Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Redação Oficial | 5956

#5956
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Redação Oficial
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

Considere as afirmativas seguintes: I. O padrão culto da linguagem é estabelecido por seu uso específico nos atos e comunicações oficiais, com preferência por determinadas expressões e formas sintáticas, tendo em vista tratar-se de uma variante da linguagem técnica. II. Um dos princípios da redação oficial é a impessoalidade na comunicação de determinado assunto, considerando-se que ela é feita em nome do serviço público para um destinatário entendido como público, portanto, também impessoal. III. A necessidade de se empregar o padrão culto da língua na redação oficial decorre tanto do caráter público dos atos emitidos quanto de sua qualidade, que é informar os cidadãos com clareza e objetividade. É correto o que se afirma em:

Comentários da questão

  • GETRILHA - 01/10/2014 às 07:23

    Em relação ao item I...

    "não existe propriamente um "padrão oficial de linguagem"; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada".

  • GETRILHA - 01/10/2014 às 07:20

    O destinatário pode ser público ou não. veja que público tem dois sentidos: o público, como conjunto de cidadãos, que são particulares, e o público relacionado à Administração Pública.

    "No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; o DESTINATÁRIO dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União".
    (PARTE I, ITEM 1.1 DO MANUAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA)