(1,0)
Com relação aos tipos de Paralisia Cerebral, de acordo com o Quadro Clínico, identifique as definições e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
X - Ocorre em 10 a 30 % dos pacientes, sendo a forma mais encontrada em prematuros. Trata-se de um comprometimento dos membros inferiores, comumente evidenciando uma acentuada hipertonia dos adutores, que configura em alguns doentes o aspecto semiológico denominado síndrome de Little (postura com cruzamento dos membros inferiores e marcha “em tesoura”).
Y - Atualmente é a mais rara, pois se manifesta através de movimentos involuntários, sobretudo distonias axiais e/ou movimentos coreoatetóides das extremidades. No primeiro ano de vida este padrão costuma não estar definido, podendo existir hipotonia muscular. Em geral, quando estes pacientes estão relaxados a movimentação passiva é facilitada.
Z - Inicialmente pode traduzir-se por hipotonia e, aos poucos, verificam-se alterações do equilíbrio e, menos comumente, da coordenação. Sua marcha se faz com aumento da base de sustentação podendo apresentar tremor intencional.