Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Enfermagem | 14999

#14999
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Enfermagem
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

O técnico de enfermagem orientou trabalhadores, agendados para realização de exames, a fazerem uso de uma dieta com pouco resíduo, sem frituras e com vegetais cozidos. Trata-se da dieta classificada como

Comentários da questão

  • - 02/10/2013 às 09:35

    Dietas Modificadas

    Líquida Clara/ Líquida Restrita: indicada em pós-operatório imediato (POI), preparação para exames ou cirurgia de cólon, clientes com diminuição da função do trato gastrointestinal (TGI), porém é inadequada em todos os nutrientes, deve ser ofertada somente por 24-48 horas e considerar uso de complemento nutricional pobre em resíduos em clientes desnutridos. Fornece líquidos, eletrólitos e energia com alimentos de fácil digestão, mínimo resíduo intestinal.

    Líquida: indicada em período de transição (2 a. fase P.O), dificuldade para deglutição e mastigação, problemas inflamatórios do trato gastrointestinal. Fornece líquidos, eletrólitos, carboidratos, proteínas e lipídeos, é de fácil digestão, composta por alimentos como leite, iogurte, gelatinas, cremes, sopas liquidificadas, mingaus, suco de vegetais ou de frutas, podem ser adicionadas substâncias que permaneçam dissolvidas, é inadequada na maior parte dos nutrientes, alta em lactose e pobre em fibras e deve-se suplementar vitaminas e minerais (se duração > 02 semanas).

    Branda: indicada em pós-operatório (período de transição para a dieta geral), clientes com dificuldade de mastigação, porém pode-se deglutir e em casos de processos inflamatórios. Os alimentos devem ser bem cozidos ou assados, com baixa quantidade de celulose e poucos resíduos, inclui alimentos preparados com pouca gordura e poucos condimentos, a ingestão de café, chá e refrigerante é limitada ou restrita e pode conter fibra em quantidade normal.

    Pastosa: indicada para clientes com dificuldade de mastigação e deglutição, em alguns pós-operatórios, casos neurológicos, insuficiência respiratória, diarréias e em clientes com disfagia para sólidos (problemas esofágicos). Os alimentos fornecidos são moídos ou na forma de purê, a dieta apresenta consistência menos sólida e mais macia que a dieta branda, é utilizada para facilitar ao máximo o trabalho digestivo, sua aparência pode causar má aceitação, porém é adequada em nutrientes. Para aumentar a densidade calórica deve-se adicionar azeite, mel ou açúcar. Ex: sopa, caldos, leite, iogurte, arroz papa, purê de legumes, carne liquidificada, caldo de feijão, mingau.