(1,0) 1 -
Zenão e Górgias desejam matar Tales. Ambos sabem que Tales é pessoa bastante metódica e tem a seguinte rotina ao chegar no trabalho: pega uma xícara de café na copa, deixa-a em cima de sua bancada particular, vai a outra sala buscar o jornal e retorna à sua bancada para lê-lo, enquanto degusta a bebida. Aproveitando-se de tais dados, Zenão e Górgias resolvem que executarão o crime de homicídio através de envenenamento. Para tanto, Zenão, certificando-se que não havia ninguém perto da bancada de Tales, coloca na bebida 0,1 ml de poderoso veneno. Logo em seguida chega Górgias, que também verifica a ausência de qualquer pessoa e adiciona ao café mais 0,1 ml do mesmo veneno poderoso. Posteriormente, Tales retorna à sua mesa e senta-se confortavelmente na cadeira para degustar o café lendo o jornal, como fazia todos os dias. Cerca de duas horas após a ingestão da bebida, Tales vem a falecer. Ocorre que toda a conduta de Zenão e Górgias foi filmada pelas câmeras internas presentes na sala da vítima, as quais eram desconhecidas de ambos, razão pela qual a autoria restou comprovada. Também restou comprovado que Tales somente morreu em decorrência da ação conjunta das duas doses de veneno, ou seja, somente 0,1 ml da substância não seria capaz de provocar o resultado morte. Com base na situação descrita, é correto afirmar que
Na situação descrita, considerando que Zenão e Górgias agiram em concurso de pessoas, a resposta correta é:
a) caso Zenão e Górgias tivessem agido em concurso de pessoas, deveriam responder por homicídio qualificado doloso consumado.
Ambos agiram de forma conjunta e deliberada para envenenar Tales, resultando na morte da vítima. Nesse caso, configura-se homicídio qualificado doloso, pois houve a intenção de matar (dolo), com a agravante de ter sido cometido por duas pessoas em concurso (concurso de pessoas).
A resposta b) não se aplica, pois não houve uma combinação prévia entre Zenão e Górgias, mas sim uma ação conjunta deliberada. As respostas c) e d) não se aplicam, pois não se configurou um homicídio culposo, já que havia a intenção de matar (dolo).
Recuperar senha