Trevisanuto - 26/05/2013 às 20:22
Letra A: Correspondência geralmente externa, o ofício só pode ser expedido por órgão público.
Segundo o MROP, na pág. 13, item 3.3.1 Definições e Finalidade o "Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares."
A última parte do enunciado, diz que "no caso do ofício, também com particulares". Ou seja, a correspondência ofício não é exclusiva dos órgãos públicos, pois pode ser utilizado pelos órgãos públicos, como também por particulares.
O enunciado afirma que "o ofício SÓ PODE ser expedido por órgão público. Assertiva incorreta.
Questão incorreta
Letra B: Na correspondência oficial, o aviso, semelhante a um ofício, é um expediente de secretário de Estado, dirigido a altas autoridades, para dar conhecimento, em sua área, de decisões de caráter administrativo e de ordem geral.
Segundo o MROP, na pág. 13, item 3.3.1 Definições e Finalidade o "Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o AVISO é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia..."
Aviso então é expedido exclusivamente por Ministros de Estado entre ministros de Estado
Questão incorreta
Letra C: O pronome de tratamento conferido a diretores e demais funcionários graduados é Vossa Senhoria.
Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado é: Senhor Fulano de Tal. pág. 10 MROP.
"diretores e demais funcionários graduados" como traz a questão, estão elencados no termo demais autoridades do MROP.
Questão correta.