(1,0)
Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que o currículo é um meio relevante para a consolidação da função política da escola; é um instrumento que reflete o sentido mantenedor-transformador da ação pedagógica.
Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que todos os profissionais devem atuar para qualificar a relação professor aluno e o processo de ensino e aprendizagem.
Os problemas de evasão e de repetência estão presentes em nossas escolas há muito tempo. Estudos sobre a evasão mostram que esse fenômeno aparece estreitamente articulado com a repetência. No documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - p.32 e 33 estão listadas algumas ações que a escola deve fazer para ajudar a combater evasão e repetência. São elas, exceto:
“Uma escola voltada para o pleno desenvolvimento do educando valoriza a transmissão do conhecimento, mas também enfatiza outros aspectos da formação humana”.
Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
Compreendem estes “outros aspectos”, exceto:
“A igualdade de condições para o acesso nem sempre é algo que esteja na esfera de abrangência da escola.” Entretanto, devemos lembrar que a escola pode canalizar as demandas e lutas sociais da comunidade em que está inserida. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? P.37
“A capacidade de construir relações e estabelecer clima de confiança mútua com a equipe da escola e com a comunidade depende, sobretudo, de sua capacidade de comunicação”.
Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Módulo I
“Quando os pais se envolvem na educação dos filhos, a chance de sucesso das crianças nos estudos é muito maior.”
Assim, são ações que a escola deve praticar, exceto:
“Diferentes formas de participação da família exigem diferentes estratégias.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
O documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - explicita a relação cultura escolar e cultura externa.
O documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - diz que aprendizagem significativa é aquela que, exceto:
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:
Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 15.
A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22.
“Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro e F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.
Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.
( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.
( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.
( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.
( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.
No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Recuperar senha