Processando...

Questões comentadas SAP-SP de Enfermagem | 40241

#40241
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
difícil

(1,0) 1 - 

Um interno é encaminhado ao ambulatório com as seguintes reações fisiológicas: taquicardia, hipertensão arterial, náuseas e vômitos e midríase, bem como com sintomas de tremores, insônia, agitação psicomotora e ansiedade. Nesse caso, o paciente pode estar em quadro de

Comentários da questão

  • - 02/03/2018 às 12:39

    Os sinais e sintomas manifestados por pessoas com a síndrome da abstinência alcoólica podem variar de intensidade a depender do paciente, da quantidade de álcool ingerida ao longo da vida e de outros fatores como idade e predisposição genética.

    Os sintomas podem ser desde moderados até muito graves, com grande risco de levar o paciente ao óbito, e costumam começar logo quando a pessoa desperta, de manhã. Isso ocorre porque a concentração de álcool no sangue diminui durante o sono.

    Confira os principais sinais e sintomas desenvolvidos por uma pessoa com síndrome de abstinência alcoólica:

    Ansiedade
    Depressão
    Falta de clareza de raciocínio
    Irritabilidade e nervosismo
    Fadiga
    Oscilações de humor
    Pesadelos
    Anorexia e outros distúrbios alimentares
    Pele viscosa
    Dor de cabeça
    Agitação
    Insônia
    Pupilas do olho dilatadas
    Náuseas e vômito
    Taquicardia
    Sudorese
    Tremores
    Diarreia
    Confusão mental
    Febre
    Convulsão
    Hipertensão
    Ataques de pânico
    Alucinações

  • - 02/03/2018 às 12:38

    A síndrome da abstinência alcóolica é o conjunto de sintomas que surgem quando uma pessoa que tem o costume de ingerir grandes quantidades de álcool todos os dias para de repente de fazê-lo.

    Esta síndrome é mediada por diferentes mecanismos. O equilíbrio neuroquímico cerebral é mantido pelos neurotransmissores excitatórios e inibitórios. O principal neurotransmissor inibitório é o GABA, que atua por meio do neurorreceptor GABA-A. Já o principal neurotransmissor excitatório é o glutamato, que tem como neurorreceptor o N-metil-D-aspartato (NMDA).

    O consumo de álcool leva ao aumento do efeito do GABA no neurorreceptor GABA-A, ocasionando uma excitabilidade cerebral global diminuída. A constante exposição ao álcool resulta em uma diminuição compensatória da resposta do GABA no neurorreceptor GABA-A, percebida pelo aumento gradual da tolerância do corpo aos efeitos do álcool.