Processando...

Questões comentadas SAP-SP de Enfermagem | 40268

#40268
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
difícil

(1,0) 1 - 

Em janeiro de 2010, C. R. S., 45 anos, foi encaminhado ao ambulatório da unidade prisional apresentando sinais de náuseas, vômitos, sudorese fria, palpitações, respiração curta com desconforto no dorso e formigamento nas mãos e braços. No momento do atendimento, não havia nenhum médico de plantão. Nesse caso, o enfermeiro deveria suspeitar de que o paciente encontrava-se em

Comentários da questão

  • - 06/03/2018 às 08:05

    Causas e sintomas

    O infarto tem manifestações clínicas bem específicas, como dor referida no tórax (ou peito) contínua, de forte intensidade e sensação de compressão, aperto ou queimação no peito, ardor bastante semelhante à azia, dor peitoral irradiada para a mandíbula e para os ombros e braços, mais freqüentemente do lado esquerdo do corpo, e, por vezes, palpitações prolongadas - tecnicamente chamadas de arritmias cardíacas.

    A pessoa pode apresentar, ainda, suor excessivo, náuseas, vômitos, tontura e desfalecimento, assim como ansiedade e agitação. É importante lembrar que os diabéticos apresentam menos sintomas ou nada sentem ao infartar.

    O ataque cardíaco resulta de uma série de agressões acumuladas ao longo dos anos, como tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, níveis de colesterol alto, estresse, sedentarismo, entre outros. Todas elas, isoladamente, constituem fatores de risco para o ataque cardíaco e aumentam a probabilidade de ocorrência desse evento quando presentes em conjunto na mesma pessoa – por exemplo, um fumante obeso e hipertenso, com índices de colesterol alto.