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Questões comentadas Câmara dos Deputados de Legislação Federal | 39296

#39296
Banca
CESPE
Matéria
Legislação Federal
Concurso
Câmara dos Deputados
Tipo
Certo/Errado
difícil

(1,0) 1 - 

Acerca dos desafios à inclusão social da pessoa com deficiência, julgue o item abaixo.

O relatório brasileiro sobre o cumprimento das disposições da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência indica que o acesso físico às escolas ainda é considerado um dos obstáculos para várias crianças e adolescentes com deficiência.

Comentários da questão

  • - 02/02/2018 às 08:28

    Relatório específico da República Federativa do Brasil sobre o
    cumprimento das disposições gerais da Convenção sobre os Direitos
    das Pessoas com Deficiência

    96. Apesar dos avanços alcançados, o acesso físico às escolas ainda é um obstáculo para várias crianças e
    adolescentes com deficiência. Dados da avaliação do PNE 2004-2006 mostram que algumas escolas não
    possuíam sequer banheiro adaptado para incluir estudantes com deficiência. Em 2005, por exemplo,
    somente 4,5% das escolas públicas possuíam dependências e vias adequadas para os alunos e alunas com
    deficiência. A fim de alterar essa realidade, diversas medidas vêm sendo adotadas para assegurar que as
    escolas e os materiais sejam acessíveis e que se ofereçam os ajustes razoáveis e o apoio de que necessitam
    as pessoas com deficiência para garantir uma educação eficaz e a plena inclusão. Nesse sentido, cabe
    relacionar:
    a) Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, desenvolvido pela Secretaria
    de Educação Especial do Ministério da Educação, que disponibiliza aos sistemas públicos de
    ensino equipamentos de informática, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos e recursos de
    acessibilidade para favorecer a participação dos alunos no ensino regular. Em 2010, foram
    disponibilizadas 24.301 salas de recursos multifuncionais, atendendo 42% das escolas públicas
    com matrícula de alunos público-alvo da educação especial, em 83% dos municípios brasileiros;
    b) Programas de distribuição de livros didáticos e paradidáticos pelo Fundo Nacional de
    Desenvolvimento Educacional – FNDE, que contemplam ações para a garantia da acessibilidade,
    com a distribuição de livros em formato digital acessível – Mecdaisy, a distribuição de livros em
    Braille, a distribuição de livros e dicionários em Libras e a disponibilização de laptops com
    interface de acessibilidade aos alunos cegos, dos anos finais do ensino fundamental, do ensino
    médio, da EJA e da educação profissional;
    c) Programa Escola Acessível, o qual promove ações de acessibilidade, disponibilizando
    recursos de tecnologia assistiva e adequação arquitetônica;
    d) Decreto nº 7.084/2010, que dispõe sobre os programas de material didático e prevê a adoção
    de mecanismos para acessibilidade aos alunos e professores com deficiência das escolas
    públicas.

    FONTE

    http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/443035/RESPOSTA_PEDIDO_Relat+-rio%20Monitoramento%20Conven+-+-o%20Pessoas%20com%20Defici+-ncia%20ONU%20-%20vf.pdf