A gestão da informação é cada vez mais importante, pois ela tem papel central na sociedade contemporânea. Na escola, o planejamento das atividades futuras faz parte da organização do trabalho, com vistas à inserção da escola na formação das novas gerações.
Atualmente, a informação é apresentada em três níveis:
I. Nível Estratégico: está situado no topo da pirâmide de uma hierarquia organizacional; nele são tomadas decisões de longo prazo, com informações variadas e seguras, advindas de fontes externas à organização e de outros níveis hierárquicos. São decisões tomadas a partir de informações que definem objetivos e diretrizes organizacionais.
II. Nível Operacional: considerado nível intermediário, no qual têm lugar as decisões de médio prazo, que exigem informação pormenorizada, com alguma triagem, havendo responsabilidades na interpretação da informação, que provém de fontes internas e é obtida com alguma frequência.
III. Nível Tático: é representado pelas decisões de curto prazo, com base em problemas acentuados, sendo necessárias informações bem definidas, provenientes essencialmente do sistema interno, com vista a ações imediatas.