(1,0)
O TBT (M.M = 291 g/mol) é um composto polar, hidrofóbico e lipofílico que foi introduzido no mercado nos anos 40. É componente de tintas anti-incrustantes, utilizadas em cascos de barcos, redes e jaulas de aquacultura a fim de impedir a fixação de organismos como algas e invertebrados (mexilhão, cracas, etc.). Além disso, o TBT é utilizado também na agricultura como pesticida, conservante de madeiras e, numa escala menor, em desinfetantes e em tratamentos algicidas em materiais de construção. A sua elevada difusão no meio marinho tornou-se uma preocupação ambiental em nível mundial. Atualmente, é considerada a substância mais tóxica produzida pelo homem.
A composição centesimal do TBT é de 49.49% de Carbono, 9.62% de Hidrogênio e 40.89% de Estanho e sua fórmula molecular é:
O Cardanol é um fenol obtido do líquido da castanha de caju (LCC), a partir do processo de aquecimento a que as castanhas são submetidas para fins alimentícios, de modo a romper a casca externa e liberar o óleo.
Sendo o LCC um subproduto de agronegócio do caju e correspondente a, aproximadamente, 25% do peso da castanha, supõe-se que 5% desse líquido seja o ácido anacárdico. Assim, para produzir 5.96 toneladas de Cardanol, supondo que sua massa molar seja de aproximadamente, 298 g/mol, a quantidade necessária de castanhas em toneladas é de:
O sulfato de amônio, (NH4 )2 SO4 , dissolve-se em água para formar uma solução condutora com os íons NH4 + e SO4 =. A equação não balanceada para a reação que tem lugar quando esse sólido iônico se dissolve em água é(NH4 )2 SO4(s) --------> NH4 +(aq) + SO4 = (aq).Supondo que se dissolvem 1,32 g de sulfato de amônio em 0,500 litros de água, pode-se afirmar que as concentrações em mols.L-1 de NH4 +(aq) e de SO4 = (aq), respectivamente, são
A 400º C, uma mistura gasosa de H2 , I2 e HI em equilíbrio contém 0,0031 mols de H2 , 0,0031 mols de I2 e 0,0029 mols de HI por litro. Ao ser alcançado o equilíbrio, verifica-se que o valor da constante de equilíbrio em termos de concentração (Kc ) é igual a 59,4. A reação que se processa pode ser escrita da seguinte maneira:H2(g) + I2(g)
2HI(g)Que alterações farão variar a constante de equilíbrio da reação entre o H2(g) e o I2(g)?I adição de um catalisador II aumento da pressão (temperatura constante) III aumento da concentração dos reagentes IV aumento da temperatura V aumento da concentração dos produtos
Têm-se duas substâncias X e Y, sendo a primeira orgânica e a segunda inorgânica. Com relação a X e Y, afirma-se que:
I a maioria das reações de X são mais rápidas do que as de Y;
II X é solúvel em solventes apolares e Y em solventes polares;
III X provavelmente tem isômeros; Y não os tem.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas em relação a X e Y.
Em relação às nomenclaturas de compostos orgânicos, afirma-se que:I em qualquer alceno ramificado a numeração da cadeia principal sempre deve ser iniciada na extremidade mais próxima do radical lateral;II isobutano é nome equivalente a 2-metilpropano;III os radicais arila têm Valência livre no núcleo benzênico;IV num cicloalcano ramificado a numeração dos carbonos sempre se inicia pelo carbono da ramificação (ou por um dos que têm ramificação).Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
A massa em gramas de água destilada, necessária para ser adicionada a 42,0 g de solução de KNO3 , com 23,0% em peso desse sal, para que se obtenha uma solução a 10,0% em peso, é
Um dos mais importantes processos industriais é a fixação do nitrogênio através de sua transformação em amônia, podendo ser representado pela equação a seguir:
N2 (g) + 3H2 (g)
2NH3(g) ΔH = - 92kJ.mol-1
Em relação a esse processo, haverá maior concentração do produto quando ocorrer
Tem-se dois balões A e B, ligados por um tubo de comunicação munido de torneira. O balão A contém 3.2 g de O2 (g) e o balão B está vazio (vácuo). Abrindo-se a torneira de comunicação, depois de um tempo prolongado, a pressão do O2 (g) nos balões interligados é igual a 0.41 atm.Considerando-se desprezível o volume do tubo de comunicação e sabendo-se que o volume do balão A é igual a 4.1 L e que a temperatura foi mantida em 27 ºC durante todo processo, o volume do balão B corresponde a:
Uma mistura entre Na2CO3 + NaHCO3 e materiais inertes foi analisada da seguinte maneira:(i) Uma amostra de massa 0.3 g foi dissolvida em água e titulada com solução padrão de HCl 0.1 M.(ii) Até que o ponto final da titulação fosse marcado pela fenolftaleína, foram consumidos 9.0 mL do volume do titulante (HCl).(iii) O indicador metilorange foi adicionado. Com as duas titulações, até o ponto final marcado pela mudança de cor do indicador metilorange, foram consumidos 30 mL do volume do titulante.Respectivamente, os percentuais de carbonato e de bicarbonato na amostra original são de:
Algumas amostras, que apresentam teores da espécie SO4 = que variam de 20.0 a 48.0%, foram analisadas pelo método BaSO4 (que consiste na precipitação como BaSO4 ). Para produzir um precipitado de BaSO4 de massa 3.0g, a menor quantidade de amostra a ser utilizada e a correspondente quantidade máxima de BaSO4 a ser precipitada são, respectivamente:
A capsantina é um corante vermelho natural da classe das xantofilas . Ela é o principal carotenoide no pimentão vermelho ( Capsicum annuum ) e um componente da oleorresina de pimentão .
A molécula de capsantina apresenta
São processos com ΔH positivo:
Em um balão volumétrico de 1 L, foi preparada uma solução aquosa, adicionando-se uma massa correspondente a 0.06 mol de dihidrogenofosfato de potássio (KH2 PO4 ) sólido a 300 mL de uma solução aquosa de hidróxido de potássio (KOH) 0.1 mol.L-1 e completando-se o volume do balão com água destilada. Adicionando-se a 100 mL dessa solução 1 mL de solução aquosa de KOH 0.1 mol.L-1 obtem-se uma segunda solução.Sabe-se pKa = - logKa = 7.20, em que Ka é a constante de dissociação do H2 PO4 - em água a 25 ºC.O pH da primeira solução e a relação do pH da segunda solução com o pH da primeira são, respectivamente:
Em uma célula eletrolítica contendo solução de CoSO4 , dois eletrodos inertes foram imersos. Sabe-se que as semi reações são:Co+2 + 2e- → Co(s) Eº = - 0.28 V4e- + O2 (g) + 4 H+ → 2H2O Eº = 1.23VApós a passagem, pela célula, de uma corrente de 5.0 A durante 1.5 h, as massas de cobalto metálico e de gás oxigênio produzidas são, respectivamente:
Recuperar senha