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Questões comentadas . Concursos Diversos de Pedagogia | 16167

#16167
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pedagogia
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
médio

(1,0) 1 -  Enquanto o liberalismo político clássico colocou a educação entre os direitos do homem e do cidadão, o neoliberalismo, segundo Tomás Tadeu da Silva (GENTILI & SILVA, 1995, p. 21), promove uma regressão da esfera pública, à medida que aborda a escola no âmbito do mercado e das técnicas de gerenciamento, esvaziando assim o conteúdo político da cidadania, substituindo-o pelos direitos do consumidor. A educação não vem mais sendo vista como direito social, mas como prestação de serviço, em decorrência

Comentários da questão

  • - 26/09/2013 às 20:09

    O Banco Mundial é um grupo composto pela Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), Corporação Financeira Internacional (CFI), Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI), Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimento (CIADI) e Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).
    O modelo de organização do Banco Mundial é concentrado e desigual, pois o poder de voto é proporcional aos recursos de cada país. Dessa forma, esses países tem autonomia para modificar regras e vetar propostas de países financeiramente mais pobres.

    Essa intervenção é justificada pelo Banco Mudial como uma forma de ajudar os países periféricos a estruturar sua economia, estabelecendo um padrão de desenvolvimento neoliberal. A proposta do banco sugere mudanças profundas nas politicas e e nas instituições, como é o caso da abertura do mercado para o comércio exterior e da privatização da economia.

    Os investimentos direcionados ao Brasil, de acordo com Segundo (2006) são em benefício de programas dirigidos à saúde, à educação e melhorias dos serviços públicos. Outro benefício é a inclusão social através de estímulos participativos, assim como o aumento da produtividade e estabilidade econômica.

    É nos anos 70, com a definição do neoliberalismo que a educação primária torna-se uma educação para todos, o que garantiria a sustentabilidade dos países devedores. Todavia, nos anos 80 essea concepção mudou, pois o conceito da globalização em que se acredita na igualdade entre os países passou a ser substituído pela concepção de equidade, que acreditava que apenas uma parte da não poderia se desenvolver.

    Era levada em consideração o tempo em que o aluno passava na escola, pois quanto mais tempo, mais ele iria aprender. Daí a necessidade se aumentar o número de dias letivos por ano.

    Baseado nesse novo conceito, passou-se a a admitir a desigualdade no desenvolvimento dos países. Visto que a equidade era constituída de uma ação individual, essa que não garantia a igualdade entre os homens. A partir, desse contexto a educação passou a ser vista como um mecanismo de alcançar metas.

    A mudança mais significativa que ocorreu na área da educação foi a exclusividade do Ensino Fundamental, esse que passou a ser entendido como sendo obrigatório para a população, sendo financiado pelo poder público. Por sua vez, o Ensino Médio era ofertado, prioritariamente pelo setor privado. O mesmo acontecia no Ensino Superior, surgindo um sistema de bolsas de estudos destinadas a alunos que tivesse renda baixa.

    O Banco Mundial percebia a educação como uma forma de compensar à situação de pobreza que o país se encontrava ao passar pelos ajuste econômicos. Ele enfatiza a educação como um mecanismo fundamental na aquisição de um novo padrão de acumulo do capital.

    http://www.infoescola.com/educacao/o-papel-do-banco-mundial-na-educacao/