(1,0)
De acordo com as Diretrizes da American Heart Association sobre Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (2010), é correto afirmar:
Segundo o Programa de Controle de Infecção Hospitalar do Ministério da Saúde, infecção hospitalar é definida como:
A tuberculose, doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, pode acometer uma série de órgãos e/ou sistemas. A apresentação da tuberculose na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é esta forma, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. É considerada como tuberculose pulmonar:
A Portaria nº 3.125, de 7 de outubro de 2010 aprova as Diretrizes para Vigilância, Atenção e Controle da hanseníase, cuja classificação operacional dos casos de hanseníase para definir o esquema de tratamento com poliquimioterapia é baseada no número de lesões cutâneas, de acordo com os seguintes critérios: paucibacilar - casos com até cinco lesões de pele; e multibacilar – casos com mais de cinco lesões de pele. Para realização da consulta de enfermagem ao paciente com hanseníase, o enfermeiro utilizará os esquemas terapêuticos padronizados de acordo com a classificação operacional. Acerca do esquema terapêutico para adulto, é correto afirmar:
Uma criança do sexo masculino foi admitida para internamento hospitalar com diagnóstico médico de pneumonia. Portanto, foram prescritos 3,2 milhões de UI de penicilina cristalina EV em 50 ml de SG5% de 6 em 6 horas. No hospital, tem disponível frasco ampola de penicilina cristalina de 5.000.000UI.
Quantos ml devem ser aspirados do frasco ampola de 5.000.000UI após diluído?
Assinale a alternativa que indica corretamente a resposta fisiológica esperada ou previsível gerada por um medicamento.
Uma jovem de 24 anos, ansiosa, vai ao consultório de enfermagem com queixa de dor no peito, referindo que a dor piora com esforços físicos, como subir escadas. A jovem nega tabagismo, etilismo e uso de drogas ilícitas. Durante a avaliação da paciente, o enfermeiro realizou a ausculta cardíaca, detectando um clique mesossistólico, caracterizando prolapso de valva mitral. A manobra que o enfermeiro deve solicitar que a paciente realize para acentuar os achados do prolapso da valva mitral e facilitar a avaliação é:
Na assistência de enfermagem a pacientes portadores de doenças do aparelho respiratório, é necessário que o enfermeiro realize o exame físico. Portanto, ao examinar um paciente de 48 anos com doença pulmonar obstrutiva crônica, o enfermeiro espera auscultar:
Uma mulher de 33 anos, sexualmente ativa, procura atendimento na unidade de saúde com queixa de secreção vaginal. É solteira, mas tem relacionamento sexual com diversos parceiros. Ao exame físico da vagina, o enfermeiro constatou secreção verde-amarelada, com odor fétido e a paciente referiu prurido eventual e dor à micção. O útero apresentava tamanho normal e não havia massas anexiais. Com base nesses dados, pode-se constatar que a paciente provavelmente apresentava:
Um paciente está internado em uma unidade clínica hospitalar, apresentando sede, mucosa pegajosa, contratura muscular, náuseas, vômitos, taquisfigmia, aumento da pressão arterial. Ao realizar exames laboratoriais, constataram-se aumento do sódio sérico, redução do sódio urinário e aumento da osmolaridade e densidade específica da urina. Essas manifestações clínicas e achados laboratoriais são característicos de:
Dentre as ações do enfermeiro nos exames complementares, pode-se citar a realização da gasometria arterial, pois a Resolução COFEN Nº 390/2011 normatiza a execução, pelo enfermeiro, da punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorização de pressão arterial invasiva. Para tanto, é necessário que o enfermeiro avalie a circulação colateral antes de proceder à punção da artéria radial.
Essa avaliação é realizada com a obliteração tanto do pulso radial quanto do ulnar para levar à palidez da mão. A seguir, libera a pressão apenas da artéria ulnar, devendo o fluxo da artéria ulnar ser adequado e imediatamente retornar o rubor da mão. Assim, o teste é positivo, podendo ser utilizada a artéria radial para punção. O nome desse teste é:
Durante a consulta de enfermagem à criança, é necessário o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Sobre esse tema, é correto afirmar:
O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Para o controle da taxa glicêmica, é necessária a aplicação de insulina, a qual é um hormônio que deve ser conservado de maneira adequada, para que sejam garantidas as suas propriedades farmacológicas. Portanto, é preciso seguir as seguintes orientações:
Durante a consulta de enfermagem realizada a um paciente de 42 anos com diagnóstico de diabetes melito, o enfermeiro realizou a anamnese e o exame físico com verificação da pressão arterial (PA), sendo constatada PA=142/96mmHg. Assim, segundo as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão (2010), que classifica a pressão arterial de acordo com a medida casual no consultório em pacientes > 18 anos, o referido valor da PA desse paciente é classificado como:
A medida indireta da pressão arterial é feita com estetoscópio e com esfignomanômetro, periodicamente testado e calibrado. Assinale a alternativa em que o procedimento referente a essa medida está correto.
Recuperar senha