(1,0) 1 -
Sobre as Doenças Periodontais é CORRETO afirmar que:
Analisando as alternativas sobre Doenças Periodontais:
a) A gengivite é a inflamação da gengiva marginal e tem caráter irreversível: ❌ Incorreta. A gengivite é reversível com remoção da placa bacteriana e boa higiene oral.
b) A placa bacteriana não é o fator etiológico principal das doenças periodontais: ❌ Incorreta. A placa bacteriana é o principal fator etiológico das doenças periodontais.
c) As periodontites têm o mesmo padrão de progressão: ❌ Incorreta. As periodontites podem ter padrões de progressão variados, dependendo da resposta do hospedeiro, idade, genética e fatores ambientais.
d) Nem toda gengivite evolui para uma periodontite, mas toda periodontite foi precedida de uma gengivite: ✅ Correta. A gengivite é condição prévia necessária, mas nem sempre progride para periodontite; já a periodontite sempre se inicia com gengivite.
✅ Resposta correta: d) Nem toda gengivite evolui para uma periodontite, mas toda periodontite foi precedida de uma gengivite.
Recuperar senha