Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Redação Oficial | 5939

#5939
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Redação Oficial
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
médio

(1,0) 1 - 

Quanto à redação oficial, assinale a opção incorreta.

Comentários da questão

  • ANADIONI - 27/09/2014 às 07:33

    A questão é clara quando pede a resposta incorreta, o item B está correto.

  • - 20/11/2013 às 23:42

    Essa prova foi do CESPE em 2009 para o cargo de Analista Judiciário do TRE Maranhão. E o gabarito oficial é esse mesmo!!!

    A diferença entre Aviso e ofício é que o aviso é expedido exclusivamente por MINISTROS de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido PARA E PELAS DEMAIS AUTORIDADES.

  • CESPE - 05/06/2013 às 00:47

    lllll

  • Trevisanuto - 26/05/2013 às 20:22

    Letra A: Correspondência geralmente externa, o ofício só pode ser expedido por órgão público.

    Segundo o MROP, na pág. 13, item 3.3.1 Definições e Finalidade o "Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares."

    A última parte do enunciado, diz que "no caso do ofício, também com particulares". Ou seja, a correspondência ofício não é exclusiva dos órgãos públicos, pois pode ser utilizado pelos órgãos públicos, como também por particulares.

    O enunciado afirma que "o ofício SÓ PODE ser expedido por órgão público. Assertiva incorreta.

    Questão incorreta

    Letra B: Na correspondência oficial, o aviso, semelhante a um ofício, é um expediente de secretário de Estado, dirigido a altas autoridades, para dar conhecimento, em sua área, de decisões de caráter administrativo e de ordem geral.

    Segundo o MROP, na pág. 13, item 3.3.1 Definições e Finalidade o "Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o AVISO é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia..."

    Aviso então é expedido exclusivamente por Ministros de Estado entre ministros de Estado

    Questão incorreta

    Letra C: O pronome de tratamento conferido a diretores e demais funcionários graduados é Vossa Senhoria.

    Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado é: Senhor Fulano de Tal. pág. 10 MROP.

    "diretores e demais funcionários graduados" como traz a questão, estão elencados no termo demais autoridades do MROP.

    Questão correta.

  • tga - 22/04/2013 às 08:19

    o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, e não SECRETÁRIO DE ESTADO.

  • jhonnyjhonny - 21/02/2013 às 14:17

    Galera ao meu ver a C está correta, mas acredito que a que está errada seja a A,pois particulares também podem usá-lo. Notem que a C não pergunta do vocativo adequado, mas sim do pronome de tratamento, que no caso está correto. Vossa excelência é usado do presidente da Câmara dos vereadores para cima (deputados, senadores,presidente, ministros do stf). Abaixo dessa hierarquia,usa-se Vossa senhoria.

  • GRINGOOL - 29/10/2012 às 09:12

    O Aviso é muitas vezes confundido com o Ofício, já que eles são idênticos em sua forma. Na verdade, a única diferença é que o primeiro é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, entre profissionais de mesma hierarquia.

    Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado é:

    Senhor Fulano de Tal
    então no gabarito não está errado mas comporta 2 opções correta tanto opção "C" quando "B".

  • markin10 - 15/08/2012 às 15:41

    o gabarito esta errado isto e fato

  • Ana Grilo - 26/02/2012 às 16:10

    Vejo que a resposta é a letra "c", pois, segundo o MROP:

    "Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado é: Senhor Fulano de Tal"

  • Magrella_GO - 13/02/2012 às 18:20

    O ofício não é privativo dos órgaos públicos. O próprio manual diz que ele também é usado entre particulares. O gabarito realmente está errado.

  • Paula Sa - 09/02/2012 às 22:03

    Segundo o MROP, Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares. Assim, o gabarito estah errado.