(1,0)
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os procedimentos utilizados na avaliação psicológica variam de acordo com o contexto e o propósito da avaliação.
II. As interações estabelecidas no microssistema família não trazem implicações significativas para o desenvolvimento da criança, pois outros sistemas sociais (ex.: escola, local de trabalho dos genitores, clube) determinam todo o seu desenvolvimento.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A família tem um papel importante no desenvolvimento da criança, sendo a base para o aprendizado de valores sociais, apesar de não ter influência sobre as características psicológicas do indivíduo e não viabilizar a sobrevivência da criança.
II. A criança desenvolve relacionamentos apenas com a mãe, nunca com outros agentes sociais, como pai, avós e irmãos, pois tais relacionamentos não são importantes no desenvolvimento infantil.
I. Assessorar a escola no desenvolvimento de uma concepção de educação, na compreensão e amplitude de seu papel, em seus limites e possibilidades, evitando o uso dos conhecimentos da Psicologia, é uma das finalidades da psicologia escolar.
II. O processo de avaliação psicológica dispensa o levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. A escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica não exige tais informações.
I. Compreender a importância do diálogo e do respeito ao outro é um dos objetivos da terapia familiar.
II. A avaliação psicológica busca subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo.
I. Sabe-se que, no nascimento de uma criança com necessidades educacionais especiais, a família passa por diferentes fases de enfrentamento, como a fase de reação, em que a família vive uma série de sentimentos (como irritação, culpa e depressão).
II. Nas interações familiares, as bases da subjetividade, da personalidade e da identidade são desenvolvidas.
I. As pessoas passam boa parte do tempo em escritórios, lojas, salas de aula, hospitais, fábricas etc. Assim, é importante que o local de trabalho não gere qualquer identificação com quem está executando determinada função.
II. É na família que a criança encontra os primeiros “outros” e com ela aprende o modo humano de existir.
I. Para Vygotsky a relação entre os conceitos espontâneos e científicos só é possível devido às suas especificidades.
II. Para a educação em saúde, o município deve ser um local de desenvolvimento de ações e de promoção da saúde.
I. A psicopatologia busca estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental do indivíduo.
II. Uma questão central na obra de Vygotsky é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
I. A avaliação de conhecimentos é uma etapa importante do trabalho do educador no ambiente escolar. Assim, o professor deve considerar as particularidades dos alunos ao planejar as atividades avaliativas e pedagógicas, pois um processo de assimilação ativa de conhecimentos deve adotar um sistema classificatório e inflexível de avaliação.
II. Na perspectiva dos principais autores e teóricos sobre a aprendizagem de ciências no ambiente escolar, o processo de ensino constitui-se de um sistema desarticulado, pois os esforços pedagógicos do professor em nada contribuem para o desenvolvimento do aluno. Assim, o educador deve dedicar-se ao desenvolvimento de atividades lúdicas em sala de aula, sempre priorizando a adoção de métodos de ensino contextualizados e adequados à realidade dos educandos.
I. O respeito à liberdade e o apreço à tolerância são princípios que devem ser afastados da prática escolar.
II. A Educação Física escolar deve estimular o respeito à integridade física e moral do outro.
I. O poder público deve zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência do aluno à escola.
II. A prática escolar deve estimular o respeito ao limite pessoal e ao limite do outro.
I. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos passa pela interação do sujeito com o meio.
II. O (a) professor (a) deve estimular a prática segura de esportes no ambiente escolar.
I. A condução do processo de ensino dispensa uma compreensão do que vem a ser o processo de aprendizagem.
II. À medida que a criança interage com os outros indivíduos, ela desenvolve seu conhecimento social.
I. O processo de ensino constitui-se de um sistema desarticulado.
II. A criança deve ser educada com o uso de castigo físico ou de tratamento degradante.
I. A escola municipal deve velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
II. A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas.
Recuperar senha