Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Redação Oficial | 5986

#5986
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Redação Oficial
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Considere as afirmativas seguintes sobre redação de documentos. I. Correspondência oficial utilizada por autoridades, para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da Administração. II. Com estrutura específica, esse documento deve, de início, ser numerado em ordem sequencial, com sigla do órgão expedidor e data. III. Na exposição do assunto, os parágrafos devem ser numerados, com exceção do primeiro e do fecho. IV. Encerra o assunto a fórmula Atenciosamente ou Respeitosamente, seguida da assinatura e do cargo do emitente. Trata-se de

Comentários da questão

  • marycapistrano - 13/05/2013 às 07:07

    Requerimento é um documento utilizado para obter um bem, um direito, ou uma declaração de uma autoridade pública. O requerimento é uma petição dirigida a uma entidade oficial, organismo ou instituição através da qual se solicita a satisfação de uma necessidade ou interesse.

  • marycapistrano - 13/05/2013 às 07:06

    Portaria é, em Direito, um documento de ato administrativo de qualquer autoridade pública, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral, normas de execução de serviço, nomeações, demissões, punições, ou qualquer outra determinação da sua competência.
    No sistema jurídico português, são ordens do Governo dadas por um ou mais Ministros.

  • marycapistrano - 13/05/2013 às 07:05

    Parecer é o pronunciamento por escrito de uma opinião técnica que deve ser assinado, datado, deve conter o nome e o registro do profissional, emitido por um especialista (que pode ser por exemplo advogado, médico ou psicólogo) sobre uma determinada situação que exija conhecimentos técnicos.
    O parecer deve ser sustentado em bases confiáveis e escrito com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar sobre um determinado tema cujo interlocutor não é tão especializado quanto o receptor da mensagem de preferência usando como referências artigos científicos comprovados ou leis que expliquem essa opinião.
    Difere do laudo pericial por não precisar ser pedido por um juiz e por ter um modelo mais simples de regras para ser elaborado. Tende a ser mais informal para facilitar a compreensão do consultante.