaja numa estrada plana retilínea e horizontal com uma velocidade de 8m/s. À sua frente vai um caminhão com uma velocidade de 10m/s, que transporta um espelho plano (E) preso à sua traseira, como ilustra a figura acima.O motorista do automóvel observa a imagem de seu próprio carro refletida pelo espelho plano transportado pelo caminhão. Já o motorista do caminhão observa a imagem do automóvel refletida pelo espelho plano retrovisor de seu veículo. Ambos veem as imagens do automóvel deles se afastando. As velocidades com que essas imagens deles se afastam são de:
Considerando a mola ideal de constante elástica 200N/cm e g=10m/s2 , pode-se afirmar que, ao passar da situação ilustrada na figura(1) para a ilustrada na figura (2), o comprimento da mola sofreu um acréscimo de:
Os três blocos representados na figura abaixo têm massas iguais, estão suspensos a duas roldanas fixas e são abandonados na posição indicada.
Considere os fios e as roldanas ideais e desprezíveis os atritos nos eixos das roldanas. Sendo g o vetor da aceleração da gravidade, o vetor aceleração do bloco (2) imediatamente após o instante em que são abandonados é:
No interior de uma piscina há um espelho plano horizontal.Um raio de luz monocromática, vindo do ar, penetra na água com ângulo de incidência de 450 , refrata-se e, a seguir, reflete-se no espelho. O raio refletido pelo espelho, que faz 600 com o raio refratado, retorna à superfície livre da água e emerge para o ar, como mostra, abaixo, a figura 1.Gira-se o espelho em torno de um eixo vertical até que o raio refletido por ele retorne à superfície livre da água com ângulo de incidência limite (L), como mostra a figura 2, acima.Sendo o índice de refração do ar nar =1, pode-se afirmar que, em relação à sua posição inicial, o espelho girou:
Numa região delimitada pelos eixos cartesianos OX e OY, localizada no 1º quadrante, há um campo magnético uniforme B perpendicular ao plano da página, apontando para dentro.Uma partícula de massa m e carga elétrica q penetra nessa região no ponto J, com uma velocidade V0 perpendicular ao eixo OX e a abandona no ponto K, com uma velocidade V perpendicular ao eixo OY, como mostra a figura acima.
A figura acima representa o gráfico velocidade-tempo de uma partícula.Sabe-se que, no instante t=5s, a partícula se encontra na posição de coordenada s=78m. Nesse caso, pode-se afirmar que, no instante t=0, ela se encontrava na posição de coordenada:
A figura abaixo representa, num gráfico pxV, dois processos através dos quais um gás ideal evolui a partir de um estado inicial A de equilíbrio termodinâmico. No processo 1, o gás se expande isotermicamente até outro estado de equilíbrio termodinâmico B. No processo 2, ele se expande adiabaticamente até um terceiro estado de equilíbrio termodinâmico C.Verifica-se que, durante ambas as expansões, o gás realiza o mesmo trabalho W. Nesse caso, a quantidade de calor Q1 envolvido no processo 1, e a variação de energia interna ?U2 , ocorrida no processo 2, são tais que:
Recuperar senha