(1,0) 1 -
Como forma de evitar a ocorrência de violação de Direitos Humanos em estabelecimentos prisionais, o Brasil ratificou, em 2007, o Protocolo Facultativo à Convenção contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes. Tal protocolo estabelece que cada Estado-Parte deverá designar ou manter, em nível doméstico, um ou mais mecanismos preventivos nacionais. Por meio da Lei nº 12.847/13, o Brasil pretendeu atender à exigência do Protocolo, ao criar o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.Quanto ao meio proposto tanto pelo Protocolo quanto pela Lei para alcançar a finalidade almejada, assinale a afirmativa correta.
A forma proposta tanto pelo Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura quanto pela Lei nº 12.847/13, que estabelece o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, para alcançar a finalidade almejada é:
a) Sistema de visitas regulares de seus membros.
Tanto o Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura quanto a Lei nº 12.847/13 buscam a implementação de um mecanismo de prevenção em nível nacional para evitar a ocorrência de violações de direitos humanos, especialmente em estabelecimentos prisionais. Uma das principais estratégias propostas é o estabelecimento de um sistema de visitas regulares de seus membros a esses locais, visando monitorar e prevenir situações de tortura e maus-tratos. Esse mecanismo permite uma supervisão contínua e uma resposta mais imediata a possíveis violações.
Recuperar senha